Entre as trinta cidades com maior taxa de homicídio em 2015, considerando apenas municípios com mais de 100 mil habitantes, dezoito são da região Nordeste. A Bahia se destaca como o estado com mais cidades entre as mais violentas, com nove na lista. Outras quatro cidades são do Norte, quatro do Centro-Oeste, duas do Sul e uma do Sudeste.
Comunidade alagada após chuva em Altamira; cidade paraense lidera rankig dos municípios mais violentos do Brasil (Foto: Mário de Paula / TV Liberal)
A cidade de Altamira (PA) lidera a lista dos municípios mais violentos, considerando a soma da taxa de homicídios e o número de Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI). A segunda maior soma foi registrada em Lauro de Freitas (BA), seguida por Nossa Senhora do Socorro (SE) e São José de Ribamar (MA).
Cidades mais violentas do país segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1)
As cidades menos violentas
O estudo também mapeou os municípios com a menor soma entre a taxa de homicídio o número de MVCI. Entre os 30 mais pacíficos, 24 ficam na região Sudeste e 5, na região Sul. O Norte tem apenas 1 cidade na lista das menos violentas e o Nordeste, nenhuma.
Quase todas as cidades consideradas menos violentas ficam nas regiões Sul e Sudeste (Foto: G1 )
O estado de São Paulo é o que mais tem cidades na lista, com 19. A cidade de Jaraguá do Sul (SC) ficou em primeiro lugar na lista das mais pacíficas, seguida por Brusque (SC), Americana (SP) e Jaú (SP).
Jaraguá do Sul, considerada a cidade menos violenta do país em lista com municípios com mais de 100 mil habitantes (Foto: RBSTV)
As diferenças entre os municípios
O Ipea destacou as diferenças entre a cidade mais violenta do Brasil em 2015, Altamira (PA), e a mais pacífica, Jaraguá do Sul (SC), que possam explicar a diferença do cenário de violência em cada uma. Uma delas diz respeito à forma como se dá o crescimento das cidades. Altamira passou por um período de crescimento desordenado em meio à construção da Usina de Belo Monte.
Outro ponto destacado é a disparidade socioeconômica entre as cidades. Altamira tem maior densidade demográfica, menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) renda per capita correspondente a menos da metade de Jaraguá do Sul.
O Ipea também cita as diferenças nas condições do mercado de trabalho, geração de renda, desempenho econômico e politicas púbicas como fatores que explicam a disparidade dos índices de violência nas duas cidades.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/12/15/altamira.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/7/y/uBoZemRfAsXdXrf5wm2Q/cidades-mais-violentas-v2.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/K/Q/wmBZpoS0W0MDfZ2wAwOQ/cidades-menos-violentas-va.jpg)
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/12/19/jaragua_e86sA8G.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário