Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2016

TRANSPORTE Grande Recife monta esquema especial de ônibus para suprir greve no metrô

Linhas especiais funcionam das 8h às 16h e das 20h às 23h, período em que o metrô não estará em operação


Publicado em:  10/05/2016 11:54


Estações do metrô ficaram vazias esta manhã. Foto: Carol Sá Leitão/ DP
Estações do metrô ficaram vazias esta manhã. Foto: Carol Sá Leitão/ DP

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM) montou um esquema especial para suprir a falta do metrô, diante da paralisação da categoria. Nesta terça-feira, o sistema opera apenas nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h).

Com o plano de contingência, linhas de ônibus especiais entram em circulação hoje para atender à demanda do sistema metroviário, de cerca de 280 mil passageiros por dia. As linhas integradas fazem a ligação entre os seguintes Terminais Integrados: Joana Bezerra/Afogados; Afogados/Barro; Barro/Jaboatão e Cajueiro/Aeroporto. Além disso, a linha 200 – Jaboatão (Parador) foi reforçada. O esquema funciona das 8h às 16h e das 20h às 23h, período em que o metrô não estará em operação. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco aderiu ao chamado de greve geral feito pelas centrais sindicais em todo o país contra o impeachment da presidenet Dilma Roussef. Os metroviários fazem greve de 24 horas e às 16h se reúnem na Praça do Derby. Em assembleia, a categoria também vai definir estratégias da campanha salarial.

Cerca de dois mil funcionários atuam nas 29 estações do metrô nas linhas Centro e Sul e foram parcialmente substituídos hoje por uma operação-padrão e convocação do efetivo de emergência. Apesar disso, os usuários enfrentaram problemas nas Linhas Sul e Centro esta manhã. Por falta de maquinistas, três das 14 composições (linhas Cajueiro Seco- Cabo de Santo Agostinho e Cajueiro Seco-Curado, em Jaboatão dos Guararapes) não foram operadas. Por conta disso, os intervalos subiram, de seis minutos para 10 minutos. Na Linha Centro, houve aumento no intervalo entre as composições de cinco minutos para, no  mínimo, sete minutos. O ramal da linha Diesel fo fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário