O deputado Vicente Cândido (PT-SP) divulgou nota sobre a proposta de emenda constitucional que propõe a simultaneidade das eleições majoritárias; segundo ele, a disputa presidencial de 2018 não está ameaçada; confira o texto
247 – O deputado Vicente Cândido (PT-SP) divulgou nota sobre a proposta de emenda constitucional que propõe a simultaneidade das eleições majoritárias. Segundo ele, a disputa presidencial de 2018 não está ameaçada.
Abaixo, sua nota:
Em atenção à notícia veiculada pelo portal Brasil 247 intitulada “Golpe 2.0: Maia abre caminho para cancelar as eleições de 2018”, esclareço que a PEC 77/2003 do deputado Marcelo Castro foi lida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), atendendo solicitação da Comissão Especial da Reforma Política. Eu, como relator, junto ao presidente Lucio Vieira Lima (PMDB-BA) – com anuência dos membros do colegiado – escolhemos esta proposição por ser matéria correlata com o tema da comissão especial para que possamos deliberar sobre a Proposta de Emenda à Constituição presente no relatório apresentado em abril na atual Comissão da Reforma Política. Desta maneira, a instalação desta Comissão de PEC ocorre de maneira simbólica uma vez que apresentaremos um substitutivo que institui, entre outras medidas, a descoincidência das eleições a partir de 2022 (em anos separados para executivo e legislativo), fim dos cargos de vice, mandato de dez anos para representantes das Côrtes e adoção do sistema distrital misto nas eleições a partir de 2026.
Deputado Vicente Cândido (PT-SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário