Com 49% das intenções de voto, ex-presidente lideraria a preferência do recifense caso estivesse na corrida ao Planalto; para 72,5% dos entrevistados, ele foi o melhor presidente da história
Se resolvesse voltar a concorrer à Presidência da República, em 2014, o ex-presidente Lula (PT) teria chances de conquistar um desempenho melhor do que o de sua sucessora na disputa contra o governador Eduardo Campos (PSB). A pesquisa JC/IPMN mostrou que o petista abriria 24 pontos de vantagem em relação ao candidato do PSB, recebendo 49% das intenções de voto dos recifenses contra 25% de Eduardo.
Mais um indicativo revelador da força política que o ex-presidente ainda detém no Recife esteve presente na pesquisa espontânea. Lula foi considerado como o melhor presidente da República da história do País por 72,5% dos entrevistados. A segunda colocação ficou com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), citado por 13,1%, e, em seguida, a presidente Dilma Rousseff (PT), com 1%.
“Pela sua popularidade, Lula continua a ser um empecilho para os concorrentes. Tanto que hoje ele é tratado como uma figura transcendental, ninguém quer mostrar-se como seu opositor”, avalia o economista Maurício Romão. De acordo com Adriano Oliveira, a população entende que Dilma é a “continuidade” de Lula, mas a petista ainda não conseguiu “superar” o padrinho político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário