Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Eduardo Campos esteve ligado à política desde a vida acadêmica

Candidato à Presidência morreu nesta quarta-feira em acidente de avião


13/08/2014 13:56 - Do FolhaPE, com informações da assessoria
Arquivo/Folha de Pernambuco
Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu em 1965 no Recife, no dia 10 de agosto, tendo completado 49 anos no último domingo (10). Eduardo é filho da ex-deputada federal e ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes de Alencar e do escritor Maximiano Accioly Campos. Ele é neto de Miguel Arraes de Alencar, ex-governador de Pernambuco e de Célia de Souza Leão Arraes. Miguel Arraes morreu também no dia 13 de agosto. Ele era casado com a economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado Renata Campos, com quem teve cinco filhos: Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel.


Campos esteve ligado à vida política desde a vida acadêmica, quando foi formado em Economia pela Universidade de Federal de Pernambuco (UFPE), se tornando presidente do Diretório Acadêmico em 1985. Em 1986, ele participou da campanha de reeleição de Arraes ao governo de Pernambuco como chefe de gabinete. Ele exerceu cargo político pela primeira vez em 1990, quando foi eleito Deputado Estadual em Pernambuco, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Em 1994, ele foi eleito Deputado Federal por Pernambuco, se tornando secretário do governo no ano seguinte, e secretário da Fazenda em 1996. Em 1998, Campos foi reeleito Deputado Federal, sendo o mais votado de Pernambuco. Seu terceiro mandato veio em 2002. Em 2004, Campos foi nomeado Ministro da Ciência e Tecnologia, no primeiro governo Lula (PT). Em 2005, com a morte de Miguel Arraes em 13 de agosto, Campos se tornou presidente nacional de seu partido, sendo eleito governador de Pernambuco por ele em 2006. Em 2010, Eduardo foi reeleito, com 82,4% dos votos. Em abril de 2014, Campos deixou o governo de Pernambuco para se candidatar à presidência da República, tendo Marina Silva como candidata a vice-presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário