São pacientes que não têm laringe ou pregas vocais e emitem o som pelo esôfago. Eles cantaram em homenagem à Semana da Voz
Publicado em 15/04/2013, às 10h17
Do JC Online
Pacientes fonoaudiólogos realizam uma apresentação musical no Hospital do Câncer de Pernambuco nesta segunda-feira (15), em comemoração à Semana da Voz. São pessoas que não têm laringe ou pregas vocais e, por isso, emitem o som pelo esôfago. Eles compõem o Coral Ressoar e cantam no auditório da unidade médica nesta manhã.
Os seis integrantes do Coral Ressoar vão cantar duas canções de Roberto Carlos, entre elas, "É preciso saber viver". "Estamos ensaiando há cinco semanas e todos os integrantes estão animados. Escolhemos uma música que casa bem com o momento vivido por cada um deles", explicou a regente e fonoaudióloga Denilda Luz. O coral é o primeiro formado por pacientes laringectomizados de Pernambuco.
A apresentação dos pacientes cantores aconteceu após uma palestra sobre Reabilitação Vocal nos Laringectomizados Totais, que marcou o início das ações da Semana da Voz no Estado. Durante toda esta semana, serão realizados exames e consultas gratuitas a pessoas que apresentam sintomas de problemas na voz.
"Vamos realizar triagens e, se detectarmos alterações significativas na voz dos pacientes, vamos encaminhá-los a exames médicos mais aprofundados", explicou a fonoaudióloga do Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco Patrícia Balata. Qualquer um pode participar das triagens. A fonoaudióloga aconselha a participar da ação quem apresentar os seguintes sintomas: rouquidão por mais de 15 dias, cansaço e/ou esforço para falar, pigarro constante, falhas ou e perda súbita da voz. Segundo Balata, esses sinais podem indicar calos ou nódulos na laringe, e até câncer.
As triagens serão realizadas desta segunda (15) até sexta-feira (19), no Hospital dos Servidores do Estado, no Hospital do Câncer, na Funeso, na Universidade de Pernambuco (UPE) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Quem precisar fazer exames depois das consultas preliminares, será encaminhado para fazer videolaringoscopia no IMIP, Hospital do Câncer e Hospital das Clínicas. Se constatado algum tipo de problema na voz, os pacientes receberão o atendimento necessário nas unidades em que realizaram a triagem.
Todas as ações realizadas nesta semana fazem parte das comemorações à Semana da Voz, que pretende disseminar a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida. Com isso, os fonoaudiólogos esperam cultivar a prevenção das doenças vocais. No ano passado, mais de 15 mil pessoas passaram pelas triagens.
O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril (terça-feira). Nesta terça-feira, quem passar pelo Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, também poderá passar pelas triagens e receberá orientações de como cuidar da voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário