Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 31 de janeiro de 2016

Brasil entre os 10 maiores cotistas do FMI é “fato histórico”, diz líder do PT

fmi reuniao
O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), qualificou hoje como “marca histórica” o fato de o Brasil passar ser, pela primeira vez na história, um dos dez maiores cotistas do Fundo Monetário Internacional (FMI), criado em 1944 e integrado por 188 países. “Graças aos governos do PT e aliados, de 2003 até agora, conseguimos esse feito histórico, rompendo com o ciclo de submissão ao FMI alimentado por anos a fio pelo PSDB”, disse o parlamentar.
O FMI anunciou na quinta-feira (28) que as condições para a implementação da esperada reforma de cotas foram satisfeitas e os países emergentes vão ganhar maior poder na instituição. Outro fato inédito na história do Fundo é que quatro emergentes estarão entre os dez maiores cotistas. Além do Brasil, China, Rússia e Índia vão figurar no grupo. Os Estados Unidos seguem como os maiores cotistas do FMI, seguidos por Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.
Sibá recordou que a maior presença do Brasil no cenário internacional foi articulada em sintonia fina com os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A maior influência dos emergentes no FMI está situada nesse contexto.
O líder do PT lembrou que até o governo tucano de FHC (1995-2002) o FMI “fazia o que queria” no Brasil. “O Fundo ‘ajudava’ com uma mão e tirava com a outra, e os tucanos ficavam subservientes, faziam até o seu ‘superávit ‘ fiscal com recursos do FMI. Com o PSDB, o Brasil ia de pires na mão em busca de recursos do FMI e jamais teria condições de implementar políticas sociais, como o Bolsa Família, com as amarras impostas pelo FMI”, lembra Sibá.
Reformas – Com a reforma, no ranking projetado de maiores cotistas, a China ficará como terceiro maior cotista e o Brasil será o décimo maior. Atualmente o Brasil possui 1,396% das cotas do FMI e 1,72% do poder de voto. Com a reforma, a projeção é de que o país tenha 2,32% das cotas e 2 22% do poder de voto. Os Estados Unidos devem ter ligeira redução na participação nas cotas, de 17,6% para 17,4%.
A reforma de cotas, um desejo do governo brasileiro e de outros emergentes, começou a ser discutida em 2008 e foi aprovada pelo FMI em 2010. Desde então, vinha sendo seguidamente barrada no Congresso dos EUA, mesmo com apoio declarado do presidente Barack Obama. A razão é que os republicanos, que dominam o Legislativo, não queriam destinar mais recursos para o Fundo e por isso vetavam a reforma. Além de aumentar o poder de voto dos emergentes, os países-membros terão que fazer um novo aporte ao Fundo, que vai dobrar sua capacidade de financiamento, passando a contar com cerca de US$ 660 bilhões.
Em dezembro, inesperadamente, o Congresso dos EUA aprovou o orçamento para o ano fiscal de 2016 sem vetar a reforma do FMI. Com isso, a mudança poderá finalmente sair do papel. "Essa reforma vai assegurar que o Fundo seja capaz de melhor representar as necessidades dos países-membros em um ambiente global em rápida transformação", afirmou a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.
Com as condições da reforma satisfeitas, os países-membros terão que desembolsar os recursos necessários para a ampliação do poder de voto. A expectativa do FMI é que esse processo seja concretizado em um mês. Um dos argumentos do governo brasileiro, defendido pelo então ministro da Fazenda, Guido Mantega, era de que os emergentes ganharam peso na economia mundial nos últimos anos, mas não em organismos multilaterais como o FMI. Por isso, no caso do Fundo, países economicamente menores que o Brasil, Índia e China, como a Bélgica e Holanda, tinham maior poder de voto.
Ordem internacional – Na opinião de Sibá, ao liquidar a divida que tinha com o FMI, ainda no governo Lula, o Brasil projetou-se mundialmente e ajudou a construir, com os parceiros do BRICS, condições para alterar a ordem econômica internacional. O petista citou como exemplo a criação, no ano passado, do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), do BRICS. A instituição foi criada para financiar os primeiros projetos de desenvolvimento sustentável em países pobres já a partir deste ano. O NBD diversifica as fontes de financiamento para cobrir o grande déficit de infraestrutura nos países emergentes.
Como lembrou Sibá, é a primeira instituição financeira de caráter global que não é liderada pela Europa ou pelos Estados Unidos, e vem como alternativa ao FMI e ao Banco Mundial. O banco terá sede em Xangai, na China, e será presidido durante um primeiro mandato de cinco anos pelo indiano K. V. Kamath. O capital inicial é de 50 bilhões de dólares, somado a um fundo de resgate financeiro – Arranjo Contingente de Reservas – no valor de 100 bilhões de dólares.
Equipe PT na Câmara com agências

LEI DA COPA Ação no STF questiona aval de Dilma a nova polícia

O parágrafo em questão está na lei 12.462, de 4 de agosto de 2011 - a chamada Lei da Copa -, que definiu o regime diferenciado de contratações públicas para a realização da Olimpíada/Paraolimpíada


Publicado em: 31/01/2016 10:11 


Uma ação direta de inconstitucionalidade que tramita no Supremo Tribunal Federal - a ADI 4708, do Ministério Público Federal - questiona se a presidente Dilma Rousseff desrespeitou ou não a Constituição ao sancionar, numa lei de 70 artigos, um parágrafo que regulamentou a Polícia Ferroviária Federal (PFF). O parágrafo em questão está na lei 12.462, de 4 de agosto de 2011 - a chamada Lei da Copa -, que definiu o regime diferenciado de contratações públicas para a realização da Olimpíada/Paraolimpíada deste ano e da Copa de 2014. O relator, desde novembro de 2011, é o ministro Luiz Fux.

Criada pela Constituição de 1988, a PFF nunca entrou nos trilhos. Os autocandidatos a integrá-la, desde o governo Sarney, são os agentes de segurança da extinta Rede Ferroviária Federal (Rede), da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).

Nas três, o regime trabalhista é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os agentes de segurança - cerca de 1.100 - são representados por uma Comissão Nacional. Seu objetivo é guindá-los a policiais ferroviários federais - funcionários públicos, portanto - sem fazer concurso público.

O parágrafo que o MPF considera inconstitucional nasceu de uma “emenda jabuti” - como são chamados os contrabandos legislativos que juntam alhos a bugalhos, proibidos pelo STF em outubro do ano passado.

Tem cinco linhas: “Os profissionais da Segurança Pública Ferroviária oriundos do grupo Rede, Rede Ferroviária Federal (RFFSA), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) que estavam em exercício em 11 de dezembro de 1990, passam a integrar o Departamento de Polícia Ferroviária Federal do Ministério da Justiça.”

Em novembro de 2011, o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entrou com a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a sanção da presidente da República. Gurgel argui, principalmente, que a Constituição exige concurso público para o provimento dos cargos.

Também era esta a posição da Advocacia Geral da União (AGU) - até a entrada da ADI. Depois, a AGU passou a afirmar que o parágrafo é constitucional.

O Ministério da Justiça - a quem caberia a incorporação da categoria - aguarda uma decisão do STF. “Estou de mãos atadas para cumprir o que a lei determina”, disse ao Estadão o ministro José Eduardo Cardozo. “Mesmo que esses cargos estivessem criados - e não estão - existe o princípio constitucional da exigência do concurso público, que uma lei não pode mudar”, afirmou.

Parecer - Em fevereiro de 2009 - no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entusiasta da reivindicação -, a comissão nacional oficializou, na AGU, o pedido para a estruturação da PFF no Ministério da Justiça, com o aproveitamento dos agentes de segurança.

Foram criados dois grupos de trabalho. Inúmeros relatórios e reuniões depois, a Consultoria-Geral da União, subordinada à AGU deu seu parecer.

Ele foi assinado em 14 de dezembro de 2009, pela consultora Alda Freire de Carvalho: “Não há possibilidade jurídica para o aproveitamento dos requerentes na carreira de policial ferroviário federal, função eminentemente de Estado que requer prévio concurso público, nos moldes do artigo 37 da Constituição da República.”

O parecer foi avalizado pelo consultor-geral da União, Ronaldo Vieira Júnior, e, por último, pelo tanto ontem como hoje advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams. Até Lula sair da presidência o trem não andou. Mas o lobby sim.

“Eles já trouxeram a solução pronta”, contou o petista João Paulo Cunha quando ainda era deputado federal por São Paulo - hoje ele está em prisão domiciliar por ter sido condenado na Ação Penal 470, mais conhecida por mensalão. “Como eu acho a causa justa, acatei e encaminhei.”

Eles, no caso, é a Comissão Nacional pró-PFF. A “solução pronta” foi uma emenda jabuti à Medida Provisória 527, que alterava a organização da Presidência da República e dos Ministérios.

A presidente Dilma Rousseff a mandou para o Congresso em março de 2011. Ao tratar do Ministério da Justiça, a MP incluía, como um de seus órgãos, o Departamento de Polícia Ferroviária Federal. Transformada a MP em lei, era só aguardar que o governo abrisse concurso público para preencher as vagas do novo DPFF.

Encaixe - A emenda levada a João Paulo Cunha lotava no DPFF, em primeira viagem, os agentes de segurança celetistas das três empresas ferroviárias. Acatada e encaminhada, ela encaixou-se como um parágrafo-jabuti em uma emenda aditiva à MP 527. “Nada mais justo que efetivar primeiro os que já estavam no sistema - e depois fazer concurso público para os novos”, disse ao Estado o senador Paulo Paim (PT-RS), outro baluarte no apoio à categoria.

Paim ainda se emociona com a lembrança de uma foto de 2012 - onde confraterniza com dezenas de candidatos à PFF. “É uma luta justa”, afirmou o senador. “Ao sancionar o parágrafo, a presidente Dilma deu um grande sinal para valorizar o sucateado sistema ferroviário brasileiro.”

É comum, antes de sancionar uma lei, que a Presidência da República consulte a Advocacia Geral da União. É o que foi feito com a 12.462. A AGU reiterou, então, que o parágrafo era inconstitucional. Mesmo assim, exercendo seu soberano direito presidencial, a presidente Dilma sancionou o texto.

“A AGU é um órgão consultivo, o parecer pela inconstitucionalidade é opinativo, e a presidente tem o direito de não concordar”, disse o advogado geral da União, ministro Luís Inácio Adams. “Não foi a primeira vez que ela não acatou. Em seu juízo, a presidente pondera considerações jurídicas, políticas, sociais e históricas, e toma a decisão que lhe aprouver.”

A AGU mandou para o ministro Luiz Fux, defendendo a sanção da presidente Dilma, um arrazoado diverso dos pareceres anteriores - defendendo a constitucionalidade do que já considerara inconstitucional. “A lei manda que em casos como esses a AGU defenda a Presidência”, afirmou Adams. “E eu devo admitir, neste caso, que há precedentes jurídicos semelhantes que permitem admitir a constitucionalidade.”

Citou, como exemplo, o caso dos servidores e empregados públicos afastados na época do Governo Collor, afinal reintegrados. A semelhança é capenga - os pretendentes à PFF seguem em seus empregos, regularmente - mas tudo isso, agora, é o Supremo Tribunal Federal que irá decidir. Os autos da ADI 4708 estão conclusos para uma decisão do ministro Luiz Fux desde o dia 12 de agosto de 2014.

INVESTIGAÇÃO Futuro de Lula dependerá de Dilma, avalia petista

Petista só vê chance de recuperar a reputação em curto ou médio prazo se Dilma corrigir o rumo da economia e chegar ao fim de seu mandato com índices razoáveis de aprovação


Publicado em: 31/01/2016 10:41 


Um aspecto curioso chamou a atenção de pessoas que conversaram com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana. Embora tenha entrado na mira da Operação Lava Jato e do Ministério Público Estadual por causa de um apartamento tríplex no Guarujá, Lula só falava de economia, principalmente das expectativas quanto à reunião da presidente Dilma Rousseff com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, realizada na sexta-feira.

A alguns destes interlocutores Lula explicou o motivo da fixação com a economia. Ciente dos danos que as suspeitas de envolvimento com empresas investigadas na Lava Jato têm causado à sua imagem, o petista só vê chance de recuperar a reputação em curto ou médio prazo se Dilma corrigir o rumo da economia e chegar ao fim de seu mandato com índices razoáveis de aprovação. Nas palavras de um aliado, “Lula agora está nas mãos da Dilma”.

O entorno de Lula avalia que tanto o ex-presidente quanto o PT estão de mãos atadas diante da ofensiva da Lava Jato e do MP paulista contra o petista. A decisão de abrir mão do tríplex no Guarujá seguiu orientações jurídicas e, no entender de assessores do ex-presidente, é absolutamente legal.

O PT, por sua vez, não pode fazer mais do que manifestar publicamente solidariedade ao ex-presidente diante do que considera como “agressões”, mas não tem poder real para interferir no processo. Na reunião da Executiva do partido na última terça-feira, em Brasília, um grupo de dirigentes defendeu uma resolução política que trouxesse uma defesa explícita de Lula, mas o próprio ex-presidente abriu mão. O desagravo deve ficar para o aniversário do PT, nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Aliados ofereceram a Lula uma série de alternativas de defesa que passavam de alguma forma pelo Palácio do Planalto. Lula recusou. Segundo pessoas próximas, ele sabe que Dilma vê na Lava Jato a possibilidade de deixar uma marca positiva de seu governo e não está disposto a cruzar esta fronteira.

Embora tentem passar uma impressão de segurança jurídica em relação ao apartamento do Guarujá, auxiliares do ex-presidente começaram a dar sinais de dúvida na última semana. Aqueles que até a semana passada classificavam as acusações contra Lula de tentativas de criminalizá-lo politicamente, hoje usam a expressão “criminalização jurídica”.

Aliados de Lula empenhados em reverter a situação esbarram em outra barreira: tanto o apartamento do Guarujá quanto o sítio usado pelo petista em Atibaia, cuja reforma teria sido paga pela Odebrecht, são assuntos estritamente pessoais, que nada tem a ver com questões partidárias ou governamentais como foi, por exemplo, o mensalão. Isso aumenta a dificuldade para abordar os temas.

Zelotes - Esse ponto fica ainda mais complicado quando se trata das investigações da Operação Zelotes contra Luís Cláudio, filho caçula do petista, cuja empresa, a LFT Marketing Esportivo, recebeu R$ 2,5 milhões da Marcondes & Mautoni, empresa investigada por fazer lobby pela suposta compra de uma medida provisória no governo Lula.

O ex-presidente evita o assunto até com auxiliares mais próximos e poucos ousam questioná-lo sobre o tema. No PT, prevalece a versão de que Lula não sabia do contrato e entregou o filho à própria sorte.

Recentemente, um aliado próximo de Lula esteve com Mauro Marcondes, dono da Marcondes & Mautoni, para levantar informações. O empresário garantiu que jamais conversou com o ex-presidente sobre a contratação da empresa de Luís Cláudio.

Mesmo assim, a legião de políticos que gravita em torno de Lula se sente “no escuro” e imobilizada enquanto vê o cerco se fechar em torno do principal símbolo do PT.

Pesquisas internas do partido deixam clara a erosão provocada pelas denúncias na imagem de Lula. Mas também mostram que frases infelizes do ex-presidente como “não tem uma viva alma mais honesta do que eu” e, principalmente, o mau desempenho do governo Dilma Rousseff têm efeito igual ou pior do que as denúncias.

Apesar da avalanche de acusações, o entorno de Lula mantém a confiança de que, ao cabo das investigações, o petista sairá limpo. Com isso, parte da erosão seria estancada. O mesmo otimismo não se repete quanto ao governo. Lula e boa parte do PT admitem em conversas reservadas que Dilma não “aprendeu a governar” e ainda age como ministra.

Por isso a fixação do ex-presidente com a reunião do Conselhão de sexta-feira. Para Lula, seria a chance de Dilma para dar uma guinada na política econômica e aproveitar o arrefecimento do pedido de impeachment para tirar o governo do atoleiro e chegar em 2018 em condições de permitir a Lula possibilidades de voltar ao Palácio do Planalto. Em conversa recente, o petista teria dito a Dilma que ela “precisa ser a presidente e não a ministra”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

DANÇA DAS CADEIRAS Ximbinha escolheu cantora pernambucana para substituir Thábata Mendes na X-Calypso

Cantora sertaneja, Leya Emanuelly é de Serra Talhada e era backing vocal da banda

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/01/2016 08:07

Nova formação foi anunciada um dia após a saída de Thábata. Foto: Tarso Sarraf/O Liberal
Nova formação foi anunciada um dia após a saída de Thábata. Foto: Tarso Sarraf/O Liberal

O guitarrista paraense Ximbinha fez a fila andar mais uma vez. Após uma suposta briga com Thábata Mendes - cantora do Rio Grande do Norte com que estava se apresentando desde o começo de janeiro, na banda X-Calypso -, o músico divulgou, em nota, quem irá substituir a loira na banda formada após conturbado divórcio de Joelma, com quem foi casado por quase 20 anos. 

Após briga com Ximbinha, Thábata Mendes deixa X-Calypso


A assessoria de Ximbinha informou que a saída de Thábata, anunciada nesta sexta-feira (29), se deve a divergências conceituais em torno do projeto. "Ambos acreditam que esta foi a melhor decisão, que não prejudicará contratantes e revela o respeito aos novos fãs que a X-Calypso vem conquistando desde sua primeira apresentação no dia 3 janeiro, quando reuniu um público de mais de 100 mil pessoas no aniversário da cidade de Ananindeua, no Pará", afirmou, em comunicado no qual a grafia do nome da banda mudou. 

Recado para Ximbinha? Joelma lança nova música da carreira solo, Não teve amor

Ximbinha garantiu que a X-Calypso não irá acabar e já anunciou quem entra no lugar da loira: a cantora pernambucana Leya Emanuelly e o paraense Gêh Rodriguez assumem os vocais. Com uma nova formação e nova grafia do nome, a banda terá também uma terceira vocalista, que ainda será escolhida para tocar ao lado do guitarrista. Ximbinha vendeu, junto a ex-mulher, mais de 15 milhões de discos com a Banda Calypso. 

Nascida em Serra Talhada, Leya tem 23 anos e já fazia parte da banda. Ela atuava como backing vocal da X-Calypso, além de ter carreira solo como cantora sertaneja. A pernambucana assume os vocais já a partir deste fim de semana. 

CARNAVAL Virgens do Bairro Novo cobrem Olinda de alegria neste domingo

Bloco fundado há 63 anos desfila a partir das 10h em um percurso de 4km

Publicado em: 31/01/2016 09:33 

Um concurso vai escolher as melhores fantasias em 10 categorias. Foto: Julio Jacobina/DP
Um concurso vai escolher as melhores fantasias em 10 categorias. Foto: Julio Jacobina/DP

Hoje é o dia delas. Como têm feito todos os ano, desde 1953, as Virgens do bairro Novo vão colorir a orla de Olinda com suas fantasias exuberantes e sua alegria à prova de qualquer crise. O desfile, que começa às 10h, na Praça 12 de Março, fará um percurso de 4km animado por dez trios elétricos de diferentes estilos musicais. 
Vão passar pelo percurso Naldo Benny, Asas da América, Marreta é Massa, Neto & Diego, Capital do Frevo, Som da Terra, Banda 19, Paulo Pecado e Jefferson Rouche. Este ano, o bloco vai homenagear o ex-diretor da troça, Alexandre Maranhão, falecido no ano passado.
Antes da saída, as estrelas principais da festa vão disputar concursos de fantasia em dez categorias: luxo, originalidade, melhor grupo, mais simpática, mais sapeca, mais tímida, mais pura, mais sexy, mais “mal-amanhada” e virgem das virgens. Os vencedores receberão troféus e os participantes ganham 12 latas de cervejas.
O percurso será acompanhado por 1.970 policiais e 500 seguranças particulares. Cada trio segue acompanhado de uma UTI móvel e uma viatura com 16 policiais. O Bloco Anárquico Virgens do Bairro Novo começou quando rapazes da Cidade Alta, em Olinda, promoveram um jogo de futebol vestidos de mulher, em pleno carnaval. 
Na época, as fantasias eram confeccionadas em papel crepom pelos próprios participantes e o jogo era assistido pelos familiares e amigos. No primeiro ano, o evento foi realizado na Praia do Farol. Depois foi transferido para a Praia de Bairro Novo. Já no segundo ano, as “virgens” começaram a contar com a ajuda de suas mães, irmãs e namoradas quem emprestarem roupas e preparavam as fantasias. 

Trânsito 
Para melhor acomodar o desfile das Virgens o trânsito sofrerá alterações. Das 6h às 23h, nove bloqueios móveis e outros 30 fixos estarão espalhados pelas principais vias de acesso ao Sítio Histórico e à Avenida Getúlio Vargas, de onde parte o desfile. A entrada na cidade estará disponível para a população através da Avenida Pan Nordestina, Avenida Chico Science e Avenida Carlos de Lima Cavalcanti. 
Agentes de trânsito vão orientar a população em pontos estratégicos. Recomenda-se aos moradores que andem com comprovantes de residência para facilitar o acesso.

CONFIRMADO Jamaica confirma o primeiro caso de zika vírus

Agência de Saúde Pública do Caribe informou na sexta-feira que o teste realizado na criança tinha dado positivo

Publicado em: 31/01/2016 09:00 


O Ministério da Saúde da Jamaica confirmou o primeiro caso de zika vírus, de uma criança de 4 anos que tinha viajado recentemente para o Texas, nos EUA.

Segundo um comunicado do ministério, a Agência de Saúde Pública do Caribe informou na sexta-feira que o teste realizado na criança tinha dado positivo. A criança começou a ter os sintomas no dia 17 de janeiro.

Ainda não se sabe exatamente onde a criança pode ter contraído a doença e por isso as autoridades estão investigando o caso.

Segundo o ministério, as autoridades intensificaram os esforços de prevenção e detecção na região de Portmore, em St. Catherine, onde a criança vive.

O Ministro da Saúde da Jamaica disse que irá fornecer uma atualização completa em uma entrevista coletiva na segunda-feira. Fonte: Associated Press

EPIDEMIA Área de transmissão da dengue mais que quadruplica em 10 anos no Brasi

Pesquisa publicada há uma semana no periódico de saúde The Lancet estimou o potencial de exportação da epidemia a partir do Brasil

Publicado em: 31/01/2016 08:37 


Em uma década, a área de transmissão da dengue no Brasil mais que quadruplicou, saltando de 1,5 milhão de km² para 6,9 milhões de km². Isso significa que há mosquitos espalhando dengue em todos esses lugares, o que aumenta o alerta sobre como pode se disseminar o zika nos próximos anos, vírus que usa o mesmo vetor da dengue. Do Brasil, a nova doença tem potencial para se espalhar para o mundo.

Pesquisa publicada há uma semana no periódico de saúde The Lancet estimou o potencial de exportação da epidemia a partir do Brasil. Os pesquisadores, liderados por Oliver Brady, da Universidade de Oxford, mapearam os destinos finais de quase 10 milhões de pessoas que saíram do País para o exterior de aeroportos próximos de locais onde o zika foi transmitido: 65% tinham como destino as Américas, 27%, a Europa, e 5%, a Ásia.

Eles então avaliaram nesses destinos onde há áreas propícias à transmissão do zika, considerando a presença de mosquitos do gênero Aedes. Concluíram que cerca de 60% da população de EUA, Itália e Argentina - alguns dos países com maior fluxo de turistas para o Brasil - vivem em áreas onde pode ocorrer transmissão sazonal da doença. E só nos Estados Unidos 22,7 milhões de pessoas residem em áreas passíveis de transmissão de zika o ano inteiro.

“O ministro (da Saúde, Marcelo Castro) não errou ao declarar que o País está perdendo a luta contra o Aedes. Mas talvez tenha sido infeliz. Se dissesse que o mundo inteiro está perdendo a luta, seria mais correto. Porque o problema não é só no Brasil. O Aedes está alcançando distribuição mundial”, afirma o virologista Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Zanotto coordena uma força-tarefa de vários laboratórios empenhados em desvendar o zika vírus.

Parte dessa expansão, ao menos no Brasil, se dá por motivos já bem conhecidos: aumento da população de mosquitos e avanço da doença por populações que nunca tinham tido contato com a dengue ou que estão se contaminando com sorotipos diferentes. Mas o aquecimento do planeta também pode estar colaborando com isso.

Terra quente - O ano passado foi o mais quente já registrado na história, de acordo com análise das agências americanas espacial (Nasa) e de oceanos e atmosfera (Noaa). Em média, para o mundo inteiro, a temperatura foi 0,9°C mais alta que a média registrada no século 20. O Brasil, somente em dezembro, chegou a ter em algumas regiões temperaturas máximas de 3°C a 5°C mais altas que a média para o mês, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

O clima mais quente segue tendência observada nos últimos anos e causada pelas mudanças climáticas, mas em 2015 foi particularmente intensificado pela presença de forte El Niño. Estudos que relacionem o aquecimento global a uma maior dispersão de doenças transmitidas por vetores ainda são pouco conclusivos, mas a teoria é defendida por vários estudiosos do assunto.

Na quinta-feira, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio de sua diretora-geral, Margaret Chan, disse esperar que o El Niño “incremente a população de mosquitos em muitas áreas (do mundo).”

“O que temos notado é que a dengue tem ido para áreas que eram mais frias, como o Sul do País, onde as temperaturas têm subido. Lá o mosquito tem vida mais curta, mas já temos visto surtos”, diz Christovam Barcellos, da Fiocruz, que fez o mapeamento da expansão da dengue entre 2001 a 2013 (último ano em que estão disponíveis todos os dados por cidades).

“É uma questão de bom senso. Temperaturas mais altas e chuva são condições apropriadas para o mosquito se estabelecer”, explica a bióloga Margareth Capurro, também do ICB da USP, que tenta criar mosquitos transgênicos para combater a disseminação da doença.

E se para o mosquito a situação quente é boa, para o vírus também. “Quando aumenta a temperatura externa, o período de incubação do vírus dentro do mosquito fica bem mais rápido”, explica Zanotto.

Em temperaturas ambientes em torno de 25°C, o período que leva entre o mosquito picar uma pessoa com o vírus e poder transmiti-lo para outra é de cerca de 15 dias. “Mas quando a temperatura é de 30°C, esse período de incubação vai para 6 dias. Fica muito mais rápida a transmissão da doença”, diz. “Sem contar que com calor o mosquito fica muito mais ativo, se locomove mais rápido, aumentando sua área de transmissão”, complementa.

Novos vírus - O pesquisador alerta ainda que a infestação elevada de mosquitos é crucial para estabelecer a infecção por outros arbovírus. Além de dengue, zika e chikungunya, diz, muitos outros vírus estão na fila e não dá para saber qual será o próxima a vir. “Acredita-se que existe febre amarela (também transmitida pelo Aedes) em área urbanas na África (no Brasil é só em florestal) porque lá a infestação é mais elevada. O medo é que o aquecimento traga outros arbovírus para as áreas urbanas.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CONSUMO Como economizar na compra do material escolar

Na reta final das férias, pais podem recorrer a trocas, pesquisas e reaproveitamento para economizar

Publicado em 30/01/2016, às 14h38

Do JC Online

Pesquisar é o grande segredo para evitar pagar mais caro /  Edmar Melo/JC Imagem

Pesquisar é o grande segredo para evitar pagar mais caro


Edmar Melo/JC Imagem


Recorrer à troca de livros, reaproveitamento de materiais e pesquisa ostensiva de preços foram algumas das principais alternativas usadas pelos pais para a compra do material escolar, necessário para a retomada do calendário letivo nesta segunda-feira. 

Segundo a Associação de Consumidores Proteste, itens dessa lista de compras tiveram aumento de até 35% este ano na comparação com 2015. 

Há, ainda, grande variação nos valores cobrados por estabelecimentos ou marcas. 

Para baratear os custos da lista de materiais, famílias do Colégio Madre de Deus, em Setúbal, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, se uniram em grupos de WhatsApp e Facebook para comprar, trocar e doar livros de segunda mão e compartilhar pesquisa de preços. 

A pedagoga e relações públicas Weilla Aragão, mãe de dois filhos no colégio, conta que a ideia surgiu na virada de 2014 para 2015, quando as famílias se uniram para comprar o material coletivo e acabou surgindo a ideia de estender a união para a lista de material individual. O grupo do WhatsApp já tem mais de 30 famílias. 

No Facebook, a troca de figurinhas acontece no grupo Mães Madre de Deus, com quase 300 membros.
“Dá para reutilizar os paradidáticos com mais facilidade. Com os didáticos, fica mais difícil, principalmente para os pequenos, que precisam fazer as atividades nos próprios livros.

Mas neste ano consegui livros de português, redação, história e geografia para o meu filho mais velho, que está indo para o 9º ano”, comemora. Para provar como está caro comprar o material, Weilla acrescenta que ainda vai precisar desembolsar R$ 579 com apenas três livros que não conseguiu de segunda mão.

Segundo levantamento realizado pelo Procon-PE neste mês, a diferença de preços entre marcas mais conhecidas e outras populares também tem peso significativo no orçamento da lista escolar. 

O item com maior diferença de preços em 11 lojas pesquisadas no Recife, Olinda e Paulista foi a mochila, com variação de 154,79% no valor. Até mesmo a régua plástica pode ser 118,64% mais cara, dependendo da marca.

Itens de papelaria e produtos importados também estão pesando na conta. “O papel sofreu vários aumentos ao longo do ano passado por conta do dólar. Além disso, produtos importados, como alguns tipos de lápis, hidrocor e lápis de cor também subiram. Uma marca de lápis que no ano passado eu vendia por R$ 2,95 hoje estou vendendo por R$ 4,75”, exemplifica Alcineide Maranhão, proprietária do Shopping do Papel.

TRANSTORNO Falta de energia permanece e causa prejuízos no Recife

Desde a tarde dessa sexta-feira, muitos estabelecimentos da Zona Norte da cidade estão sem energia elétrica

Publicado em 30/01/2016, às 15h34

Do JC Online

A Celpe informa que cerca de 80% do sistema já foi normalizado / Foto: JC Imagem

A Celpe informa que cerca de 80% do sistema já foi normalizado


Foto: JC Imagem




Após uma sexta-feira de muita chuva e ventos fortes, vários recifenses acordaram neste sábado (30) contabilizando os prejuízos causados peloVórtice Ciclônico de Altos Níveis, que derrubou árvores, travou o trânsito e alagou diversas vias da cidade. Para empresários que comandam restaurantes e padarias na Zona Norte da capital pernambucana, além de todos esses transtornos, a falta de energia fez com que o início do final de semana fosse de estabelecimentos com portas fechadas e prejuízos no orçamento.

A noite de sexta-feira e o sábado, que costumam ser os dias de maior movimentação em estabelecimentos alimentícios, foram diferentes para padarias, restaurantes e pizzarias localizados nos bairros da Jaqueira, Aflitos e Graças, na Zona Norte do Recife. Por conta da grande quantidade de chuvas que atingiram toda a Região Metropolitana, uma queda de energia, que começou por volta das 17h de ontem, faz com que até a tarde deste sábado, alguns estabelecimentos continuassem fechados.

De acordo com o empresário André Saburó, o seu restaurante e outros estabelecimentos vizinhos, no bairro da Jaqueira, não conseguem atender os clientes. O motivo é a falta de energia que, de acordo com Saburó. 

"Nenhuma loja da região abriu ontem à noite. Tivemos que fazer remanejamento de alimentos para uma unidade do bairro de Boa Viagem. Consegui falar com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) na noite da sexta-feira, eles disseram que a energia voltaria às 23h. Até o momento (14h), ainda estamos sem o fornecimento", afirma.

Em uma pizzaria e uma padaria do bairro das Graças, a energia foi restabelecida durante este sábado, mas ainda assim os estabelecimentos ainda não funcionam normalmente. "A pizzaria só funciona à noite, ontem não conseguimos abrir e deixamos de faturar e de atender os clientes. A energia voltou, mas ainda estou sem o funcionamento da internet e não consigo nem calcular os prejuízos. Um equipamento de segurança foi danificado e a padaria não abriu durante a noite de ontem", desabafa o empresário Marcelo Silva.

Por meio de assessoria, a Celpe informa que cerca de 80% do sistema já foi normalizado. As pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo relacionado ao estrago de alimentos devem procurar um dos postos de atendimento da companhia, que estão funcionando em esquema especial de atendimento neste sábado.

 Para os demais tipos de avarias, é possível contatar a distribuidora por meio da agência virtual. Para realizar as denúncias é preciso que o titular da conta esteja presente.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

FEIRA Tomate está 275% mais caro. Confira a lista de frutas e hortaliças que mais subiram de preço

Ceasa faz comparação entre janeiro de 2016 e janeiro de 2015 e mostra os vilões da feira

Publicado em 28/01/2016, às 12h33

Do JC Online

Quilo do tomate está sendo vendido hoje a R$3,20 no Ceasa-PE / Foto: José Gumercindo/ Fotos Públicas


Quilo do tomate está sendo vendido hoje a R$3,20 no Ceasa-PE



Foto: José Gumercindo/ Fotos Públicas


Em meados do ano passado, o preço do tomate aumentou tanto que a fruta acabou sendo um dos memes mais compartilhados das redes sociais. Os meses passaram, mas ele continua sendo um vilão da feira dos pernambucanos. Segundo levantamento do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), o quilo da hortaliça ficou 275% mais caro na comparação de janeiro deste ano com o mesmo mês de 2015. O quilo do produto está sendo vendido hoje a R$3,20.

Segundo o diretor operacional do Ceasa, Paulo de Tarso, a alta de preços é decorrente da falta de chuvas nas áreas produtoras da região Nordeste. "Quando a seca dura muito tempo, prejudica a colheita. Sem falar nos custos da produção, que aumentaram com a alta da energia, do transporte e da mão de obra", explica.

 Segundo ele, a maior parte do tomate consumido na Região Metropolitana do Recife (RMR) vem do interior do Estado e também da Bahia e da Paraíba. "Com a dificuldade da seca, tem gente buscando até em Santa Catarina", diz Paulo de Tarso.

Confira abaixo as hortaliças e frutas que mais subiram de preço na comparação janeiro de 2016 e janeiro de 2015 segundo levantamento do Ceasa.

Foto_Venilton_Kuchler_470
Foto:Venilton Kuchler/ Fotos Públicas 

HORTALIÇAS

» Tomate (275%), R$3,20 o quilo
» Alho (105%), R$16,5 o quilo
» Vagem (100%), R$7 o quilo
» Batata inglesa (87%), R$4,40 o quilo
» Cebola (84%), R$3,50 o quilo

GM470
Foto: Guga Matos/ JC Imagem

FRUTAS

» Maracujá (214%), R$6 o quilo
» Maçã (45%), R$4,44 o quilo
» Laranja (33%), R$1,20 o quilo
» Coco verde (31%), R$1,70 a unidade
» Mamão Havaí (25%), R$2,50 o quilo

NÃO VARIARAM

» Pepino, R$2
» Coentro, R$4,20 o molho de um quilo
» Banana Pacovã, R$0,97 a unidade
» Mamão Formosa, R$1,20

BAIXARAM

» Pimentão (-16%), R$1,54
» Melão (-20%), R$1,20o quilo
» Limão (-17%), R$1,20 o quilo
» Melancia (-12,5%), R$0,70 o quilo
» Uva (-7%), R$3,75 o quilo

Governo firma parceria com Exército para perfurar 280 poços no semiárido paraibano

18/12/2015



O Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), e o Exército Brasileiro, por meio do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, assinaram nesta quinta-feira (17) um convênio técnico para perfuração de 280 poços tubulares profundos no semiárido paraibano.

A parceria entre as duas instituições representa um investimento de aproximadamente R$ 2,3 milhões para a perfuração de 280 poços tubulares profundos, em municípios das regiões do Cariri, Seridó, Curimataú e Médio Sertão, integrando as ações do plano emergencial para amenizar os efeitos da estiagem.

O coordenador do Procase, Hélio Sila Barbosa, explica que as comunidades que serão beneficiadas pelos poços também vão receber kits de subirrigação e raquetes de palma resistente.
“A ideia é que as famílias beneficiárias possam produzir forragem para seu rebanho. Por isso, além do poço, vamos distribuir para cada comunidade um sistema de subirrigação por energia solar, e dez mil raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim”, comentou o coordenador.

Poços e barragens subterrâneas

Além da perfuração dos poços, o Procase já está implantando 280 barragens subterrâneas, dentro das ações do plano emergencial (Programa Viva Água). As barragens também são acompanhadas pelos sistemas de subirrigação fotovoltaicos e pelas raquetes de palma resistente. Ao todo serão implantadas 560 unidades de produção de forragem animal nos 56 municípios de atuação do Projeto.

Procase

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú é uma ação do Governo do Estado da Paraíba que conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, para apoiar iniciativas de organizações de agricultores familiares em 56 municípios paraibanos, buscando desenvolver ações que fortaleçam a convivência com semiárido.

Fonte: www.cagepa.pb.gov.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

NOVA DESCOBERTA Mulher de homem morto em UPA contesta versão da PM

Sérgio Ferreira da Silva Júnior foi morto a tiros depois de se envolver em confusão para que filho de um ano fosse atendido

Publicado em:  27/01/2016 09:23

"Eu queria saber se a polícia é Pacto Pela Vida ou pacto pela morte", questionou a companheira da vítima. Foto: Reprodução/TV Clube/Record
"Eu queria saber se a polícia é Pacto Pela Vida ou pacto pela morte", questionou a companheira da vítima. Foto: Reprodução/TV Clube/Record

A esposa de Sérgio Ferreira da Silva Júnior, de 20 anos, morto nesta terça-feira depois de uma confusão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, afirma desconhecer que seu marido estivesse armado e criticou a Polícia Militar. A informação de que ele portaria uma arma foi confirmada por testemunhas, que já prestaram depoimento ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). 

“Quando cheguei na rua de trás (da UPA) e meu marido já estava no chão. Não sei quantos tiros levou. Disseram que meu marido estava com arma, não vi arma, não vi nada. Agora eu queria saber se a polícia é Pacto Pela Vida ou pacto pela morte”, questionou a companheira da vítima, Steffany Kamila de Araújo.

Sérgio Ferreira da Silva Júnior entrou na UPA socorrer o filho de 1 ano e dez meses entalado com uma bolinha de borracha. Ele foi barrado quando queria acompanhar o atendimento e começou uma briga.

De acordo com a assessoria de comunicação da UPA, o homem teria sacado um revólver, ameaçado um vigilante e agredido um policial. Em seguida, teria fugido e, na perseguição, acabou morto em uma suposta troca de tiros. A Polícia Militar afirmou que dois policiais que trabalhavam na UPA tentaram conter o homem antes que ele corresse. Mas, para tentar escapar, ele teria roubado uma moto e chegado a atirar contra os PMs. O dono da motocicleta também foi ferido na mão. 

Sérgio foi atingido e ainda chegou a ser socorrido na UPA. No entanto, ele não resistiu. O filho foi levado para o Hospital da Restauração, passou por exames e não corre perigo. O corpo de Sérgio foi conduzido ao IML.

Investigação
A Polícia Militar não vai abrir investigação interna sobre o assunto. O Diario tentou entrar em contato com a Secretaria de Defesa Social (SDS) para apurar se o caso será registrado na corregedoria da pasta, mas até o momento desta publicação as ligações não tinham sido atendidas.