Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Corpo de homem é encontrado com ferimentos na cabeça em Jardim São Paulo

Vítima ainda não foi identificada e Polícia procura por parentes


31/05/2013 11:05 - Marília Neves, especial para o FolhaPE, 
com informações de Wellington Silva, da Folha de Pernambuco

Um individuo não identificado foi assassinado na rua Caetano Monteiro, em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. De acordo com policiais, ele estava com vários ferimentos na cabeça e foi encontrado na manhã desta sexta-feira (31), por volta das 7h. A Polícia está em diligência a procura de amigos e parentes que possam reconhecer a vítima

Vigilante reage a assalto e é baleado na cabeça

Vítima achou que revólver não estava com munição e se agarrou com bandido


31/05/2013 01:47 - Wagner Santos, do FolhaPE, com informações Adúlccio Lucena, da Folha de Pernambuco


O vigilante Sandro Martins, de 45 anos, foi baleado na cabeça ao tentar evitar um assalto, na noite desta quinta-feira (30) a uma casa de jogos, na rua da União, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. De acordo com o comissário José Antônio Filho, do posto Policial do Hospital da Restauração (HR), para onde o vigilante foi levado, este se confiou porque era experiente. "Ele estva na casa de jogos quando o elemento estava armado assaltando. Ele, por ser vigilante experiente, olhou para o tambor e pensou que não havia munição e se agarrou com o suspeito e acabou baleado", relatou o policial. 
A mãe do vigilante, que preferiu não ser identificada, disse que ficou logo sabendo do incidente. "Eu estava em casa, quando uma vizinha veio me dizer que ele estava baleado. Meu filho é muito trabalhador e sempre frequentava o local", contou.
Depois do incidente, policiais do 16º Batalhão da PM voltaram ao local. Mas desta vez, foi para fechar a casa de jogos, pois é proibido, e apreenderam todo as máquinas de caça-níqueis, e levaram para a Delegacia de Plantão de Santo Amaro. Ainda no local, ninguém foi encontrado, pois já haviam fugido antes de a polícia chegar. Até o momento, o suspeito de assalto e de balear o vigilante ainda não foi preso. O vigilante já recebeu alta médica e passa bem. 

SAÚDE Hospital de Câncer vai dobrar número de leitos da UTI em novo anexo

Prédio anexo terá sete pavimentos e contará com nova UTI, Unidade de Transplante de Medula Óssea, emergência e novos equipamentos

Publicado em 31/05/2013, às 09h07


Do JC Online

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), localizado no bairro de Santo Amaro, se prepara para receber um prédio anexo que será equipado de uma nova emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um pavimento reservado para uma Unidade de Transplante de Medula Óssea. A Ordem de Serviço (OS) da construção do prédio e da passarela que interligará os dois prédios é assinada na manhã desta sexta-fera (31), às 11h, pelo governador Eduardo Campos.

Com data de entrega marcada para daqui a 12 meses, as obras custarão R$ 27 milhões, com verba oriunda do Governo do Estado. Durante a construção do anexo, o prédio já existente do hospital funcionará normalmente. O novo espaço terá 6,7 mil m2 divididos em sete pavimentos.
A UTI do anexo terá o dobro de leitos da atual: serão 20. Além da ampliação total dos leitos, o centro cirúrgico será ampliado em 50%, passando de oito para 12 salas. Atualmente, o HCP possui 230 leitos e faz, mensalmente, uma média de 1.069 atendimentos na urgência, 376 cirurgias e 41.771 procedimentos ambulatoriais.
Ainda nos pavimentos serão construídas 14 enfermarias, que abrigarão dois leitos em cada, e cinco apartamentos, cada um com um leito.A estrutura também abrigará uma Unidade de Transplante de Medula Óssea, com área de 914 metros quadrados e 10 leitos.
Além da obra do prédio anexo ao HCP, o projeto já prevê a reforma da área que abrigava o centro cirúrgico do antigo prédio. No local, será acomodado o setor de diagnóstico e imagens, com endoscopia, colonoscopia, endoscopia, revelação, tomografia, ultrassom e ecocardiograma, entre outros.
TRATAMENTO - A assinatura da OS de construção do anexo do HCP vem uma semana após entrar em vigor a lei que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem até 60 dias após o diagnóstico do câncer do paciente para dar início ao tratamento.O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, dias antes, a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan): um sistema que irá auxiliar estados e municípios a gerir os serviõs oncológicos públicos.
O software, disponibilizado gratuitamente para as secretarias de Saúde, vai reunir o histórico do paciente e do tratamento. A previsão do governo é que, a partir de agosto, todos os registros de novos casos de câncer no país sejam feitos pelo Siscan.

DEPOIS DO SUCESSO NAS REDES SOCIAIS, DILMA BOLADA GANHA SITE

Denúncias Jornal do Brasil denuncia sabotagem da economia

publicado em 31 de maio de 2013 às 10:24

CONSPIRAÇÃO CONTRA A PÁTRIA

O Jornal do Brasil mantém a confiança nachefia do estado Democrático

Jornal do Brasil, sugerido por Neide Pacheco

30/05 às 16h15 – Atualizada em 30/05 às 16h29
O mundo inteiro passa por uma crise econômica e social, decorrente da ganância dos banqueiros, que controlam o valor das moedas, o fluxo de crédito, o preço internacional das commodities. Diante deles, os governos se sentem amedrontados, ou cúmplices, conforme o caso e poucos resistem.
A União Europeia desmantela-se: o fim do estado de bem-estar, o corte nos orçamentos sociais, a desconfiança entre os países associados, a indignação dos cidadãos e a incapacidade dos governantes em controlar politicamente a crise, que tem a sua expressão maior no desemprego e na pauperização de povos. Se não forem adotadas medidas corajosas contra os grandes bancos, podemos esperar o caos planetário, que a irresponsabilidade arquiteta.
A China, exposta como modelo de crescimento, é o caso mais desolador de crescente desigualdade social no mundo, com a ostentação de seus bilionários em uma região industrializada e centenas de milhões de pessoas na miséria no resto do país.
Isso sem falar nas condições semiescravas de seus trabalhadores – já denunciadas como sendo inerentes ao “Sistema Asiático de Produção”. Os Estados Unidos, pátria do capitalismo liberal e neoliberal, foram obrigados a intervir pesadamente no mercado financeiro a fim de salvar e reestruturar bancos e agências de seguro, além de evitar a falência da General Motors.
Neste mundo sombrio, o Brasil se destaca com sua política social. Está eliminando, passo a passo , a pobreza absoluta, ampliando a formação universitária de jovens de origem modesta, abrindo novas fronteiras agrícolas e obtendo os menores níveis de desemprego de sua história.
Não obstante esses êxitos nacionais, o governo está sob ataque histérico dos grandes meios político-financeiros. Na falta de motivo, o pretexto agora é a inflação. Ora, todas as fontes demonstram que a inflação do governo anterior a Lula foi muito maior que nos últimos 10 anos.
O Jornal do Brasil, fiel a sua tradição secular, mantém a confiança na chefia do Estado Democrático e denúncia, como de lesa-pátria, porque sabota a economia, a campanha orquestrada contra o Governo – que lembra outros momentos de nossa história, alguns deles com desfecho trágico e o sofrimento de toda a nação.

RELIGIOSIDADE Católicos do Nordeste comemoram nesta sexta-feira (31) a festa de Frei Damião

Da Rádio Jornal
31 de maio é o dia de morte do frade capuchinho, Pio Gianotti, mas conhecido como Frei Damião de Bozzano. Para comemorar a data, a Igreja Católica realiza uma programação especial, nesta sexta-feira (31), em Pernambuco.
Em Recife, as celebrações acontecem no Convento de São Félix, no bairro do Pina, na Zona Sul. Durante todo o dia, ocorrem quatro missas, sendo a última às 17h.
Ainda na sexta, vão ser promovidas os tradicionais atendimento às confissões, vigílias, bençãos de São Félix, além da procissão que sai do Convento de São Félix em direção às ruas do bairro do Pina.
Um dos organizadores da festa, o frei Jociel Gomes, revela que os fiéis reunidos nas comemorações estão na expectativa por uma possível beatificação do religioso.
INTERIOR – Em Gravatá, no Agreste pernambucano, uma grande procissão vai ser realizada, a partir das 19h. A concentração acontece na praça da Matriz, com destino à Capela de São Miguel, no bairro Riacho do Mel. Gravatá foi a primeira cidade onde o frei realizou uma celebração.
Na cidade de Caruaru, também no Agreste, está sendo construído um santuario em homenagem ao capuchinho. O memorial que vai contar com uma estatua do frei de 35 metros de altura fica loxalizado às margens da rodovia BR-104, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviaria Federal.
A expectativa é que o centro esteja pronto em 2014. O santuário vai ser chamado de Nossa Senhora das Graças, até que o frei seja beatificado. Fret Damião de Bozzano era devoto de Nossa Senhora das Graças.
Postado por Clarissa Siqueira

Índio morre baleado em reintegração de posse no Mato Grosso do Sul

Tribo terena e policiais entraram em confronto na manhã desta quinta-feira, 30, em uma fazenda de Sidrolândia, a 170 quilômetros da capital

João Naves de Oliveira – O Estado de S. Paulo
indios-terena-na-fazenda-buritiCAMPO GRANDE – Um índio morreu na manhã desta quinta-feira, 30, após ser baleado no peito em um conflito durante uma reintegração de posse no município de Sidrolândia, região leste do Mato Grosso do Sul. Policiais federais, militares e mais de 500 índios da etnia terena entraram em confronto por volta das 8h, quando um mandado era cumprido nas fazendas de Cambará e Buriti, a cerca de 170 quilômetros de Campo Grande.
No momento em que a força policial entrou nas fazendas, que são vizinhas, os índios iniciaram ataques com flechas e a polícia revidou. Outras pessoas se feriram. Informações dos líderes indígenas dão conta de que outros três índios também foram baleados, porém não correm risco de morte.
A tribo tem ao menos 3 mil índios e não quer deixar o local, invadido há vários meses. Segundo a Polícia Federal, ainda não há informações precisas sobre o que ocorreu e o caso só deve ser esclarecido nesta sexta-feira, 31.
_______________________________________________________________
Minhas considerações:
A partir da decisão absurda e inaceitável do governo federal, através de Gleisi Hoffmann e com apoio de Dilma Rousseff, de intervir diretamente nas atribuições da FUNAI quanto a demarcações de terras indígenas, já poderia ser previsto este primeiro crime contra as populações indígenas! A decisão da justiça de decretar a reintegração de posse apenas acendeu o estopim deste confronto, e de muitos outros que estão por vir, pois certamente essas populações, oprimidas por forças que não podem enfrentar, reagirão em defesa de seus direitos.
DILMA ROUSSEFF poderá ser responsabilizada por um Tribunal Internacional, caso assassinatos como este aconteçam futuramente, caracterizando um genocídio contra essas populações brasileiras. Mas não podemos apenas responsabilizar o governo: os ruralistas foram os mandantes desse crime, uma vez que sua pressão contra o governo foi o que fundamentou essa decisão vergonhosa da “presidenta” ditadora. Quem poderia imaginar que Dilma, que disse ter sido torturada durante a ditadura militar, agora se comporta como seus algozes, jogando a Polícia Federal e a Polícia Militar contra indígenas que só querem ter sua terra de volta!
Será que Dilma foi mesmo torturada durante a ditadura? Ou ela inventou isso porque era informante dos militares? Pois ela age da mesma forma que eles, colocando a polícia para atacar manifestantes indefesos! E então, comunidades indígenas? Vão ficar calados diante de mais esse assassinato??? Quantos indígenas precisarão ser mortos para que a população acorde desse torpor e pare de apoiar esse governo torpe, que só investe nesse modelo infame de Capitalismo?
Dilma engana o povo com a Bolsa Família, uma migalha se comparada com os gigantescos recursos destinados a obras faraônicas, e consegue calar a voz do povo, inebriado com um dinheiro fácil, um “cala a boca”, que apenas os mantêm na miséria por mais tempo. O PT de Dilma e Lula já não têm mais justificativas para se manter no poder, pois cometeram todos os crimes contra os quais lutaram durante tantos anos! Quem ainda os elegerá no próximo ano?
Cuidado, Brasil!

PSDB só usa Aécio, FHC, Alckmin e Serra na TV

Fernando Rodrigues

Presença de paulistas indica como o mineiro ainda depende da pacificação da legenda em São Paulo
O principal partido de oposição ao governo federal, o PSDB, foi à TV na noite de hoje (30.mai.2013) e escolheu apenas 4 de seus políticos para representar a legenda: o senador Aécio Neves (MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-governador José Serra.
Aécio foi a estrela do programa. O ocupou a maior do tempo. O programa amplia a estratégia já mostrada nos comerciais curtos, de 30 segundos, que estão sendo transmitidos há cerca de dez dias nos intervalos das programações das TVs e rádios: o senador tucano aparece descontraído, de calça jeans e  camisa social lisa para fora da calça (quem assiste pela TV pode conferir) e fala com pessoas “do povo”. Dirige-se à câmera para dizer como deve ser governado o país (a história antiga da “gestão”, um pouco incompreensível para a maioria).

O senador fala bem de perto. Na TV, o enquadramento é ostensivamente usado para mostrar a face de Aécio. É nítida a intenção de realçar a juventude do político de 53 anos que tentará tomar o lugar da atual ocupante do Planalto, a petista Dilma Rousseff, de 65 anos.
Aécio é mineiro. Precisa pacificar o PSDB para ser candidato a presidente em 2014, como deseja. A seção mais indômita da legenda é a paulista. Não por acaso, o programa partidário na TV e no rádio deu espaço a dois paulistas reticentes, Alckmin e Serra. E FHC, embora tenha nascido no Rio, fez toda a sua carreira política em São Paulo.
No caso da presença de FHC, o objetivo é um só: reconciliar o PSDB com seu passado. Tentar dar um mínimo de coesão para o discurso interno da legenda. O ex-presidente da República não é muito bom para ajudar Aécio a obter votos do público em geral, mas é um ímã para “tucanos de raiz” que se sentem órfãos de alguma referência no partido.
A propaganda funciona? Só as pesquisas dirão mais adiante.
Aécio está tentando calibrar seu discurso para 2014. É compreensível que tenha de fazer concessões ao público interno da legenda (com os espaços cedidos a FHC, Alckmin e Serra). Para o eleitorado mais amplo, a frase que tem sido mais repetida pelo senador mineiro é que o PSDB terá “tolerância zero” com a inflação –as pesquisas indicam que muita gente anda incomodada com a alta de preços.
Tudo considerado, apesar do mau momento da economia e das dificuldades políticas de Dilma Rousseff no Congresso, não está claro ainda se o discurso ensaiado por Aécio Neves será eficaz para alavancar a candidatura do tucano ao Planalto.


O programa é uma criação dos marqueteiros Renato Pereira e Chico Mendez. Eis o vídeo:

Netinho permanece em UTI sob efeito de sedativos e estável, diz hospital

Ele foi submetido nesta quinta a lavagem de coágulos e troca de catéteres
31/05/2013 - 08:50

Cantor passou por cirurgia por causa de acidente vascular cerebral
Cantor passou por cirurgia por causa de acidente vascular cerebral
Foto: Reprodução
O cantor Netinho continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês sob efeito de sedativos, estável e seguindo a mesma rotina de tratamento, de acordo com boletim médico divulgado na noite desta quinta-feira (30).
O boletim afirma que neste final de tarde o paciente foi levado ao centro cirúrgico para lavagem de coágulos e troca de catéteres. Netinho foi operado na quarta-feira (29) por conta de um derrame cerebral. Este é o segundo acidente vascular que Netinho sofre em menos de uma semana.
O artista está internado há mais de 20 dias no Hospital Sírio-Libanês. Na noite de quarta, ele voltou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , onde foi sedado e passou a respirar com ajuda de aparelhos.
"O paciente apresentou uma nova e pequena hemorragia cerebral e obstrução do fluxo de líquor, sendo necessária a instalação de um novo cateter para drenagem e monitorização da pressão intracraniana", informa o último boletim médico. A hemorragia foi estancada.
Médicos dizem que Netinho fazia atividade física pesada. Eles acreditam que o uso de anabolizantes para enrijecer a musculatura pode ter contribuído para a dificuldade de o organismo se recuperar sozinho e estancar essas hemorragias.
Netinho começou a ter problemas de saúde há mais de um mês na Bahiax. Tudo começou com uma dor forte na coxa direita, no mês passado. Netinho sentiu a perna depois de um treino de musculação. O cantor procurou a emergência deste hospital, em salvador, e foi internado.
Para tentar entender o que acontecia, o médico de Netinho decidiu fazer exames. Uma ressonância constatou um rompimento no músculo da perna. E também algumas alterações no fígado.
Os médicos fizeram, então, uma biópsia hepática. O cantor teve uma hemorragia, foi operado e começou a apresentar dificuldades respiratórias e renais.
No dia 9 de maio, a família de Netinho decidiu trazer o cantor para o hospital em São Paulo, onde é assistido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip. Aqui, Netinho foi tratado com antibióticos, melhorou e chegou a ir para uma unidade de terapia semi-intensiva, mas voltou para a UTI depois de sentir fortes dores de cabeça.
Os médicos disseram que o que complica o quadro de saúde do Netinho é a dificuldade que o organismo dele tem pra se recuperar. A biópisa é um procedimento simples. Hemorragias são comuns. O próprio fígado se cura. No caso do Netinho houve um inchaço por causa de medicamentos.
No domingo (26), o paciente apresentou melhora clínica e neurológica depois de passar por uma nova cirurgia para a retirada de coágulos no cerebelo, parte posterior do cérebro responsável pela coordenação muscular e manutenção do equilíbrio.
A equipe médica decidiu fazer uma neurocirurgia para a retirada dos coágulos após um aumento do hematoma no cerebelo ser detectado depois que o cantor reclamou de fortes dores na cabeça.
FONTE: G1


Corpus Christi Olinda





Publicado em 30/05/2013

Celebração e Procissão de Corpus Christi na Igreja Catedral Sé no sítio histórico de Olinda, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

NEYMAR SE MACHUCA DURANTE GRAVAÇÃO DA NOVELA AMOR À VIDA

Tatá Werneck pediu para o jogador engolir o choro para ela não ser demitida





gravação da cena em que Valdirene, personagem da atriz Tatá Werneck na novel aAmor à vida, invade o quarto do jogador Neymar foi bastante para trabalhosa para os dois.
No final da gravação, o craque ficou com o pé machucado. A atriz contou detalhes dagravação para a Retratos da vida, do site Extra.
Segundo Tatá, foi muito divertido e ao mesmo tempo tenso gravar com o Neymar. Ela disse que apesar de ele ser uma grande estrela, ele é um menino do bem e superengraçado e que foi difícil a produção fazer a gente parar de rir e fazer piada.
- Na hora de gravar, eu estava tão à vontade que acabei pisando no pé dele de salto alto sem querer. Quando vi que Neymar começou a gemer, fiquei desesperada e disse para ele engolir o choro senão eu ia ser demitida. Ele deu risada e ficou tudo bem -, contou a atriz intérprete da periguete da nova novela das 21h, Tatá Werneck. O encontro dos dois continua no capítulo desta segunda-feira.

Comunidades indígenas participam de oficina de associativismo e cooperativismo promovida pelo Projeto São Francisco 30 de maio, 2013

Etnias indígenas estão se capacitando para organizar e fortalecer a gestão administrativa de suas associações e cooperativas, a partir de oficinas promovidas pelo Ministério da Integração Nacional. A ação faz parte dos programas ambientais desenvolvidos pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. No mês de maio, participaram das atividades as comunidades Kambiwá, nos municípios pernambucanos de Ibimirim e Inajá, e Pipipã, em Ibimirim e Floresta. No mês de junho, já estão programadas oficinas sobre elaboração e gestão de projetos.
A importância de difundir entre as etnias indígenas o ensino sobre associativismo e cooperativismo se deve à existência de associações indígenas, em diferentes estágios de organização, que demonstraram dificuldades relativas à estruturação e gestão administrativa e fiscal.
Os encontros buscam ajudar na organização da estrutura social, administrativa e fiscal das associações, explicitando o universo conceitual e prático dos temas. São abordados temas como valores, princípios, legislação pertinente, estruturação administrativa, tipos formais e informais e as características que diferenciam associação e cooperativa.
Berenice Pereira da Silva, da etnia Kambiwá, ficou com boas expectativas a respeito dos conteúdos trabalhados: “Nós pretendemos aplicar o conhecimento para trazer melhorias para o nosso povo e com isso buscar projetos”, afirmou.  “Há muito tempo é um desejo nosso criar uma associação, mas não tínhamos esclarecimento, e hoje a gente está tendo uma lição”, reforçou Maria Justa, também da comunidade Kambiwá.
Em junho já estão agendadas as oficinas de elaboração e gestão de projetos: nos dias 4 e 5, na etnia Kambiwá; e 11 e 12, na etinia Pipipã.

Programas Ambientais – As ações do Programa de Desenvolvimento das Comunidades Indígenas são direcionadas, atualmente, a quatro etnias: Tumbalalá, Pipipã, Kambiwá e Truká. Essa é uma das 38 estratégias ambientais desenvolvidas pelo Ministério da Integração Nacional com vistas à minimização, compensação e ao controle dos impactos ambientais provocados pela implantação e operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Ao todo, os recursos para ações de compensação ambiental somam R$ 1 bilhão e vão trazer benefícios econômicos, sociais e ecológicos para as localidades na área de abrangência do empreendimento.
Projeto São Francisco – A Integração do São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica já realizada no Brasil e está entre as maiores do mundo. O empreendimento vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas.
Atualmente, as obras da Integração do Rio São Francisco mobilizam mais de 5 mil trabalhadores e 1,3 mil equipamentos. Em alguns pontos, como o lote 8, em Salgueiro (PE), e o lote 14, em São José de Piranhas (PB), as equipes se revezam 24 horas por dia.
Texto Ascom MI

Em nota da Prefeitura de Petrolina, sinais de que Julio Lóssio(PMDB) vetará índice de reajuste do salário dos servidores 30 de maio, 2013

IMG_7092
Classificando como “usurpação do Legislativo” a aprovação do Projeto nº 015/2013 do Executivo municipal, que recebeu  emendas da oposição, com as quais é acrescido o índice de reajuste do salário dos servidores e mantidos benefícios retirados pelo texto original, a Prefeitura de de Petrolina enviou nota à imprensa na qual dá mostras de que o prefeito Júlio Lóssio(PMDB) não sancionará o projeto.
Em luta de braço com os servidores municipais, que voltaram da greve nessa quarta-feira(29), depois de aprovado o projeto, Lóssio continua afirmando que a prefeitura não tem dinheiro para dar o reajuste e que os benefícios  que os educadores recebiam são inconstitucionais.
No entanto, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp), Mariléia Araujo, já afirmou que o sindicato deverá acionar a Justiça, caso o prefeito vete as emendas feitas pela oposição, que garantem os benefícios ao servidores.
Leia a nota na íntegra:
Após muitas negociações, foi aprovado ontem, na Câmara de Vereadores, por 15 votos a 0, o Projeto de Lei que reajusta vencimentos de servidores municipais de Petrolina (PL n° 015/2013).
Seis emendas foram incorporadas ao Projeto, porém, algumas, por importarem em aumento de despesa, caracterizam usurpação, pelo Legislativo; de atribuições específicas do Executivo Municipal, devendo ser vetadas, o que será avaliado pela Procuradoria do Município.
Os impactos da proposta original nos cofres do Município ultrapassam R$ 3,77 milhões em 2013 e representam mais de R$ 5,66 milhões para o exercício de 2014.

Armando Monteiro protesta por Senado não votar medida que beneficiaria polo gesseiro de Pernambuco 30 de maio, 2013

Em discurso na tribuna do Senado, senador Armando Monteiro (PTB-PE)
Em discurso no plenário, o relator da MP 601 lamentou que setores importantes da economia, como o polo gesseiro de Pernambuco, deixaram de ser beneficiados
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) lamentou a não apreciação pelo Senado da Medida Provisória (MP) 601/2012, que desonera a folha de pagamento de diferentes segmentos da economia, dentre os quais a construção civil, o comércio varejista, e o setor gesseiro. A iniciativa partiu do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) que manteve a decisão de não apreciar medidas provisórias que chegam ao Senado com prazo menor do que 7 dias.
Durante manifestação no plenário, Armando se mostrou inconformado com o processo que, fez questão de ressaltar, penalizará setores fundamentais para o desenvolvimento da economia nacional.
“Eu me indago: lá fora, no mundo real, os atores econômicos, as pessoas que estão envolvidas hoje com as atividades, o que é que eles haverão de indagar sobre essas disfuncionalidades do processo legislativo?”, disse Armando, lembrando que com a decisão medidas de grande impacto econômico perdem a validade. Ele citou como exemplo o bônus do setor exportador, o Reintegra, que está na MP 601 e que é fundamental para a exportação das manufaturas brasileiras.
Armando manifestou a frustração de quem, como relator da MP 601, trabalhou intensamente na construção de um relatório negociado com o Governo Federal, num processo de interlocução permanente, respeitando os limites de responsabilidade fiscal. Em sua opinião, o modelo atual de exame desestimula os parlamentares a produzirem bons relatórios sobre os temas tratados nas MPs, devido à possibilidade de perda de eficácia pela não apreciação em tempo hábil.
Para o senador pernambucano, ao assumir o compromisso com o prazo de sete dias para apreciar as MP’s, Renan Calheiros não deveria incluir na regra as medidas que já haviam ingressado na Casa. Armando lembrou que, antes de ir a plenário, a MP 601 havia sido examinada em uma Comissão Mista, com o relatório produzido por ele e aprovado por unanimidade.
Setor gesseiro prejudicado – A medida relatada por Armando traria inúmeros benefícios ao setor produtivo brasileiro com a desoneração da folha de pagamento, diminuindo o custo da mão de obra e estimulando a geração de empregos. Inicialmente, a MP 601 beneficiava apenas a construção civil e o comércio varejista. A partir da iniciativa de Armando Monteiro, outros segmentos foram incluídos no projeto. Dentre eles, o setor gesseiro, que em Pernambuco gera mais de 83 mil empregos, diretos e indiretos. O Estado é o maior produtor de gesso do País.
Ainda em seu pronunciamento no Senado, Armando apontou como um paradoxo o fato da MP-601 ter sido desconsiderada justamente no dia em que o senado realizou sessão especial para marcar a passagem do Dia da Indústria, comemorado no último dia 25 de maio. Alguns dos setores que deixaram de ser beneficiados com a não apreciação da MP foram os de comércio varejista de artigos ópticos, produtos farmacêuticos, atividades de montagem e desmontagem indústria, setor gráfico, segurança privada, agências de publicidade e setor de computadores portáteis (notebooks).
Com a decisão de manter a exigência de prazo mínimo, o Senado também deixou de apreciar ontem a MP 605 /2013, que permitiria a redução da conta de energia.

Acusado de estupro de vulnerável é preso pela equipe Malhas da Lei de Cabrobó 30 de maio, 2013

Policiais civis e militares integrantes da Equipe Malhas da Lei da 25ª , Área Integrada de Segurança em Cabrobó, prenderam, na manhã da última terça-feira(28), Danilo Monteiro de Souza, 23 anos, natural de Ouricuri e residente no município de Cabrobó .
Contra o acusado havia um mandado de prisão por estupro de vulnerável. De acordo com o Delegado Seccional, Marlon Frota Viana, Danilo  seria o responsável por estuprar uma menor de 12 anos, em cabrobó. A prisão ocorreu no centro da cidade , , após investigações que apontaram o acusado como autor do estupro que aconteceu na segunda quinzena de maio.
Após os procedimentos de praxe, Danilo Monteiro foi conduzido ao hospital local para realização de exame traumatológico e recolhido na Cadeia Pública de Cabrobó, onde permanece à disposição da Justiça.
Assessoria de Comunicação

5º Leilão de Animais do IF Sertão-PE será dia 12 no campus Petrolina Zona Rural

30 de maio de 2013 as 12:00

No dia 12 de junho, a partir das 9h, o campus Petrolina Zona Rural promove o 5º Leilão de Animais do IF Sertão-PE. Serão comercializados 25 bovinos e 40 caprinos, disponibilizando aos produtores rurais da região a genética dos animais criados no Instituto. O Leilão acontece no setor de Bovinocultura do campus, localizado na rodovia BR 235, Km 22, Projeto Senador Nilo Coelho – N4, em Petrolina.
O objetivo do leilão é reduzir os rebanhos bovino e caprino existentes atualmente no campus, a fim de adequar o quantitativo às atividades técnicas, didático-pedagógicas, de pesquisa e extensão. Interessados na aquisição dos rebanhos devem se cadastrar na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
Qualquer pessoa poderá arrematar os animais, desde que não seja servidor público da instituição. O arremate será confirmado mediante a apresentação do Guia de Recolhimento da União (GRU), comprovando a quitação do valor ofertado. Os animais poderão ser vistoriados até 11 de junho, véspera do leilão. Mais informações no link http://migre.me/eMxnu ou pelo telefone (87) 2101 8054.

Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Juazeiro se reúne com SINTRAB/SAÚDE

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SINTRAB/SAÚDE) de Juazeiro estiveram na Câmara Municipal para uma conversa com a Comissão de Saúde da Casa Aprígio Duarte Filho. Entre as reivindicações, os profissionais de saúde questionaram a falta de reajuste salarial da categoria.
O vereador Dalmir Pedra (PP), presidente da Comissão, se colocou a disposição para ser um conciliador entre os servidores e o Poder Público Municipal. “Nós vereadores somos fiscalizadores, não temos poder para assinar. Entretanto, nosso dever é levar as reivindicações do povo até o Executivo, e da minha parte, podem ter certeza que não vou medir esforços para que haja um acordo entre os servidores da saúde e o prefeito”, disse Dalmir.
O vereador Caffé (PTC), relator da Comissão, esteve presente na reunião e também se comprometeu a lutar pelos direitos dos profissionais da saúde: “Antes de ser vereador, eu já fui funcionário público. E como servidor, eu tenho que lutar pela minha categoria. Eu dou sustentação ao governo Isaac Carvalho, mas vou sempre batalhar pelo que for melhor para Juazeiro”.
A presidente do SINTRAB/SAÚDE, Telma Marineide da Silva, disse que a categoria não aceita o auxílio-alimentação, no valor de R$ 80,00, oferecido pelo Poder Público Municipal como substituto ao reajuste salarial. “Nós não nos contentamos com esse auxílio-alimentação. Nós, do SINTRAB/SAÚDE continuamos na campanha salarial, nossa campanha ainda não se encerrou”, afirmou Telma.
Estiveram presentes na reunião, além de Dalmir e Caffé, os demais membros da Comissão de Saúde: Valdeci Alves, Suzana Ramos e Bené Marques. Também fizeram parte do debate os vereadores Tiano Félix e José Carlos Medeiros.

Deputada Isabel Cristina de Oliveira empenha-se pela conclusão do saneamento básico dos bairros Parque São Paulo e Henrique Leite

DEPUTADA_ISABEL_CRISTINA_DE_OLIVEIRA_PTO Alto do Cocar, bairro localizado na zona Oeste de Petrolina, já com seu saneamento concluído, tem sua caixa de esgoto a, exatamente, 50 metros de distância do Parque São Paulo, que ainda luta por serviço de saneamento básico.
Preocupada com a condição de vida dos comunitários daquela localidade, a deputada Isabel Cristina de Oliveira aprovou indicação na Assembleia Legislativa, cobrando a extensão do serviço do bairro Alto do cocar até o Parque São Paulo, numa distância tão pequena.
A questão do bairro Henrique Leite, na verdade, se prende na condução de um serviço já iniciado, necessitando de sua continuidade para seu término o mais rápido possível, a fim de promover melhor qualidade de vida aos moradores.

Para a Isabel Cristina, a conclusão dos processos é necessária para a universalização do serviço de saneamento básico, tão fundamental na vida de todo ser humano.

fbc e os outrosLula e Dilma querem criar uma frente ampla contra Eduardo Campos em Pernambuco

POSTADO ÀS 15:48 EM 30 DE MAIO DE 2013

Foto: Aluísio Moreira/SEI
A coluna de Denise Rothenburg, nesta quinta-feira (30), no Correio Braziliense, traz a informação de que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, ambos do PT, estariam articulando a formação de uma frente política em Pernambuco.

O grupo teria o objetivo de forçar o governador Eduardo Campos - que ensaia se candidatar a presidente como concorrente de Dilma - a ocupar o campo da oposição ao PT no estado, processo que já teria se iniciado, segundo avaliação dos petistas, quando Campos se aproximou de lideranças como Roberto Freire (PPS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB).

