Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de julho de 2014

DROGAS // Dupla é presa por tráfico em comércio de água mineral no Pilar

Publicado em 21/07/2014


Imagem: TV Jornal
Dois homens foram detidos pela Polícia Militar por traficar entorpecentes em um comércio de água mineral na comunidade do Pilar, no Centro do Recife. Ailton da Conceição, 37 anos, e Willimes Rodrigues de Sousa, 28, foram presos com 56 pedras de crack, uma balança de precisão e mais de R$ 5 mil em dinheiro. Os suspeitos foram interrogados na Central de Plantões da Polícia Civil, em Campo Grande, na Zona Norte.

Segundo a polícia, os envolvidos foram flagrados com a droga quando comercializavam garrafas de água mineral, carnes e derivados. Ainda de acordo com a polícia, a quantia em dinheiro era incompatível com o volume dos produtos, e o equipamento de pesagem levantou suspeitas sobre a ação dos rapazes.

Willimes Rodrigues já teve passagem no presídio por porte ilegal de arma e afirmou, apesar da quantidade de droga, que o flagrante foi forjado pela polícia. Os dois acusados foram autuados por tráfico de entorpecentes e encaminhados ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel)

BOCA NO TROMBONE // Rede de esgoto entupida atormenta moradores em Jardim São Paulo

Publicado em 18/07/2014


Imagem: TV Jornal
Moradores denunciam a rede de esgoto entupida na Rua Jericó, que está tomada pela água suja, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Os entupimentos provocaram a inundação da via, um problema que atormenta a população desde o início do ano. Móveis foram colocados no meio da pista para alertar motoristas e chamar atenção do poder público.

Pedestres têm dificuldades para atravessar a via, pois até as calçadas estão tomadas pela sujeira. Moradores de outras ruas evitam passar pelo local com medo de cair e arriscar a saúde. Ônibus e coletivos do transporte público também deixaram de trafegar pela região.

Segundo a Prefeitura do Recife, o entupimento das galerias é provocado por conta das obras no Canal Guarulhos. Para diminuir os alagamentos, o governo está realizando a desobstrução das canaletas de escoamento. Ainda de acordo com a prefeitura, o problema será resolvido no primeiro semestre de 2015, com a conclusão das obras.

E se a sua comunidade tem algum problema, ligue para o Boca no Trombone. O telefone é o 3421-1256. O atendimento vai das 7h30 às 11h. As informações também podem ser enviadas para 
bocanotrombone@tvjornal.com.br .
 

domingo, 20 de julho de 2014

RESÍDUOS SÓLIDOS Reciclagem vira sinônimo de lixão

Cooperativa localizada na Torre sofre dos mesmos problemas de áreas degradadas, como mau cheiro, sujeira 

espalhada e trabalhadores sem proteção

Publicado em 20/07/2014, às 07h43

Valéria Oliveira

voliveira@jc.com.br

 / Foto: Michele Souza/JC Imagem

Foto: Michele Souza/JC Imagem

Um local que deveria servir como exemplo de cuidado e preocupação com o meio ambiente tornou-se palco de amontoados de lixo e sinônimo de descaso. A Cooperativa da Torre, localizada no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste do Recife, não se parece nem de longe com uma cooperativa de reciclagem. Quem vê tem a ideia de que o local trata-se mais de um lixão, por conta da quantidade de material que se acumula na área externa do espaço. É entulho para todos os lados, além do cheiro forte que toma conta do lugar. Também há muita sujeira espalhada. Além disso, um dos problemas mais preocupantes é que os catadores que trabalham na reciclagem não utilizam nenhum tipo de proteção, ficando expostos a vários riscos.

A cooperativa funciona há cerca de cinco anos na Rua Eliéser Olímpio de Moura. O espaço é abastecido com materiais de reciclagem provenientes da coleta seletiva trazidos por caminhões da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Por dia, cerca de cinco caminhões vão ao local para fazer a entrega dos materiais. No terreno ocupado pela cooperativa há uma área coberta, onde fica armazenado o material já separado. Já na área externa, onde os caminhões despejam os entulhos, não há nenhum tipo de cobertura. E é aí que mora o problema.

Segundo moradores, o material fica espalhado durante dias nesse espaço, juntando sujeira e atraindo animais, até ser separado pelos catadores. Quando chove, a situação se agrava. Fica tudo alagado, juntando poças de água e mosquitos. “A água fica parada por dias. E tem o risco da dengue”, diz a aposentada Maria Altamir.

De acordo com a catadora Lucicleide Ferreira da Silva, 38 anos, o local recebe todo o tipo de material. “Outro dia mesmo meti a mão no saco, quando puxei veio uma seringa. Acabei me furando”, contou. 
Lucicleide trabalha de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, com um intervalo de uma hora e meia para o almoço. No corpo, carrega as marcas do contato diário com os materiais. Já perdeu as contas de quantos machucados sofreu durante os anos atuando no local.

As condições de trabalho são bem precárias. Os catadores ficam em meio ao lixo sem nenhum tipo de proteção. Não usam luvas ou botas. Máscaras de proteção, nem pensar.

Em nota, a Emlurb informou que apoia a cooperativa, mas que a gerência do espaço é de responsabilidade dos próprios cooperados. O órgão disse que já forneceu materiais de proteção para os catadores, como luvas e máscaras, mas o uso dos produtos fica a critério dos cooperados. Há a previsão de implantação de uma coberta na área aberta, mas ainda sem data definida. A gerência da cooperativa não quis falar sobre o caso.

VESTIBULAR O desafio do vestibular seriado

Alunos do primeiro ano do ensino médio sentem que o ritmo de estudos aumentou porque um dos objetivos é 

acelerar os preparativos para o seriado da UPE

Publicado em 20/07/2014, às 08h13

Atenção adolescentes que estão começando o ensino médio. Se a ideia é cursar universidade pública no Estado, não deixem de participar do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), cujas inscrições estão abertas. A partir do próximo ano, metade das vagas da instituição será destinada a esse modelo de ingresso (atualmente são 40%). Como o estudante só concorre às vagas depois de três anos, pois faz três avaliações, o acréscimo vai beneficiar justamente os alunos que agora em 2014 cursam o 1º ou o 2º ano da última etapa da educação básica.

É o caso de Luiz Felipe Santos Oliveira, 15 anos, aluno do 1º ano do Colégio Santa Maria, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Com a migração do ensino fundamental para o médio, o ritmo de estudos na escola aumentou porque um dos objetivos é preparar os alunos para o seriado. As provas começaram a ser diárias e Luiz sentiu dificuldade. Percebeu isso quando ficou em recuperação em redação.

Para melhorar as notas, a mãe do estudante, Maria do Socorro Oliveira, decidiu matriculá-lo em um cursinho pré-vestibular. “Achava que só no 2º ano haveria necessidade de colocá-lo no cursinho. Luiz tem mais de uma prova por dia. Por isso não estuda mais de véspera, tem que estar diariamente estudando”, conta Maria do Socorro. “Acho que vai ser legal porque vai me ajudar na escola e no seriado”, comenta o adolescente, que desde a semana passada é aluno do Centro de Estudos Fernandinho e Companhia. Ele pretende cursar engenharia civil.

A UPE é a única instituição de ensino superior de Pernambuco a adotar o exame seriado, implantado em 2008. Este ano serão 1.386 vagas para o SSA. Se no próximo ano for mantida a mesma quantidade das atuais vagas na UPE, o SSA vai ganhar mais 344 vagas, totalizando 1.730. 

As outras 1.730 (50%) serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Para participar do Sisu, qualquer estudante do Brasil precisa apenas fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tendência, portanto, é que a concorrência para metade das vagas da UPE aumente. 
DESEMPENHO
Uma das vantagens do modelo seriado é que o candidato só precisa estudar os assuntos referentes à série que cursou, facilitando a preparação para as provas. Para as escolas, o SSA permite o acompanhamento do desempenho dos seus alunos, proporcionando que as unidades também identifiquem onde há lacunas no aprendizado. As notas dos dois primeiros anos equivalem, cada uma, a 30% da média final, enquanto a do 3º ano resulta em 40% do resultado.

“Informamos a nota do estudante em cada uma das disciplinas e no conjunto delas. Dessa forma, o aluno tem seu desempenho por matéria. No ano seguinte, saberá direcionar melhor o estudo. Se tirou nota baixa em física, por exemplo, poderá intensificar a preparação na disciplina. Se foi o contrário, tirou uma nota alta poderá investir em outras matérias”, 

destaca o presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins.

Diretor do Colégio Motivo, também em Boa Viagem, Eduardo Belo diz que os alunos estão mais responsáveis depois da implantação do seriado. “Eles começam a sentir a responsabilidade de ter uma boa nota já no 1º ano”, observa Eduardo Belo, que a partir deste ano vai implantar, na correção das avaliações da escola, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma usada no Enem.

TRÂNSITO Detran agiliza serviços para portadores de deficiência

Motorista pode agora agendar pela internet exames médicos e avaliação psicológica

Publicado em 20/07/2014, às 09h18

Do JC Online

Os motoristas portadores de deficiência enfrentam agora menos burocracia para marcar exame médico e avaliação psicológica no Departamento de Trânsito de Pernambuco. Desde a semana passada, o órgão está agendando o serviço pela internet, através de um sistema denominado PPD. Para fazer a marcação, o condutor precisa acessar o site do Detran (detran-pe.gov.pe.br) e preencher o formulário que vai indicar o dia, a hora e o local onde devem ser realizado os exames.

Com isso, o Detran explica que não será mais necessário aos condutores portadores de deficiência telefonarem para o número 3184-8147, usado anteriormente para agendar os serviços. “Eles tinham muitas dificuldades em relação a locomoção. O novo sistema vai ajudá-los, pois eles só precisarão comparecer aos postos na hora exata para a realização dos exames”, afirmou a gerente psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães.

Para a professora e portadora de deficiência física Maria do Bom Parto Silva Passos, 55 anos, a novidade deve terminar com o longo tempo de espera em que ela passava no telefone para a marcar os exames. “Há 20 anos que eu dirijo e sempre tive que telefonar até seis vezes por dia para fazer os agendamentos”, lembrou. Já o porteiro João Francisco da Silva Costa, 38, afirmou que o novo sistema lhe poupou muito tempo de espera nas filas do órgão. “Antigamente eu passava um dia inteiro ligando para o Detran. Agora não pego mais filas e vou no horário certo”, opinou.

Segundo o Detran-PE, inicialmente a ferramenta do PPD deve atender as áreas de maior demanda de condutores no Estado. Ela deve ser ampliada gradativamente para os motoristas que não possuem nenhuma deficiência física. O órgão também frisou que somente no ano passado, cerca de 3 mil deficientes físicos procuraram o departamento para realizar exames médicos. Destes, apenas 500 foram aprovados.

SAÚDE Estrangeiros do Mais Médicos resgatam os primeiros cuidados

Profissionais dedicam mais tempo às consultas, orientam novos hábitos e valorizam uso de planta medicinal

Publicado em 20/07/2014, às 09h29

Veronica Almeida

valmeida@jc.com.br

Médicos reservam mais tempo para ouvir os pacientes / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Médicos reservam mais tempo para ouvir os pacientes

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Seis meses de convivência com a comunidade Bola na Rede, na Guabiraba, Zona Norte do Recife, foram suficientes para que a médica espanhola Maria Cristina de Sierra Neves idealizasse um inventário de espécies vegetais, existentes no local, com fins terapêuticos. Resgatar o uso de plantas medicinais, ouvir mais a queixa do doente, examiná-lo, tentar o possível e orientar mudança de hábito tem sido uma preocupação de profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos, surpresos com a medicação excessiva dos usuários do SUS sem doenças graves e com o costume de, na primeira consulta, pacientes pedirem exames de imagens ou encaminhamento a especialistas.

