Do NE10
Os novos quarenta conselheiros do Recife, que irão atuar nos oito conselhos tutelares das seis Regiões Político-Administrativas da capital pernambucana deverão ser conhecidos nesta terça-feira (6) ou quarta (7). A eleição aconteceu nesse domingo (4), pela primeira vez com data unificada em todo o País. A votação acontece de quatro em quatro anos.
"[A atuação dos conselheiros] é zelar pelos direitos das crianças e adolescentes e representá-los no âmbito administrativo, protegendo de qualquer tipo de violação, além de requisitar serviços da administração pública para a proteção deles", explica o gerente geral de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Alexandre Nápoles.
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que cada conselho tutelar deve ser composto por cinco membros. Para se candidatar, a pessoa deve ter reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos e residir no município.
No Recife, 137 pessoas se candidataram. Ao todo, foram noventa locais de votação e cerca de 900 pessoas participaram da organização, entre mesários, secretários e fiscais. O processo, coordenado pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (Comdica), contou com 317 urnas.
O cidadão teve o direito a votar em apenas um candidato da RPA onde reside. Os conselheiros tutelares eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário