Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Eleições 2014 » Coordenador de Marina diz que Dilma tem voto "por dependência"

Publicação:  19/09/2014 14:24

Foto: Cadu Gomes/ Dilma 13
Foto: Cadu Gomes/ Dilma 13
O coordenador geral da campanha de Marina Silva (PSB), Walter Feldman, disse nesta sexta-feira, 19, que a presidente Dilma Rousseff (PT) ganha votos mais "no nível de dependência do que da consciência". "A Dilma está aí há quatro anos, além de candidata é governo, por isso somos tanto contra a reeleição. Há a criação de dependências, o que não é bom para o sistema democrático. Sistemas como o Bolsa Família, elevados ao limite do terror e do medo, fazem com que qualquer outra candidatura que não seja ela (Dilma) não assegure a continuidade do programa", afirmou. Ele aproveitou para criticar o governo e dizer que a reeleição da presidente seria negativa para o País. "O futuro de um governo Dilma seria incerto, dramático, que inclusive comprometeria ganhos sociais", disse.

Feldman afirmou que a campanha recebeu a pesquisa Datafolha divulgada hoje como sinal de estabilização da corrida eleitoral. "Apesar de tudo, as variações não são relevantes", disse. Segundo o coordenador, apesar dos boatos e mentiras usados pelo PT, Marina conseguiu se manter em um patamar elevado de intenções de voto. "Fizeram de tudo e não conseguiram, essa é a nossa avaliação. No tamanho do ataque, achamos que a variação foi pequena e que Marina manteve a solidez."

Questionado sobre a diminuição do tempo dedicado a ataques a Marina, no tempo de televisão da campanha petista, Feldman disse que Dilma diminuiu o ritmo porque percebeu que a estratégia se voltaria contra ela. "Eles perceberam que exageraram."

Feldman avaliou ainda que a possibilidade de o candidato tucano Aécio Neves alcançar Marina e disputar uma vaga de segundo turno com Marina é muito pequena. "Não há nenhum sinal importante de crescimento dele e de que essa disputa vá se embolar. Nos parece consolidado o cenário de segundo turno entre Marina e Dilma", disse o coordenador.

VEM Último dia para estudantes da rede municipal retirarem o VEM Passe Livre

Estudantes que quiserem utilizar o benefício em outubro devem ir ao Posto de Atendimento ainda nesta-feira

Publicado em 19/09/2014, às 09h50

Do JC Online

 / Foto: Bobby Fabysak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabysak/JC Imagem

Encerra nesta sexta-feira (19) o prazo para os estudantes da rede municipal de ensino realizarem o cadastro no Passe Livre Recife para usar o cartão em outubro. O benefício é voltado para cerca de 14 mil alunos do 6º ao 9º ano de 36 escolas da Prefeitura do Recife. Para os estudantes que perderem o prazo, o benefício só será utilizado a partir de novembro, mantendo a quantidade de 70 passagens mensais. 

Os estudantes que ainda não fizeram o cadastro devem ir ao Posto de Atendimento do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), na Rua da Soledade, na Boa Vista, região central do Recife,  das 8h30 às 17h30. É necessário levar CPF, certidão de nascimento ou documento de identificação com foto e comprovante de residência. No local, será realizado o cadastro de impressões digitais para biometria e foto. O cartão sai na hora, mas as 70 passagens mensais só poderão ser utilizadas no sistema de transporte público coletivo a partir do dia 1º de outubro.

O Posto de Atendimento do VEM está com sete atendentes só para os estudantes da Rede Municipal. Aqueles que perderem o cadastramento só poderão fazer o VEM Passe Livre após o dia 20 e o benefício só será disponibilizado em novembro.

Os estudantes terão direito a 70 viagens mensais no valor de meia passagem da tarifa do Anel A (R$ 1,07). Só poderão ser utilizadas 70 vezes por mês, não podendo passar de quatro vezes por dia, podendo ser utilizados em todos os dias da semana, inclusive durante as férias, finais de semana e feriados. O cartão é carregado automaticamente no início de cada mês, e expiram em 180 dias, como ocorre com todo VEM. 
Caso o beneficiário utilize durante o mês apenas 40 passagens, por exemplo, a Prefeitura só depositará o crédito referente às 30 viagens restantes, para que o estudante tenha direito a 70 passagens no mês seguinte. O Grande Recife Consórcio de Transporte enviará relatórios para a Secretaria de Educação do Recife com essas informações periodicamente.

O Passe Livre Recife é de uso pessoal e intransferível, sendo proibida a utilização do benefício por terceiros. Caso seja verificado o uso indevido do VEM Passe Livre Estudante, o beneficiário será notificado pela Secretaria de Educação para apresentar defesa no prazo de dez dias. E o estudante poderá ter o benefício suspenso por 30 dias. Em casos de reincidência, o direito ao Passe Livre será suspenso por todo o semestre.
Os jovens que não tiverem CPF devem providenciar o documento em um dos postos do Expresso Cidadão. 

A Secretaria de Educação do Recife, em parceria com o Governo do Estado, oferece atendimento especial para os estudantes que forem retirar o documento no Expresso Cidadão do Shopping Rio Mar, no bairro do Pina.
Com o Passe Livre, a expectativa é que a evasão escolar seja reduzida e facilite o acesso a lazer, além de ajudar na economia das famílias de baixa renda. Serão investidos, por mês, R$ 1 milhão.