>Lançado há um ano, o Mais Médicos possibilitou no País um reforço de 14,4 mil profissionais, a maioria cubanos, que começaram a trabalhar nos postos de Saúde da Família desde setembro de 2013. Em Pernambuco, 669 estão nas comunidades de 75% dos municípios, atendendo 2,2 milhões de pessoas. Dois terços deles são estrangeiros, principalmente de Cuba, e as consultas da atenção básica já aumentaram 21%. 
“Recebi uma jovem de 25 anos, com dor de estômago, que pedia endoscopia digestiva alta”, conta, surpresa, a médica espanhola Maria Cristina. Com mais de 30 anos de experiência, em diversos continentes, ela acredita que a educação pode ajudar a comunidade a acreditar em outras soluções, sem depender, ao primeiro sinal de doença, de tecnologias e métodos indicados para situações mais graves. Cristina quer conhecer a vasta área verde da comunidade, estudar o material disponível no SUS e produzir, com sua equipe, uma cartilha de orientação. Conta com o apoio de agentes comunitários de saúde como Giliane Silva. Moradora da comunidade, tem conhecimento prévio sobre os usos da folha da pitanga no controle da diarrei e do capim-santo como tranquilizante, por exemplo. “Usar as plantas é mais saudável”, concorda a moradora Nalva Menezes, 50 anos.

Maria Cristina constatou, no Recife, que a desnutrição já não é grave. O que mais vê são problemas de pele, hipertensão e diabete, intercalados com doenças infecciosas e alcoolismo. A médica, que já trabalhou na África, Afeganistão, com populações indígenas no Peru e na Venezuela, não critica a casa simples onde trabalha. Com o colega Fillippo Santini, italiano, também do Mais Médicos, e os enfermeiros do posto, discute casos clínicos. Os pacientes aprovam. “São ótimos. Examinam, escutam a gente, são muito educados”, comenta Irenilda Ferreira, moradora da comunidade. Dificuldade para entender o que eles falam? Ela diz que não há.

O costume de tomar muita medicação também é observado na Zona da Mata. Em Água Preta, onde vivem quase 34 mil pessoas, a médica cubana Tania Dringgs, há menos de dois meses atuando na zona rural, quer reduzir o uso de remédio controlado por pessoas que não têm indicação para esse tratamento. “Estou pedindo reavaliação do psiquiatra. Não se pode tomar remédio para dormir só por causa de uma noite de insônia ou de um abatimento qualquer. Nem todos os dias estamos alegres e isso não é doença”, afirma.

Ela está montando um mural educativo para os usuários, indicando o uso de plantas medicinais. Assim, nas consultas, poderá enfatizar, de forma pedagógica, tratamentos simples sem efeitos colaterais, respeitando a cultura popular. O que a cubana está fazendo na Zona da Mata e o que a espanhola quer dar andamento no Recife são previstos na política de saúde brasileira, que reconhece o uso de chás e outras formas caseiras, inclusive com bulário produzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ).

Também são preceitos da atenção básica olhar para o paciente como parte de uma comunidade, que divide problemas de habitação, educação e renda, e de uma família. Isso exige mais tempo para ouvi-lo, orientá-lo na prevenção e garantir o cuidado inicial ou constante, mesmo que a doença em questão precise de tratamento especializado em níveis mais complexos da rede de saúde. 

A médica cubana Osnaimy Martín atende populações rurais banhadas pelo Rio Una, em Água Preta. “Há crianças com parasitismo (doenças causadas por parasitas na pele e aparelho digestivo) e muitos são idosos, com complicações da pressão alta e da diabete”, conta. Passa da hora de almoçar, mas não deixa de cumprir a rotina, que inclui atendimento no posto e na casa dos mais vulneráveis. Entre eles, o aposentado José Antônio da Silva, 75 anos. 

Maria José Silva, filha do idoso, conta que o pai sofre com úlceras nas pernas, consequência da alta glicose. Já perdeu um dedo do pé, tem muitas dores nas juntas e recentemente, ao ser avaliado por um médico brasileiro, ouviu que a única solução seria amputar as pernas. “Graças a Deus, depois dessa médica cubana, vejo que ele está melhorando”, diz. Osnaimy prescreveu vitaminas para acelerar a cicatrização, associando curativos diários. Yaneidy Cedeno, também no município, lembra que a organização do sistema de saúde cubano é diferente, mas há problemas semelhantes, como doenças crônicas do envelhecimento. Observa que o entendimento do doente é menor quando sua escolaridade é baixa.

MALAYSIA AIRLINES Ucrânia e Malásia acusam separatistas de alterar local da queda do avião

O voo MH17, da companhia Malasia Airlines,caiu por razões ainda desconhecidas

Publicado em 19/07/2014, às 18h18

Da AFP

Ucrânia e Malásia acusaram neste sábado (19) os rebeldes pró-russos de terem alterado as provas no lugar onde caiu o avião malaio no leste da Ucrânia, o que pode falsificar o investimento a queda da aeronave.Os principais dirigentes mundiais pedem o início imediato de uma investigação da queda do avião que matou as 298 pessoas a bordo. O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou que seu país está profundamente preocupado com as dificuldades que se apresentam para dar início às investigações.

Neste sentido, a chefe do governo alemão, a chanceler Angela Merkel, e o presidente russo, Valdimir Putin, "entraram em acordo para que uma comissão internacional e independente, sob a direção da Organização de Aviação Civil Internacional (OAIC), possa ter rapidamente acesso do acidente para esclarecer as circunstâncias da queda e resgatar as vítimas", informou o governo alemão em um comunicado.

Mas o ministro dos Transportes malaio, Liow Tiong Lai, que viajou para a Ucrânia, alertou que "a integridade do local está comprometida"."Há informações que mostram que provas vitais não foram mantidas no lugar. As interferências no local da queda podem corromper a investigação", declarou. "Não impedir tais interferências é uma traição às vidas que se perderam", acrescentou em coletiva de imprensa. "O mais importante agora é averiguar quem derrubou o avião. Pedimos justiça", concluiu.

Quase ao mesmo tempo, o governo ucraniano acusava os rebeldes do leste do país, suspeitos de ter derrubado o avião comercial malaio, de "tentar destruir, com o apoio da Rússia, as provas deste crime internacional". Isto dificultará o trabalho das primeiras equipes de investigação estrangeiras, holandeses e malaios, que chegaram ao leste da Ucrânia controlado pelos separatistas onde caiu o avião na tarde desta quinta-feira.

O voo MH17, da companhia Malasia Airlines, que viajava de Amsterdã a Kuala Lumpur caiu por razões ainda desconhecidas, embora tudo indique que foi derrubado por um míssil que matou seus 298 ocupantes.

A Rússia criticou neste sábado as acusações dos Estados Unidos segundo as quais os rebeldes pró-russos são responsáveis pela queda do avião, provavelmente abatido por um míssil."Os comunicados do governo americano são a prova da percepção profundamente aberrante de Washington do que está acontecendo na Ucrânia", declarou às agências de notícias russas o vice-chanceler Sergei Ryabkov.Apesar do clima de tensão, o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e seu colega americano John Kerry concordaram neste sábado, durante uma conversa por telefone, em utilizar de sua influência para acabar com o conflito na Ucrânia, segundo a chancelaria russa.

Os diplomatas também estão de acordo com a necessidade de uma investigação internacional equitativa, aberta e independente para esclarecer o que aconteceu com o avião malaio ao sobrevoar o leste da Ucrânia.A zona de impacto fica em uma área controlada pelos rebeldes, perto da cidade de Shajarsk. O conflito armado entre os separatistas pró-russos, que rechaçaram um cessar-fogo, e o governo de Kiev dificulta as operações de investigação e identificação dos cadáveres.

"Os terroristas levaram 38 cadáveres de vítimas para o necrotério de Donetsk, onde especialistas com um forte sotaque russo declararam que fariam autópsia", informou em uma declaração oficial.O governo acusa os rebeldes de não permitir aos órgãos competentes ucranianos começar a investigação e não deixar que os representantes e especialistas estrangeiros vão ao local onde estão os restos do avião.

O líder dos separatistas confirmou no sábado aos jornalistas da AFP em Grabove que os corpos foram levados ao necrotério de Donetsk. Os combatentes pró-russos impediam o acesso ao perímetro do avião.Mark Rukke, o primeiro-ministro da Holanda, de onde são 192 das 298 vítimas, manteve a este propósito uma "conversa muito intensa com o presidente russo", segundo informou Haia."Ele tem que assumir suas responsabilidades para facilitar o acesso ao local da queda", acrescentou.

"Não vemos que a Rússia esteja usando sua influência de forma eficácia para conseguir que os separatistas, que estão em controle do local, permitam o acesso de que necessitamos", declarou o ministro das Relações Exteriores britânico, Philip Hammond.

Várias pessoas usando uniformes e luvas brancas e azuis saiam de um campo de trigo para colocar os pedaços de corpos em grandes sacos pretos. A operação é realizada sob controle rebelde.Em sua declaração, o governo de Kiev pede à Rússia que "retirar seus terroristas e permita aos especialistas ucranianos e internacionais fazer um exame de todos os aspectos da tragédia".

Moscou, por sua vez, exigiu neste sábado a Kiev outorgar aos especialistas internacionais acesso aos documentos de seu arsenal de mísseis ar-ar e terra-ar. Na sexta-feira, o ministério russo da Defesa, afirmou que os sistemas de mísseis Buk, do exército ucraniano, o tipo de armamento suspeito de ter derrubado o Boeing malaio, estavam ativos no dia da catástrofe.

O conflito, que se mantinha neste sábado com combates em Lugansk, recrudesceu também na frente diplomática. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apontou na sexta-feira os separatistas pró-russos como responsáveis e assegurou que tinham o apoio da Rússia.Na sexta-feira, cerca de trinta inspetores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) foram a primeira equipe internacional a chegar ao local mas afirmaram ter tido só um "acesso limitado".A polícia holandesa mandou no sábado várias equipes a visitar as famílias das vítimas para captar amostras de DNA e compilar informação que ajude a identificar os corpos.

No campo, as forças de Kiev declararam ter retomado o controle do sudeste da cidade de Lugansk, cidade de quase 500.000 habitantes, principal bastião dos rebeldes, ao lado de Donestk.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

comunicador Gino César pode receber alta da UTI em até 24 horas

O locutor foi internado no sábado (5), com sintomas de cansaço. Ele foi diagnosticado com edema agudo de pulmão

Publicado em 07/07/2014, às 15h02

Do JC Online

 / Foto: JC Imagem

Foto: JC Imagem

O locutor e repórter policial Gino César, da Rádio Jornal, pode receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ilha do Leite, do Sistema Hapvida, na área central do Recife, até esta terça-feira (8), informou o boletim médico divulgado nesta segunda (7). Gino responde bem ao tratamento e o estado clínico é estável.

Ele foi internado no último sábado (5), com sintomas de cansaço. O locutor foi diagnosticado com edema agudo de pulmão, por conta do hipertensão arterial, e internado na UTI. Caso Gino permaneça em estado estável, ele deve ter alta da UTI e seguir para o apartamento do hospital.

Gino tem 78 anos e é natural de Rio Formoso, na Zona da Mata pernambucana. Ele é locutor da Rádio Jornal há quase 30 anos. O repórter começou a carreira há mais de 60 anos, como ator de radionovela. Foi na década de 60 que ele deu início a carreira de repórter policial.

O nome do programa que apresenta, Bandeira Dois, surgiu na mesma época, uma alusão ao grande número de assaltos que motoristas de táxi sofriam na época. O estilo cantado de narrar a notícia é sua marca registrada.
Uma curiosidade sobre Gino César é que ele não é adepto aos computadores. Todo o material lido no ar é digitado em uma antiga máquina de escrever.

recuperação Emlurb restaura estátua de Luiz Gonzaga em frente ao Museu do Trem

A obra foi recuperada pelo artista plástico Demétrio Albuquerque. A estátua foi parcialmente destruída em maio

Publicado em 07/07/2014, às 16h28

Do JC Online

 / Foto: Alexandre Lopes/JC Imagem

Foto: Alexandre Lopes/JC Imagem

Após dois meses, a restauração da estátua de Luiz Gonzaga, que fica na Praça Visconde de Mauá, em frente ao Museu do Trem, no bairro de São José, Centro do Recife, foi concluída. A recuperação foi feita artista plástico Demétrio Albuquerque, que fez a estátua. A obra foi parcialmente destruída em maio. Ela estava tombada de frente.

De acordo com Demétrio, foi preciso fazer muita coisa na estátua. "(Precisei) refazer ferragem, recolocar no lugar, remodelar a parte de baixo e dar todo o acabamento", explicou. Ele também recuperou o bumbo e o triângulo, que estavam sujos e foram pintados.

O restauro da estátua custou cerca de R$ 20 mil, de acordo com a Empresa de Manuteñção e Limpeza Urbana (Emlurb). A praça também foi recuperada, recebendo iluminação, pintura, área verde e a fonte de água, no valor de R$ 40 mil. O contrato entre a Emlurb e o artista plástico estão sendo finalizadas, para que as outras estátuas que compõe o Circuito da Poesia sejam recuperadas.

Além da estátua de Luiz Gonzaga, Demétrio já trabalhou nas imagens de João Cabral de Melo Neto e a de Manuel Bandeira, ambas na Rua da Aurora. A figura de João Cabral estava com trincas, rachaduras e pichações. O banco da estátua também foi restaurado. 

O pé da imagem de Manuel Bandeira e os óculos foram recuperados e o arco passou por uma limpeza geral.

Sem Neymar, Felipão testa várias opções e faz mistério

Publicado em por Esportes JC
Sem poder contar com o atacante Neymar, o técnico testou várias opções para montar a seleção brasileira que enfrenta a Alemanha. Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP
Sem poder contar com o atacante Neymar, o técnico testou várias opções para montar a seleção brasileira que enfrenta a Alemanha. Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP
Sem poder contar com o atacante Neymar, o técnico Luiz Felipe Scolari testou várias opções para montar a seleção brasileira que enfrenta a Alemanha. O treinamento, realizado nesta segunda-feira em Teresópolis, foi aberto à presença da imprensa e Felipão, além de ver o que é melhor para o time, teve clara intenção de não revelar a equipe.
Na primeira parte do treinamento desta segunda-feira na Granja Comary, optou pela manutenção do volante Paulinho no time titular da seleção brasileira. Depois, colocou Willian na equipe Também experimentou, em momentos diferentes, Daniel Alves, Bernard e Hernanes.

Se decidir por escalar três volantes, Paulinho permanecerá na equipe, junto com Luiz Gustavo, que volta depois de cumprir suspensão, e Fernandinho. Outra novidade nesse caso poderá ser o retorno de Daniel Alves à lateral direita.

Com Paulinho, Felipão armou a equipe num 4-3-2-1. Durante os primeiros 13 minutos, explorou bastante as subidas de Marcelo pelo lado esquerdo e o toque de bola com rapidez a partir do meio de campo. Ele pedia aos jogadores do setor que trabalhassem bem a bola.

Quando Willian entrou no time, no lugar de Paulinho, o treinador posicionou-o pelo lado direito do ataque, com Hulk passando pelo lado esquerdo e Oscar mais no meio. Nessa fase, explorou bastante as jogadas com Daniel Alves e Willian pela direita e Marcelo e Hulk pela esquerda.

Quando David Luiz tentou uma ligação direta com o ataque, Felipão parou o treino e deu uma bronca no zagueiro, que será o capitão da equipe contra os alemães.

Com 21 minutos de treino, ele trocou Daniel Alves por Maicon e Oscar por Bernard. Assim, Maicon e Bernard passaram a fazer as jogadas pelo lado direito, com Willian mais pelo meio.

Após sete minutos, nova mudança dupla: Fernandinho deu lugar a Hernanes e Willian saiu para a volta de Oscar. Então, a seleção ficou com sua formação mais ofensiva: Oscar, Bernard, Fred e Hulk.

Na parte final do treinamento tático, que teve duração de 40 minutos, Jô substituiu Fred. Depois os jogadores fizeram um rachão.

Nesta terça-feira, a seleção brasileira enfrenta a Alemanha às 17 horas, no Mineirão, por vaga na final da Copa do Mundo. O vencedor decide o título com quem passar do confronto entre Argentina e Holanda, que jogam na quarta-feira no Itaquerão, em São Paulo.

Fonte: Agência Estado