Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 10 de fevereiro de 2013

PERNAMBUCO // TRADIÇÃO Encontro de Maracatus de Baque Solto agora com três dias de apresentações


43d0ea909ac3906921a88289adff781d.jpg
A tradição do encontro começou com o Mestre Salastiano há 23 anos
Fotos: divulgação

Marília BanholzerDo NE10
Uma das expressões culturais mais marcantes no Carnaval de Pernambuco é o Encontro de Maracatus de Baque Solto. Todos os anos as dezenas de agremiações desse segmento se encontram para encantar o folião com suas belas fantasias, além das marcantes músicas e danças de raízes africana e indígena. 

Tradicionalmente, esses grupos guardavam a segunda-feira de Carnaval para se apresentarem na Praça Ilumiara Zumbi, no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, Grande Recife. Com o tempo, houve a necessidade de abrir mais um dia na agenda, a terça-feira, e, desta vez, apresentar-se na Praça Leda Alves, em Aliança, na Zona da Mata Norte do Estado. Porém, a tradição fez o evento crescer. Este ano, ao completar 23 anos de história, o encontro passa a acontecer em três dias - domingo (10), segunda (11) e terça-feira (12).

No domingo e terça-feira, o encontro será em Aliança, a 91 km do Recife, onde fica instalada a sede da Associação dos Maracatus de Baque Solto. No domingo a apresentação começa às 16h, enquanto na terça a festa é às 8h. Saindo da Zona da Mata e chegando na Cidade Tabajara, na Região Metropolitana do Recife, o grande dia do encontro é mesmo na segunda-feira, quando o evento começa às 14h.

O encontro conta com mais de 12 mil participantes de 110 agremiações

Este ano, o encontro contará com a participação de mais de 12 mil brincantes de maracatus de baque solto, integrantes das 110 agremiações pernambucanas ligadas à Associação. Nas apresentações, o mestre de cada maracatu entoa loas em marchas, sambas e galope acompanhados do terno (as orquestras de sopro e percussão), enquanto no terreiro os caboclos, baianas e arreiamá se exibem fazendo suas evoluções.

HISTÓRICO - O Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco foi idealizado no início dos anos 90, com o objetivo de manter e preservar a cultura do maracatu de baque solto que estava ameaçada. Manoel Salustiano Soares, mais conhecido por Mestre Salustiano, um dos idealizadores do Encontro, havia fundado em 1989 a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco.
Para realizar o 1º Encontro no ano seguinte, vendeu a caminhonete que lhe dava sustento. Ele temia pela extinção da brincadeira cujo berço são os engenhos de cana de açúcar da Zona da Mata Norte do Estado. Na sua primeira edição, conseguiu a participação de 12 maracatus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário