Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Marta Suplicy deixa o PT dizendo que "não entrega o mandato": O que diz a Lei?

28  DE  ABRIL  DE 2015


Por Paulo Cavalcanti

Marta Teresa Smith de Vasconcellos Suplicy, nasceu em São Paulo, 18 de março de 1945, é psicóloga, apresentadora de televisão, sexóloga e política brasileira, atualmente sem partido. Foi deputada federal, prefeita de São Paulo, ministra do Turismo,ministra da Cultura, e atualmente é senadora. Foi a primeira mulher vice-presidente do Senado Federal.

Marta, não foi petista de primeira hora, filiando-se ao partido somente em 1981 - quando as discussões quanto à sua fundação, tiveram inicio em 1978, durante as grande greves do ABC paulista.

Ao anunciar a saída do PT, Marta também deixa claro que não pretende renunciar ao mandato de senadora, que poderá ser requisitado judicialmente, se a direção do partido assim o quiser. 

No texto, ela ressalta que foi eleita com 8 milhões de votos e que sua fidelidade maior é ao mandato, cujo exercício vem sendo cerceado pelo partido.

Assim declarou Marta Suplicy:

“Serei fiel ao meu mandato e permanecerei depositária dos valores defendidos por aqueles que votaram em mim, hipotecaram sua confiança pessoal e abraçaram as ideias que defendo desde a época em que me tornei pessoa pública em programa diário de TV, onde sempre me pautei por princípios éticos inegociáveis. Até onde pude, tentei reverter essa situação. Não fui ouvida”.

Sobre a entrega do mandato, o que diz a lei?

Diz o § 1º, do Art. 17, da Constituição Federal de 1988, que é "assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária." 

A decretação da perda do mandato eletivo não pode se processar perante o próprio partido; faz-se necessário recorrer-se à Justiça Eleitoral, competente para dirimir o conflito.


Diante da celeuma sobre a hipótese do afiliado deixar o partido durante o curso do mandato, duas consultas foram formuladas ao TSE. Vejamos os questionamentos:

1. "Os partidos e coligações têm o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral proporcional quando houver pedido de cancelamento de filiação ou de transferência do candidato eleito por um partido para outra legenda?" (Grifo nosso)

2. "(...) Os partidos e coligações têm o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral majoritário, quando houver pedido de cancelamento de filiação ou de transferência do candidato eleito por um partido para outra legenda?"


A resposta do TSE foi positiva em ambas as perguntas, mas desde que não haja justa causa da desfiliação. Segundo o eminente relator do caso, o "Mandato não é propriedade individual ou particular. A filiação é condição fundamental para a elegibilidade. Ninguém é candidato de si mesmo, mas de um partido".

Em sendo assim, se houver infidelidade partidária, tanto para os cargos majoritários (presidente e vice, senador e suplentes, governador e vice, prefeito e vice), como também para os proporcionais (deputados federais e estaduais e vereadores), poderá haver a perda do mandato eletivo, que pertence ao partido em ambas as situações.

Como serão os chamados PROCEDIMENTOS?

Convencionou-se chamar o presente procedimento de: "AÇÃO DE PERDA DE MANDATO PARLAMENTAR". Tudo foi tratado na citada Res. 22.610/2007, conforme passaremos a ver.

Na inicial, expondo o fundamento do pedido, o Partido Político requerente juntará prova documental da desfiliação, podendo arrolar testemunhas, até o máximo de 3 (três), e requerer, justificadamente, outras provas, inclusive requisição de documentos em poder de terceiros ou de repartições públicas.

Saliente-se, a propósito, que diante da celeridade que deve ter essa ação, entendeu o TSE não ser cabível a concessão de antecipação dos efeitos da tutela em seu bojo [16].

O mandatário que se desfiliou e o eventual partido em que esteja inscrito serão citados para responder no prazo de 5 (cinco) dias, contados do ato da citação. Do mandado constará expressa advertência de que, em caso de revelia, presumir-se-ão verdadeiros os fatos afirmados na inicial.

Na resposta, o requerido juntará prova documental, podendo arrolar testemunhas, até o máximo de 3 (três), e requerer, justificadamente, outras provas, inclusive requisição de documentos em poder de terceiros ou de repartições públicas.

Decorrido o prazo de resposta, o tribunal ouvirá, em 48 (quarenta e oito) horas, o representante do Ministério Público, quando não seja requerente, e, em seguida, julgará o pedido, em não havendo necessidade de dilação probatória.

Havendo necessidade de provas, deferi-las-á o Relator, designando o 5º (quinto) dia útil subseqüente para, em única assentada, tomar depoimentos pessoais e inquirir testemunhas, as quais serão trazidas pela parte que as arrolou.

Declarando encerrada a instrução, o Relator intimará as partes e o representante do Ministério Público, para apresentarem, no prazo comum de 48 (quarenta e oito) horas, alegações finais por escrito.

Incumbe aos requeridos o ônus da prova de fato extintivo, impeditivo ou modificativo da eficácia do pedido.

Para o julgamento, antecipado ou não, o Relator preparará voto e pedirá inclusão do processo na pauta da sessão seguinte, observada a antecedência de 48 (quarenta e oito) horas. É facultada a sustentação oral por 15 (quinze) minutos.

Julgando procedente o pedido, o tribunal decretará a perda do cargo, comunicando a decisão ao presidente do órgão legislativo competente para que emposse, conforme o caso, o suplente ou o vice, no prazo de 10 (dez) dias.

São irrecorríveis as decisões interlocutórias do Relator, as quais poderão ser revistas no julgamento final, de cujo acórdão cabe o recurso previsto no art. 121,§ 4º da Constituição da República. Se, contudo, tratar-se de "decisão monocrática", o entendimento do TSE é no sentido de ser cabível o agravo regimental, nos termos do art. 36, § 8º, do RITSE. [17]

O processo que trate do presente tema terá preferência, devendo encerrar-se no prazo de 60 (sessenta) dias.


Fonte jurídica: JUS - Rodrigo Martiniano Ayres Lins

PROTESTO Estudantes realizam ato em apoio à greve dos professores e entregam dossiê ao governo

No documento entregue na secretaria de Educação, são relatados problemas encontrados em 13 

escolas estaduais

Publicado em 30/04/2015, às 11h44


Do JC Online


Com informações da repórter Valéria Oliveira


Cerca de 80 alunos de oito escolas se reuniram com faixas e cartazes na Várzea, Zona Oeste do Recife / Foto: Edmar Melo / JC Imagem


Cerca de 80 alunos de oito escolas se reuniram 



com faixas e cartazes na Várzea, Zona Oeste do Recife



Foto: Edmar Melo / JC Imagem

Estudantes da rede estadual de ensino voltaram às ruas nesta quinta-feira (30) em mais um ato de apoio à greve dos professores do Estado. Cerca de 80 alunos de oito escolas se reuniram com faixas e cartazes na Várzea, Zona Oeste do Recife, e seguiram em direção à Secretaria de Educação de Pernambuco para entregar um dossiê com as demandas das escolas ao secretário de Educação Fred Amâncio.

Os estudantes prepararam um documento, produzido em texto, foto e vídeo, com as demandas estruturais das escolas e os problemas encontrados pelos alunos que comprovam o sucateamento das unidades de ensino. O documento relata os problemas estruturais encontrados em 13 escolas da Região Metropolitana do Recife, entre elas o Etepam, o Ginásio Pernambucano e o Colégio Nóbrega. As demandas são listadas em relação a cada unidade de ensino e apontam questões como falta de material escolar e de limpeza, equipamentos quebrados, alimentação de má qualidade e falta de segurança. Confira o documento na íntegra:

Os estudantes prepararam um documento, produzido em texto, foto e vídeo, com as demandas estruturais das escolas e os problemas encontrados pelos alunos que comprovam o sucateamento das unidades de ensino. O documento relata os problemas estruturais encontrados em 13 escolas da Região Metropolitana do Recife, entre elas o Etepam, o Ginásio Pernambucano e o Colégio Nóbrega. As demandas são listadas em relação a cada unidade de ensino e apontam questões como falta de material escolar e de limpeza, equipamentos quebrados, alimentação de má qualidade e falta de segurança. Confira o documento na íntegra:

terça-feira, 28 de abril de 2015

SENSIBILIZADO POR UMA NOVA ETAPA DA BRILHANTE EQUIPE NO CONSELHO GESTOR DO HGA.




BOM  DIA,  

SR.  CARLAO  E  SR.  VALMIR

SENSIBILIZADO  POR  UMA  NOVA  ETAPA  DA  BRILHANTE  EQUIPE  NO CONSELHO GESTOR  DO  HGA.

TENDO  EM  VISTA  MINHAS  ATIVIDADES  EM UMA  NOVA  REGIAO/CIDADE EM CASCAVEL-PR.

NAO  PODERI  ESTAR  PRESENTE  AO  GRANDE  EVENTO  SOCIAL.

FICO  AGRADECIDO  POR TER  RECEBIDO  HONRROSO  CONVITE  DE  PARTICIPAÇAO.

DESEJO  SUCESSO  A  PERFEITA  E  DIGNA  EQUIPE  QUE  IRAH  CONDUZIR  OS  TRABALHOS  NO  CONSELHO

GESTOR EM  2015/2016.

CERTO  DE  SEUS  RECEBIMENTOS  DESTA  MENSAGEM  NOVAMENTE   PARABENIZO TODOS  OS  INTEGRANTES

DO  CONSELHO  GESTOR DO  HGA. 

NUNCA  PODEREI  ESQUECER   AS  ATIVIDADES  SOCIAIS,  POIS  ELAS,  FAZER  PARTE  DO  MEU  E  DOS  NOSSOS

CORAÇOES.

ABRAÇOS  A  TODOS  OS  SEGUIMENTOS ( USUARIOS, GESTORES E TRABALHADORES  )











ATENCIOSAMENTE,  

DO  AMIGO

RUBILAR  CORREA

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Aluno compõe uma música de protesto Manaus Acritica com Manaus Am

Em Iranduba, menino faz música relatando a rotina sofrida que alunos enfrentam para estudar

Cansado de não conseguir ir às aulas, estudante de 12 anos fez música relatando as agruras pelas quais passa na Zona Rural

SEGURANÇA Servilho Paiva é novo corregedor da SDS

Ex-secretário de Defesa Social, delegado federal volta a Pernambuco

Publicado em 22/04/2015, às 18 h 02

Do JC Online


O ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco, Servilho Paiva, é o novo corregedor da Secretaria de Defesa Social. Ele acabou de ser empossado pelo secretário Alessandro Carvalho, em cerimônia que contou com a presença da cúpula da segurança pública do Estado, no edifício sede da Corregedoria, no bairro da Boa Vista, Centro.

Delegado da Polícia Federal, Servilho substitui Paulo Barbosa, que desde março ocupava o cargo. Servilho Silva Paiva foi secretário-executivo de Defesa Social de Pernambuco no início do governo Eduardo Campos, auxiliando o secretário Romero Meneses. Com a saída deste, em setembro de 2007, passou a ser titular da pasta. Em abril de 2010, deu lugar ao também delegado federal Wilson Damázio.

Nascido em Fortaleza (CE), Servilho também foi secretário de Defesa Social do Ceará, entre setembro de 2013 e dezembro de 2014.

CLIMA Apac divulga alerta de fortes chuvas nas próximas 24h

Estimativa é de que as precipitações ultrapassem os 30 mm na Zona da Mata, RMR e Agreste

Publicado em 22/04/2015, às 17h52

Do JC Online

Precipitações, que tiveram início na manhã desta quarta, devem prosseguir durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira / Foto: Vanessa Araújo/JC Online

Precipitações, que tiveram início na manhã desta quarta, devem 


prosseguir durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira


Foto: Vanessa Araújo/JC Online

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgou nessa quarta-feira (22) um alerta de fortes chuvas para as próximas 24h. A estimativa do órgão é de que as precipitações ultrapassem os 30 mm na Zona da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR) e Agreste. As precipitações, que tiveram início na manhã desta quarta devem prosseguir durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira (23).

Segundo a Apac, possibilidade de chuvas seria devido a instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As equipes de prontidão da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) podem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

POLÍCIA Delegado é baleado durante operação na Iputinga

O delegado da Polícia Civil Ivaldo Pereira levou um tiro na perna e foi encaminhado para o Hospital da Restauração

Publicado em 22/04/2015, às 12h56

Do JC Online

O delegado estava na comunidade do Detran para dar cumprimento a um mandado de prisão / Foto: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem

O delegado estava na comunidade do Detran para dar cumprimento a um mandado de prisão


Foto: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem

O delegado da Polícia Civil Ivaldo Pereira foi baleado durante uma ação no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta quarta-feira (22). O delegado da 8ª Delegacia Seccional de Paulista estava na comunidade do Detran para dar cumprimento a um mandado de prisão, quando um tiro acidental foi disparado da arma de outro policial que estava na ação.

Ivaldo Pereira levou um tiro na perna e fraturou o fêmur. Segundo informações da polícia, o delegado está consciente. A vítima foi socorrida para o Hospital Barão de Lucena, de onde foi levada para o Hospital da Restauração e, em seguida, encaminhado ao Hospital Português, na Ilha do Leite, onde será submetido à cirurgia para retirada da bala. O preso foi encaminhado ao Centro de Triagem Professsor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

CLIMA Massa de ar seco dificulta ocorrência de chuva no Grande Recife

Apesar de já ter começado o período chuvoso, temperaturas continuam altas

Publicado em 22/04/2015, às 07h10

Do JC Online

Temperatura média em abril é de 32 graus. Recifense aproveita para ir à praia / Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Temperatura média em abril é de 32 graus. Recifense aproveita para ir à praia

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

As temperaturas continuam altas na Região Metropolitana do Recife (RMR), apesar de já ter começado o período chuvoso. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a temperatura média em abril aumentou um grau em comparação a março, chegando aos 32 graus. O aumento é pequeno, mas muita gente já sentiu a diferença por causa do calor e a diminuição da precipitação. A causa é uma massa de ar seco que paira sobre o Estado desde o início deste mês.

Por causa do fenômeno, os dias de sol são mais frequentes, e as chuvas, mais raras. Quando fica mais quente, o nível de umidade diminui e o céu fica mais limpo, sem nuvens, então, a radiação escapa para a atmosfera com mais facilidade, pois não existe um bloqueio. As nuvens ajudam no efeito estufa natural e refletem a energia de volta para a superfície, gerando climas mais amenos.

“O período chuvoso na região metropolitana vai do mês de março a julho. A massa de ar seco está atrapalhando a ocorrência de precipitação, porque não há umidade. De vez em quando, a temporada de chuvas se estende a agosto ou setembro, mas só vamos saber se isso ocorrerá após reuniões climáticas em maio e junho, quando será feita a previsão para os próximos três meses”, afirma o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo.

A estimativa é de que a massa de ar seco permaneça sobre o Estado por mais três dias. Porém, pode sofrer influência de outros fenômenos naturais que trazem a umidade, a exemplo do efeito de brisas, comum na região de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. As brisas são ventos do oceano que tornam o ar mais úmido e causam chuvas na Zona da Mata e no Grande Recife.

ESTRADA DOS RÉMEDIOS PM cumpre mandado de reintegração de posse em Afogados

Cerca de 500 famílias se estabeleceram no local, que pertence à União

Publicado em 22/04/2015, às 09h10


Do JC Online

Trânsito no local ficou complicado por causa da ação da PM / Foto: @ameira/Twitter


Trânsito no local ficou complicado por causa da ação da PM


Foto: @ameira/Twitter

A Polícia Militar cumpriu na manhã desta quarta-feira (22) um mandado de reintegração de posse em um terreno localizado na Estrada dos Remédio, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. A área, que foi tomada por cerca de 500 famílias de comunidades próximas, pertence à União. 

De acordo com a coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de Pernambuco, Elisabete Araújo, a desocupação aconteceu por volta das 5h e surpreendeu as famílias. "A gente teve uma reunião com o presidente da SPU (Secretária do Patrimônio da União) e uma das reivindicações foi que não fizesse reintegração de posse neste terreno sem discussão prévia. Ele se prontificou em fazer a negociação mas não cumpriu", protestou. Elisabete contou ainda que a polícia fez uso de força para retirar as pessoas e muitos passaram mal. Durante a ação, a polícia não teria lido o mandado de segurança.

Ainda segundo a coordenação do movimento, as famílias montaram as barracas no terreno no último dia 15 e pedem que casas populares sejam construídas no local. Caminhões do Governo do Estado foram cedidos para levar os pertences dos moradores para outros locais.

O trânsito no local ficou complicado por causa da ação da PM. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) a ação já estava prevista, e por isso foi disponibilizado agentes para organizar o fluxo de veículos na via.

DERBY Hospital da Polícia Militar é atingido por princípio de incêndio

Foco do incêndio aconteceu no alojamento feminino, no quarto andar do prédio que abriga a unidade de saúde

Publicado em 22/04/2015, às 10h15

Do JC Online

Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8h / Foto: Reprodução/Google Maps



Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8h


Foto: Reprodução/Google Maps

Um princípio de incêndio atingiu o Hospital da Polícia Militar de Pernambuco, no bairro do Derby, área central do Recife, na manhã desta quarta-feira (22). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 8h e as chamas foram rapidamente controladas.

Ainda segundo os bombeiros, o foco do incêndio aconteceu no alojamento feminino, no quarto andar do prédio que abriga a unidade de saúde. Ninguém ficou ferido.

TERCEIRIZAÇÃO Técnicos administrativos da UFRPE paralisam as atividades nesta quinta

Categoria protesta contra o projeto de lei que facilita às empresas a contratação de funcionários 

terceirizados

Publicado em 22/04/2015, às 17h25

Do JC Online

Os técnico-administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) planejam uma paralisação para a manhã desta quinta-feira (23). Os trabalhadores protestam contra o projeto de lei que facilita às empresas a contratação de funcionários terceirizados e as medidas provisórias que atingem as pensões, o seguro desemprego e o seguro defesa.

De acordo com o Sindicato dos Técnico-administrativos da UFRPE (Sintufepe -UFRPE), os técnico-administrativos decidiram pela panfletagem durante Assembleia Geral realizada na manhã da última sexta-feira (17). A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e de Serra Talhada (UAST) também participam do ato
O projeto de lei 4.330, alvo do protesto, altera as regras sobre a terceirização dentro das empresas do País. Prevendo a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade, o projeto não estabelece limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização.

ZONA SUL Árvore cai atingindo quatro postes e interditando via em Boa Viagem

Ocorrência interrompeu o fornecimento de energia nas imediações da via

Publicado em 22/04/2015, às 16h50

Do JC Online

Acidente aconteceu na Rua Dona Uzinha Nunes / Foto: Reprodução/ Google Street View



Acidente aconteceu na Rua Dona Uzinha Nunes



Foto: Reprodução/ Google Street View


A queda de uma árvore atingiu quatro postes na Rua Dona Uzinha Nunes, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na tarde desta quarta-feira (22). A planta de grande porte caiu após uma ventania e bloqueia a via, além do portão de um edifício. Não há informação sobre feridos.

De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a ocorrência interrompeu o fornecimento de energia nas imediações da Rua e a previsão é que o serviço seja totalmente concluído no início da noite. Uma equipe da  Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também foi acionada para a retirada da árvore.

ZONA NORTE Poste cai e complica o trânsito na Avenida 17 de Agosto

Caso aconteceu nas imediações do Açude de Apipucos.

 Ainda não se sabe o que causou a queda.

Publicado em 22/04/2015, às 14h59  Do JC Online

Faixa no sentido da BR-101 foi bloqueada / Foto: Robson Sena/ Via Twitter




Faixa no sentido da BR-101 foi bloqueada




Foto: Robson Sena/ Via Twitter


Um poste caiu na Avenida 17 de Agosto, na Zona Norte do Recife, na tarde desta quarta-feira (22). De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o caso aconteceu nas imediações do Açude de Apipucos e bloqueou uma faixa no sentido da BR-101.

Agentes de trânsito foram acionados para organizar o fluxo de veículos no local, que ficou intenso. Ainda não se sabe o que causou a queda do poste, nem se é o equipamento é de iluminação pública ou de transmissão de energia elétrica. A Celpe foi acionada para averiguar a ocorrência.

TAXISTAS Audiência pública discute circulação de táxis de outras cidades no Recife

Projeto de Lei apresentado propõe a criação de um convênio entre os municípios para regularizar 

o retorno de passageiros para a cidade de origem

Publicado em 22/04/2015, às 13h03

Do JC Online


Com informações da repórter Maria Regina Jardim

A reunião contou com a participação de representantes do município, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, e taxisitas / Foto: Maria Regina Jardim / Especial para o JC Online


A reunião contou com a participação de representantes do



 município, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, e taxisitas



Foto: Maria Regina Jardim / Especial para o JC Online

Uma audiência pública para analisar a situação dos taxistas de outras praças no Recife foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara dos Vereadores do Recife. A reunião contou com a participação de representantes do município, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, e taxisitas.

A audiência apresentou o Projeto de Lei do vereador Aerto Luna (PRP), que cria um convênio entre os municípios para regulamentar o trânsito de taxistas de outras cidades da RMR e do interior na Capital e o retorno de passageiros a seus pontos de origem. O projeto prevê a criação de um aplicativo que contenha as informações referentes ao passageiro e que comprovem o embarque em outra cidade.

O objetivo é que o taxista que vier de outra cidade com um passageiro possa embarcar novamente o usuário para retornar para o destino de origem. O taxista terá um documento, como um voucher, que comprovará a regularidade do embarque.

Atualmente, Lei Municipal 17.782/2012 proíbe que taxistas de outras praças realizem embarques de passageiros dentro do Recife. Os profissionais de fora podem trazer passageiros à Capital, mas não podem retornar com passageiros embarcados na cidade. O objetivo da proposta é que o taxista possa levar o passageiro de volta para o lugar onde ele embarcou sem penalidade para o motorista.

Os taxistas reclamam de abuso de autoridade dos agentes da CTTU e do fato de a Capital legislar e os outros municípios terem que se submeter ao que for determinado. Quem desobedecer a norma fica sujeito a uma multa de R$ 2.524,29, e de R$ 1.684,29 para os que forem flagrados circulando com a placa luminosa. O assunto foi pauta de protestos promovidos tanto pelos taxistas da RMR que reivindicam o direito de trabalhar na Capital quanto pelos trabalhadores do Recife que denunciam a presença dos demais taxistas na cidade.

terça-feira, 21 de abril de 2015

LUTO Morre aos 62 o dramaturgo Vladimir Capella

Dramaturgo estava hospitalizado há cerca de 20 dias na Unidade de Terapia Intensiva em razão de

um enfisema pulmonar



Publicado em 21/04/2015, às 14h32


Folhapress

O dramaturgo Vladimir Capella morreu aos 62 anos na manhã desta terça-feira (21) em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, em decorrência de parada cardiorrespiratória.

De acordo com sua sobrinha, Monalisa Delgado, ele estava hospitalizado há cerca de 20 dias na Unidade de Terapia Intensiva em razão de um enfisema pulmonar.

Capella é um dos mais importantes autores contemporâneos de peças infantis. Escreveu e dirigiu produções célebres, como "Panos e Lendas" (1978), "Do Outro Lado" (1983) e "Avoar" (1985). Em 2003, adaptou para o teatro o livro de Jorge Amado "O Gato Malhado e A Andorinha Sinhá". Também criou espetáculos adultos, como "Filme Triste" (1983) e "Louco Circo do Desejo" (1985).


LUTO Morre o sanfoneiro Camarão, ícone da música nordestina

Camarão era considerado "Patrimônio Vivo de Pernambuco" desde 2005

Publicado em 21/04/2015, às 10h55

Do JC Online

Com informações do repórter Mateus Araújo

Em mais de 50 anos de carreira, Camarão tocou ao lado de nomes como Sivuca, Hermeto Pascoal e o rei do baião, Luiz Gonzaga / Foto:Edmar Melo/JC Imagem


Em mais de 50 anos de carreira, Camarão tocou ao lado 



de nomes como Sivuca, Hermeto Pascoal e o rei do baião, Luiz Gonzaga



Foto:Edmar Melo/JC Imagem


O sanfoneiro pernambucano Reginaldo Alves Ferreira, conhecido como Camarão, morreu, na manhã desta terça-feira (21), no Recife, aos 74 anos. O músico estava internado no Hospital Santa Joana desde sábado para fazer alguns exames, quando apresentou um quadro de infecção e veio a falecer, às 8h40 desta terça.

Segundo a nora do sanfoneiro, Rilva Fonseca, o desejo dele era ser enterrado em Caruaru. A família, neste exato momento, está organizando o velório e o transporte do corpo para a cidade do Agreste.
Mestre Camarão nasceu em 23 de junho de 1940, em Brejo da Madre de Deus, e era Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005. Em 2013, ele foi um dos perfilados no caderno especial do JC, Pernambuco Vivo, sobre os 30 artistas que têm título patrimônios do estado.