"Sob as bênçãos de Lula e de Dilma, há uma tentativa de juntar os senadores Armando Monteiro Neto, do PTB; o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; o senador Humberto Costa, do PT; os deputados João Paulo Lima, petista, ex-prefeito de Recife; e Dudu da Fonte, do PP. Desse bloco sairia o candidato a governador, o vice e ainda o nome ao Senado", diz a colunista.

Esta seria a segunda etapa da desconstrução da imagem de Eduardo Campos. A primeira foi a tentativa de isolar o socialista nacionalmente, com a dança das cadeiras nos ministérios, contemplando PSD, PDT e outros aliados, fortalecendo os laços com aqueles que estavam sendo seduzidos pelo governador de Pernambuco.

A segunda parte da desconstrução é isolar Eduardo Campos também em Pernambuco, onde ele tem aprovação superior a 80%. A colunista afirma ainda que aliados do governador estariam reclamando do estilo centralizador do gestor. Na esfera estadual, há quem reclame de uma 'baianização' ou 'venezuelização' da política pernambucana, comparando Eduardo a caciques políticos que não toleram as coisas feitas de forma diferente daquilo que desejam. “Ele quer tudo, assim não dá”, é o que mais se ouve nos bastidores de pernambucanos que se colocam como aliados do governador. Assim, o feitiço do isolamento que Eduardo lançou sobre o PT em 2012, na eleição municipal, se volta agora contra ele.

Mais de 40% dos professores em SP já sofreram violência de alunos

23  de  maio  2013
Professora agredida por aluno
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e o Instituto Data Popular fizeram uma pesquisa chamada "Violência nas escolas: O olhar dos professores", questionando 1400 docentes em 167 escolas estaduais sobre o tema da violência. E constataram que 4 a cada de 10 professores (44%) da rede de ensino em São Paulo já sofreram, ao menos uma vez, violência dentro das escolas. Mais de 57% dos professores consideram as escolas em que atuam um local de grande violência.

Outros dados preocupantes: quase um a cada cinco (24%) já foi roubado; 72% viram alunos brigando; 35% já foram ameaçados dentro da escola; 36% não se sentem seguros no entorno das escolas; entre outros.

Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, afirmou ao Uol que "os professores já chegam para trabalhar em um ambiente em que não se sentem seguros. Quanto mais afastado do centro, maior a sensação de insegurança" (18% dos docentes, de acordo com a pesquisa, não se sentem seguros dentro da escola).

Soluções
Alunas brigando em sala de aula

O estudo apurou também que quatro a cada dez escola não possuem projeto para o combate àviolência. Sobre essa apuração Meirelles dispara: "Um dos caminhos efetivos é envolver a comunidade em um programa contra a violência. É preciso reunir professores, alunos, pais de alunos e o governo para combater essa epidemia". 

O supervisor do sistema de proteção escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Felippe Angeli, disse que há uma pasta com sistema de segurança escolar desde 2009, mediand/o conflitos e diminuindo a violência, inclusive com assessoria da Polícia Militar. 

De acordo com Angeli, a pesquisa demonstrou "a necessidade de todos os atores envolvidos [no sistema educacional - tanto professores quanto alunos e suas respectivas família - ] conhecerem as questões para juntos encontrarem soluções para o problema".

Caio Barbosa é sociólogo.

Enquanto o país ocupa o penúltimo lugar em ranking de educação, disseminam-se funk e violência em salas de aula

Segundo ranking realizado pela Pearson Internacional (referido em matéria de O GLOBO), o Brasil ocupou, em uma lista de 40 países, a penúltima colocação - a despeito de constituir a sexta economia do Mundo -, estando à frente apenas da Indonésia. Tal ranking utiliza informações de resultados de três testes aplicados a alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental.

Os dados provém do PIAE (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), do TEIMC/TIMSS (Tendências de Estudo Internacional de Matemática e Ciência) e do PEIA/PIRLS (Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização). Tais índices abrangem resultados e habilidades matemáticas, científicas e de leitura.

Neste contexto, proliferam-se, nas escolas, demonstrações eróticas - quando não pornográficas - de funk, realizadas por menores de idade, agressões de alunos contra professores, brigas entre gangues e espancamentos realizados entre alunos. 

Ao mesmo tempo, noticiam-se, diariamente, fechamentos de escolas, redução em valores de investimentos na educação pública, acréscimo de violência no interior das escolas e no entorno, além de índices preocupantes no que toca aos resultados em aprendizagem. Infelizmente, as "novidades" acabam se restringindo ao lado negativo, não havendo melhorias, ainda que mínimas, no estado da educação pública. Infelizmente, poucos ainda podem entender esta situação, pois os índices de analfabetismo funcional, lamentavelmente, crescem e atingem níveis absurdos. Até quando perdurará esta situação?

Caio Barbosa é sociólogo.