Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

RESSACA Bloco estica Carnaval na Zona Norte


Agremiação levou mais de 50 mil foliões às ruas da região


 LUCIANA FRANÇA, da Folha de Pernambuco

Para os pernambucanos a folia ainda não terminou. Os moradores da Zona Norte do Recife puderam esticar o Carnaval, neste domingo, com o Bloco da Ressaca, que pelo décimo terceiro ano consecutivo arrasta milhares de foliões.  Entre as atrações estavam Almir Rouche, banda Asas da América, Trio Chega Mais com Banda Pimenta Maluca, Trio Nossa Raça com Beleza e orquestra de Frevo.
Allan Torres/Folha de Pernambuco
Bloco da Ressaca desfila pelo 13º ano consecutivo
O cantor Almir Rouche deu largada a festa às 15h10, com uma música de refrão que fazia menção ao nome da agremiação: “Tá todo mundo de ressaca, tá todo mundo de ressaca”, cantou.  O percurso foi o mesmo dos outros anos, logo saiu da rua Vasco da Gama, percorreu a avenida Norte, passou pela rua da Harmonia,  estrada do Arraial,  Mercado de Casa Amarela,  rua Padre Lemos, terminando  na Bacia de Vasco da Gama.
Foram mais de 50 mil foliões arrastados pelo bloco, a maioria moradores de bairros como Vasco da Gama, Casa Amarela e adjacências. Muitos deles  trabalharam nas festas de Momo e aproveitaram para “cair na gandaia”  no Bloco da Ressaca.
De acordo com o presidente da agremiação, Daniel André Gomes, o bloco surgiu com uma brincadeira de amigos da Zona Norte, que ao invés de se deslocarem para brincar no bloco do “Camburão”, na Zona Sul, resolveram festejar na própria localidade onde todos moravam. No primeiro ano (2000) eles conseguiram arrastar quase cinco mil pessoas, com uma frevioca e um mini-trio. “Há uma ligação cultural entre a comunidade da área com o festejo, se observar verá que não temos grandes patrocinadores e que são eles mesmos que fazem a festa com o comércio informal”, explica. 
Ainda de acordo com Daniel Gomes, o bloco é acompanhado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e cerca de 120 homens do 11° Batalhão de Polícia Militar fazem a segurança. “É normal que tenhamos poucos e pequenos focos de confusão, mas durante todos esses anos nunca tivemos nenhuma ocorrência de criminalidade”, afirma.
Quem afirma ter segurança no bloco que ganhou um novo estandarte é a foliã Marilene Marques de Santana. A funcionária pública fantasiada de Cinderela mora no bairro de Vasco da Gama e  participou de todas caminhadas. “Principalmente de dois anos pra cá tenho percebido um policiamente mais efetivo”, pontua. A secretária Joseana Monteiro, 40, é outra residente da área que acompanha a agremiação durante todos os anos e aproveitou para  se divertir ao lado da filha e sobrinhas. " A movimentação é grande. ms não tem confusão", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário