Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 16 de fevereiro de 2013

NINHO Mais uma tartaruga desova na praia do Janga

Animal despejou ovos na frente de uma casa de veraneio. Outro ninho foi achado no local

Publicado em 15/02/2013, 

Do JC Online

Voluntário ambientalista Adriano Artoni com as tartarugas e ovos achados em ninho no Janga / Foto: Divulgação

Voluntário ambientalista Adriano Artoni com as tartarugas e ovos achados em ninho no 


Janga


Foto: Divulgação

Mais uma tartaruga marinha desovou no litoral pernambucano. Desta vez, o despejo dos ovos foi na praia do Janga, no litoral norte, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O dono de uma cada de veraneio chamou o ambientalista Adriano Artoni, que trabalha voluntariamente junto a órgãos como o Ibama e Projeto Tamar.
"Isolei a área do ninho, indicado pelo morador. Quando passava pela praia, um homem me mostrou um filhote de tartaruga novo. Fui até o local indicado e lá, achei um novo", contou. Artoni começou a cavar o ninho com a ajuda de moradores da área. No buraco feito pela tartaruga, foram encontrados, ainda, 18 animais vivos, 36 mortos e 112 ovos estourados.




Os animais vivos foram levados para o mar. O ambientalista pediu ajuda a um pescador que emprestou o barco e levou os animais para o mar, a 500 metros de distância da praia. "Os outros animais morreram porque o ninho foi feito próximo a um coqueiro e as raízes podem ter atrapalhado. A areia também estava muito batida, pode ter passado veículos por cima", explicou Artoni.
Ainda segundo Artoni, há, pelo menos, nove ninhos de tartarugas nas praias da RMR. São cinco em Jaboatão dos Guararapes e quatro em Paulista. Ainda há registros de outros ninhos nas praias de Porto de Galinhas e Maracaípe. O período de desova começou em novembro e vai até março, durante o verão no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário