Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

DEBATE Hanseníase é tema de audiência pública na Alepe


Participam da reunião membros da Comissão de Saúde e Assistência Social da

 Casa e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase

Publicado em 09/04/2013, às 10h41

Do JC Online

Audiência pública atende a pedido do deputado Sérgio Leite, autor da lei que institui o Dia Estadual da Conscientização e Atenção aos Portadores de Hanseníase / Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

Audiência pública atende a pedido do deputado Sérgio Leite, autor da lei que institui o Dia Estadual da Conscientização e Atenção aos Portadores de Hanseníase

Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

A situação dos pacientes de hanseníase do Estado é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na manhã desta terça-feira (9). Serão discutidas medidas que visam ao fim do preconceito contra a doença. A iniciativa atende a pedido do deputado Sérgio Leite (PT), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa.
O deputado já havia tomado medidas para combater o preconceito contra os pacientes de hanseníase. Leite é autor da lei estadual 956/2012 que foi sancionada no fim do ano passado e institui o Dia Estadual da Conscientização e Atenção aos Portadores de Hanseníase em seis de junho. Ele lembra que hoje a doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente em todo o Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Pernambuco, o Hospital da Mirueira, em Paulista, é referência no tratamento da hanseníase. Na audiência desta manhã, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) lançará um referendo pela posse da área do hopsital. Com isso, os governos estadual e municipal serão convidados a discutir a questão do tombamento da unidade de saúde.
Na ocasião, o Morhan também vai apresentar o balanço dos casos registrados no ano passado. No total, foram registrados 1.841 casos da doença em Pernambuco em 2012. Desses pacientes, 183 são menores de 15 anos de idade e 73 reincidentes. Cerca de 75% dos infectados no ano passado foram curados - um total de 1.914 casos.
Além dos membros da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, participam da reunião representantes das sociedades brasileiras de Hansienologia e de Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário