No total, cerca de 50 mil eleitores voltam às urnas
Publicado em 31/08/2013, às 15h10
Da Agência Estado
Moradores de cinco cidades de cinco Estados brasileiros voltam às urnas neste domingo (1) para eleger novos prefeitos. As novas eleições foram marcadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque os eleitos em outubro de 2012 não puderam assumir por terem cometido infrações eleitorais ou por estarem incursos na Lei da Ficha Limpa. Como os eleitos tiveram mais de 50% dos votos válidos, a legislação exige um novo pleito.
No total, cerca de 50 mil eleitores voltam às urnas em Goiatuba (GO), Santana de Cataguases (MG), Soledade (PB), Augusto Pestana (RS) e Taipas do Tocantins (TO). Ao todo, 50 cidades em 17 Estados já realizaram novas eleições este ano. Outras eleições ainda vão acontecer. Para o dia 6 de outubro já estão marcados novos pleitos em mais cinco cidades, duas delas no Estado de São Paulo: Tabatinga e Ibaté.
Em consonância com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) – que apontou em auditoria especial um prejuízo de R$ 2,7 milhões na compra excedente de merenda escolar durante a administração do ex-prefeito João da Costa (PT) em 2011 –, a Prefeitura do Recife está elaborando um novo edital de licitação para a contratação de uma empresa que substitua a SP Alimentação LTDA.
A proposta agora é de que o processo licitatório seja iniciado de forma que até o final deste ano uma nova empresa possa assumir o fornecimento.
“Estamos elaborando um edital, que não há modelo, que possa ser aplicado aqui imediatamente. Então estamos preparando um edital com apoio de profissionais especializados, nutricionistas, o pessoal da área jurídica, está fazendo a discussão com o Tribunal de Contas, antes de fazer o lançamento do edital”, assegurou o prefeito.
O contrato com a SP Alimentações expirou este mês. A promessa inicial da PCR era de que, em junho deste ano, antes do fim do contrato o edital estaria disponibilizado. ”Acho que isso é uma coisa extremamente importante já faz aí mais de 60 dias que a gente discute com o Tribunal de Contas os termos desse edital. Porque quando lançarmos, vamos ter a certeza que estamos contratando um serviço de qualidade, que os meninos vão ter uma merenda de qualidade”, esclareceu Geraldo Julio sobre a demora no processo.
A previsão do prefeito é que a nova empresa seja escolhida ainda este ano. “Assim que a licitação for concluída e for assinado o novo contrato, esse contrato existente vai ser extinto. Pode ser concluída esse ano ainda. A gente está perto de fazer o lançamento desse edital, o novo modelo de merenda já pode começar este ano”, prometeu.
Uma indefinição geral e uma espera conjunta. O novo encontro dos presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), na última quinta-feira (29), no Recife, não contribuiu em nada para aplacar a angústia de partidos e de candidatos proporcionais sobre os cenários para acordos e alianças em 2014. Todos aguardam Eduardo, porque ninguém consegue dizer se o governador será candidato ou não. Petistas afirmam que o PT vai esperar ele se decidir, tucanos de oposição condicionam o palanque único estadual a um único nacional e os socialistas ressalvam que todos os cenários estão em aberto.
Apesar do esforço do senador Aécio Neves para convencer Eduardo a se descolar do PT e se deslocar para o campo de oposição, os mais céticos são os próprios tucanos locais. “Aécio tenta puxar Eduardo para uma candidatura (própria) de oposição. Isso não interfere no quadro local, porque Aécio vai precisar ter um palanque. Não vejo Eduardo em condição de se separar (agora, do PT). Vai levar a indefinição até a campanha. Quem está em pânico (com a indefinição) é o povo do governo na Assembleia”, aponta Terezinha Nunes (PSDB).
Admitindo todas as possibilidades, o líder governista no Parlamento, Waldemar Borges (PSB), afirma que Eduardo e o partido estão conversando com todos os segmentos, “sem preconceito”, o que pode levar a uma candidatura própria, a uma chapa única com o PSDB ou à continuidade na base da presidente Dilma Rousseff. “O encontro não mudou nada. O PSB está conversando sobre a contribuição que pode dar ao Brasil, e isso não é um desvio de rota. Por isso está tão animado com a candidatura própria”, avalizou o dirigente estadual, Sileno Guedes.
O ex-prefeito do Recife e deputado federal João Paulo (PT) está convicto que definições só mesmo em 2014, porque o partido vai esperar por Eduardo. “O presidente Lula acredita que ele vai apoiar Dilma e não há uma orientação da (Executiva) nacional sobre a aliança”, explicou. “Tudo está no campo das suposições. A saída de Eduardo do governo (Dilma) terá de ser uma ação coordenada, porque é presidente do PSB. Sair para o campo de Aécio é ser candidato da crise do PSDB. José Serra também quer ser candidato”, lembra a deputada Teresa Leitão.
Em paralelo, o partido se organiza para o 4.º Congresso Nacional em novembro, e nove teses estão em discussão
Publicado em 31/08/2013, às 11h55
Da Agência Estado
Fundado em 2004 por um grupo de petistas insatisfeitos com os rumos do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o PSOL não escapou do impacto dos protestos que tomaram conta do País em junho. Diante da rejeição de grande parte dos manifestantes a todos os partidos políticos, os militantes da sigla recolheram as bandeiras, mas não saíram das ruas. No Rio, os políticos com mandato participam discretamente das mobilizações nas ruas e os jovens do partido passaram a ser os protagonistas, mas na condição de integrantes de movimentos sociais e estudantis.
Em paralelo, o partido se organiza para o 4.º Congresso Nacional em novembro, e nove teses estão em discussão. Todas avaliam o impacto das mobilizações no País, no cenário político e no partido. "Os gastos faraônicos em estádios, os investimentos públicos com saúde e educação são lutas em que a gente estava há muito tempo, mas não repercutiam como agora", avalia Chico Alencar (RJ), um dos três deputados federais da sigla. "Tivemos a sabedoria de não querer embandeirar os movimentos. A gente compreendeu que a rejeição política não livrava ninguém."
No partido, segundo o deputado, há três formas de encarar os protestos. "Há os que acham que o gigante acordou e vai mudar a face do País, outros acreditam que vai dormir de novo, porque os protestos são inorgânicos e extremamente diversificados. E há os que dizem que o gigante se mexeu, voltou a dormir, mas um sono leve, com possibilidade de acordar a qualquer momento", afirma Alencar, que se inclui no terceiro grupo. "Alguns mitos foram derrubados, como o de que a classe C vai ao paraíso."
Algumas teses apresentadas para o congresso do PSOL defendem uma radicalização mais à esquerda. Quatro atacam diretamente Randolfe Rodrigues (AP), único senador da sigla, por ter se reunido com a presidente Dilma Rousseff, contrariando decisão da Executiva nacional, após a onda de protestos. Randolfe também é criticado por aceitar, em Macapá, o apoio do DEM a Clécio Luís, um dos dois prefeitos do PSOL - o outro é de Itaocara (RJ). "O PSOL já está à esquerda. Mais à esquerda é o precipício", ironiza Randolfe.
O ex-presidente vê uma confluência de ideias entre os líderes
Publicado em 31/08/2013, às 11h28
Da Agência Estado
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nessa sexta-feira (30) uma "confluência" de forças entre o senador tucano Aécio Neves (MG), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-senadora Marina Silva, que tenta lançar um partido, a Rede Sustentabilidade, a tempo de concorrer ao Planalto em 2014. FHC acredita que o PSDB e demais adversários da presidente Dilma Rousseff em 2014 devem buscar uma "mensagem clara, que mostre como sair desse momento em que estamos".
"Um dos problemas que o Brasil tem neste momento é que o governo do PT é um governo muito divisivo, puxa só para um lado e acusa o outro de não servir para nada. Isso tem que mudar. É muito importante que haja esforços de confluência", disse Fernando Henrique, em entrevista ao Broadcast Político - serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.
Ao comentar o encontro de quinta-feira entre Aécio e Eduardo, FHC afirmou ser importante que Marina participe das conversas. "Ela é uma força moral importante e acho que seria muito bom que ela também entendesse o papel dela, que não é só de transmitir uma mensagem íntegra. É também de construir um caminho. Vejo com muita alegria a possibilidade de junção."
Aécio esteve na sexta-feira (30) em Campina Grande (PB), onde afirmou que a conversa com Campos, na noite anterior, havia sido "sobre o Brasil". "Vamos continuar conversando. É isso que as pessoas esperam de nós: políticos que, independentemente de estarem no mesmo partido ou no mesmo projeto, têm a capacidade de pensar, juntos, coisas boas para o Brasil", disse o tucano. "Não tenho dúvida de que, dependendo do resultado eleitoral, vamos estar juntos. Seremos parceiros na construção de um novo modelo pro o Brasil."
Para FHC, Aécio é o nome do PSDB para disputar o Planalto e isso ficou claro ao mencionar os próximos passos do senador. "Todo processo eleitoral depende do desempenho dos candidatos e da base que ele articula. O Aécio tem capacidade de articulação e tem um bom desempenho. Agora, tem que consolidar o nome com a população", disse. "Ele vai ter que trabalhar bastante, não é uma coisa simples assim."
Segundo o ex-presidente, "o problema do PSDB e da oposição" é buscar uma "mensagem clara, que mostre como sair desse momento que estamos e fale a coisa principal: o povo quer participar mais do processo de deliberação e quer mais qualidade, e não só quantidade".
Prefeito socialista lança o Recife Participa, o novo projeto de escuta popular da gestão municipal. Ele substituirá o programa utilizado por 12 anos pelo PT
Se o programa Orçamento Participativo já estava fora da ordem na gestão socialista da Prefeitura do Recife, o lançamento nessa sexta-feira do Recife Participa – novo projeto de escuta popular – serviu para sepultar definitivamente qualquer resquício do programa idealizado pelo PT em 12 anos de administração na capital.
O modelo do Recife Participa segue os moldes estabelecidos pelo governo Eduardo Campos para implementar o Todos por Pernambuco, com a criação de fóruns temáticos, grupos de debate com secretários e inclusão das prioridades no Plano Plurianual 2014-2017.
“É uma ideia inspirada em vários modelos. Mostramos em vídeo diversas experiências que a Prefeitura do Recife já viveu de participação social no governo. O governo do Estado também já teve diversas experiências. Nós fizemos um estudo que identificou vários modelos diferentes e procuramos construir aquele que se adequa ao Recife”, registrou o prefeito Geraldo Julio.
O encontro dessa sexta-feira, realizado no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, contou com a presença de 665 pessoas da sociedade civil organizada (ONGs, conselhos profissionais, associações, entre outros), Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, governo do Estado, centros acadêmicos, além de lideranças religiosas e de bairro.
O seminário continua hoje e amanhã e, a cada dia, duas RPAs participarão do encontro que contará com toda a equipe de gestores da PCR. Serão ao todo sete setoriais debatendo os problemas da cidade. “Estamos nesses três dias escutando toda a população e vamos fazer os fóruns, os comitês que vão atuar de maneira permanentes. Queremos que as pessoas tenham um canal permanente de diálogo, para elaboração do orçamento”, destacou Geraldo.
Pontífice nomeou o italiano Pietro Parolin, que substitui o cardeal Tarcisio Bertone, braço direito de Bento XVI
Publicado em 31/08/2013, às 17h01
Da Agência Estado
Parolin era enviado do Vaticano à Venezuela
Foto: Hoang Dinh Nam/AFP
O papa Francisco nomeou neste sábado (dia 31) o veterano diplomata do Vaticano Pietro Parolin como seu secretário de Estado, substituindo o poderoso cardeal Tarcisio Bertone na função. O italiano ocupará agora a posição considerada "número 2" na cúpula da Igreja, dando continuidade ao movimento de reforma que o pontífice está promovendo na Cúria Romana.
"O Santo Padre aceitou a renúncia de Sua Eminência o cardeal Tarcisio Bertone", disse o Vaticano, em comunicado, acrescentando, no entanto, que Bertone foi convidado a permanecer em seu posto até 15 de outubro.
Com 58 anos, Parolin é visto como relativamente jovem para o posto, e especialistas dizem que ele pode dar maior visibilidade à Igreja no cenário mundial. Até então, ele era enviado do Vaticano à Venezuela, e também trabalhava para reforçar os laços com a China. Antes, ele já havia sido enviado no México e na Nigéria, e trabalhou com questões sensíveis da Igreja, incluindo as relações diplomáticas com Israel.
O Papa Francisco tem tomado decisões-chave acerca da Secretaria do Estado, especialmente acerca da administração da Igreja Católica Romana, nos últimos meses. É tradicional para os novos papas substituir os funcionários do alto escalão da Igreja nomeados por seu antecessor. Bertone também já estava acima da idade usual de aposentadoria dos veteranos da Igreja, que é 75 anos.
Segundo chefe da Guarda Revolucionária, Mohammad Ali Jafari, um ataque à Síria incentivaria o extremismo na região
Publicado em 31/08/2013, às 17h34
Da Agência Estado
O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, comandante Mohammad Ali Jafari, alertou neste sábado que um ataque dos Estados Unidos à Síria desencadearia reações além das fronteiras do país. "O fato de os norte-americanos acreditarem que a intervenção militar será limitada dentro das fronteiras da Síria é uma ilusão. Isso vai provocar reações para além do país", afirmou ele, segundo divulgado pela agência de notícias ISNA.
Enquanto isso, parlamentares do Irã conversaram neste sábado com o presidente sírio, Bashar al-Assad. "Como representantes da República Islâmica do Irã, nós declaramos nossa oposição a qualquer ataque ou guerra contra a Síria", afirmou Allaeddine Boroujerdi, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento.
Segundo o comandante da Guarda Revolucionária, a exemplo do que ocorreu com as intervenções dos EUA no Afeganistão e no Iraque, um ataque à Síria incentivaria o extremismo e resultaria em "dor massacres e no êxodo de populações inocentes".
Segundo a imprensa iraniana, o ministro de Relações Exteriores do país, Mohammad Javad Zarif, telefonou nos últimos dias para dezenas de líderes europeus e árabes para "condenar o uso de armas químicas na Síria por parte dos rebeldes e criticar a postura belicista dos EUA, levantando receios sobre as consequências de qualquer ação militar".
Decisão foi divulgada em uma entrevista concedida na Casa Branca na tarde deste sábado
Publicado em 31/08/2013, às 15h00
Da AFP
Presidente disse, no entanto, que irá consultar o congresso americano
Foto: Jim Watson/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado (31) que vai pedir autorização ao Congresso americano para uma ação militar contra a Síria, o que praticamente elimina a probabilidade de um ataque contra as forças do presidente Bashar al-Assad na próxima semana.
Obama declarou que havia decidido ir adiante para realizar uma ação militar na Síria, mas disse acreditar que é mais importante para a democracia americana obter o apoio dos legisladores.
Com essa decisão, Obama, que tem uma relação conflituosa com os legisladores, principalmente republicanos, se arrisca a sofrer a mesma derrota do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que perdeu uma votação no Parlamento por uma autorização para um ataque à Síria.
"Eu vou pedir autorização para o uso da força dos representantes do povo americano no Congresso," disse Obama.
Obama afirmou que os líderes congressistas haviam concordado em marcar o debate quando retornarem das férias de verão.
Logo depois, o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, confirmou que o debate deve começar no dia 9 de setembro.
Contestado governo Assad encara revolta armada e possível ataque aliado. Conflito tem mais de 100 mil mortos, caos humanitário e crise de refugiados.
Do G1, em São Paulo
A Síria enfrenta, desde março de 2011, uma guerra civil que já deixou pelo menos 100 mil mortos, destruiu a infraestrutura do país e gerou uma crise humanitária regional. Acuados pelo conflito, mais de 2 milhões de sírios deixaram o país rumo aos países vizinhos, provocando uma crise de refugiados e aumentando a instabilidade da região.
O contestado presidente sírio Bashar al-Assad, da minoria alauíta, enfrenta uma rebelião armada que tenta derrubá-lo.
No início, a rebelião tinha um caráter pacífico, com a maioria sunita e a população em geral reivindicando mais democracia e liberdades individuais. Mas, aos poucos, com a repressão violenta das forças de segurança, ela foi se transformando em uma revolta armada.
O regime argumenta que a rebelião é insuflada por terroristas internacionais, com elos com a rede terrorista da Al-Qaeda, e que está apenas se defendendo para manter a integridade nacional.
O conflito tem sido marcado por derrotas e vitórias dos dois lados, apesar de o governo ter ganho terreno nas últimas semanas.
O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí abriu inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28).
A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste ao Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí. No local, foram identificados focos de queimadas.
O procurador Antônio Marcos Martins Manvailer, responsável pelo processo, pediu informações para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre os procedimentos adotados pelos órgãos na apuração da causas da interrupção do fornecimento de energia.
Segundo o procurador, o inquérito foi a fim de “tomar as providências necessárias para evitar novas ocorrências, bem como tomar as medidas atinentes em relação aos responsáveis pelo evento ocorrido”.
— Ela acabou com a minha vida. É imensurável o que ela me causou, é muita tristeza. Tem dias que acordo melhor, mas tem outros que passo a manhã chorando. Parei a minha vida por causa disso. Não posso trabalhar, não posso malhar, não posso ficar em casa com a minha família.
Vânia espera que a falsa médica pague na cadeia pelo que fez.
— Ela tem que ser presa. Senão vai fazer isso com outras pessoas.
No nome de Cecília Tavares, segundo a Polícia Civil, há dois registros de ocorrência por casos semelhantes. Ela foi indiciada por lesão corporal.
As 37 cirurgias feitas por Vânia já custaram cerca de R$ 50 mil à família somente com gastos de anestesia. A jovem afirmou que só soube que se tratava de uma falsa profissional quando foi até uma delegacia fazer queixa. Ela não fez nenhuma pesquisa anterior sobre a aplicação e não sabia que outras jovens já haviam denunciado o mesmo problema.
O acrílico em pó utilizado pela jovem é liberado pela vigilância sanitária, mas apenas para cirurgias reparadoras, não para procedimentos estéticos. Se for mal utilizado, pode levar à morte.
De acordo com o médico José Horácio, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o acrílico aplicado na jovem é absorvido pelo organismo e nunca mais poderá ser retirado, o que gerou todas as complicações. Ele afirmou que o conselho condena este tipo de cirurgia e orienta que os pacientes façam uma pesquisa antes de se submeterem a qualquer tipo de procedimento estético.
Ao longo da tarde, os estudantes puderam ter mais contato com o universo da poesia, com apresentações criadas por eles mesmos
Publicado em 30/08/2013, às 23h15
Do JC Online
Os alunos da Escola Estadual Dom Jaime, no município de Moreno, no Grande Recife, participaram nessa sexta-feira (30) de uma atividade literária que vem se tornando tradição na unidade de ensino. Trata-se do Sarau "A poesia é... sentimentos".
Ao longo da tarde, os estudantes puderam ter mais contato com o universo da poesia, com apresentações criadas por eles mesmos. Foram declamações, musicais e até um concurso de poesia.
A ação faz parte de uma série de projetos da escola pra incentivar os alunos ao hábito da leitura e identificação profissional.
De acordo com informações do 12º batalhão, o protesto acontece por conta da prisão de um morador da área. Ele foi preso por desacato, segundo a polícia
Publicado em 30/08/2013, às 22h44
Do JC Online
Um protesto de moradores interditou a Avenida Bincentenário da Revolução Francesa no final da noite desta sexta-feira (30), na comunidade da Roda de Fogo, Zona Oeste do Recife.
De acordo com informações do 12º batalhão, o protesto acontece por conta da prisão de um morador da área. Ele foi preso por desacato, segundo a polícia.
Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada para apagar o fogo que os moradores atearam na avenida.
Criminoso, que já tinha passagem pela polícia, tentava fazer uma "saidinha de banco" quando foi detido em Garanhuns
Publicado em 30/08/2013, às 21h17
Do JC Online
Um assaltante foi baleado, nesta sexta-feira (30), na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, ao ser preso por policiais civis. Roberto da Silva Morais, de 31 anos, tinha um mandado de prisão contra ele. O suspeito, que já tinha passagem pela polícia, estava praticando assaltos conhecidos como “saidinha de banco”.
Ao ser abordado, o suspeito tentou fugir e houve uma troca de tiros com a polícia. Roberto foi baleado no joelho e levado ao Hospital Otávio de Freitas, no Recife, onde passa por cirurgia.
Modificações fazem parte do Projeto Bairro Legal e começam a valer na segunda-feira (2)
Publicado em 30/08/2013, às 17h46
Do JC Online
Foto: Divulgação
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai implantar mais um binário nas ruas do Recife, a partir da segunda-feira (2). Dessa vez, se trata das ruas Padre Luiz Marques Teixeira e João Dias Martins, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade, vias que fazem a ligação entre as ruas Barão de Souza Leão e Marquês de Valença.
Na Rua Padre Luiz Marques Teixeira, o fluxo, que era mão-dupla, passa a ser mão-única no sentido cidade / subúrbio e o estacionamento só será permitido do lado esquerdo da via. Já na Rua João Dias Martins, será mantido o sentido único subúrbio / cidade e o estacionamento fica liberado apenas no lado esquerdo.
A mudança faz parte do Projeto Bairro Legal, que atua nos bairros de Boa Viagem e Pina desde o dia 14 de agosto com o objetivo de melhorar a mobilidade na cidade através de ações de fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano.
SINALIZAÇÃO – A CTTU implantou sinalização viária horizontal e vertical regulamentando a nova circulação. Além disso, artistas-educadores vão estar na via orientando condutores e informando sobre as mudanças.
Os moradores da comunidade do Coque reuniram-se, na noite desta sexta (30), com representantes do governo do Estado para discutir o projeto de ampliação das vias de acesso ao terminal de ônibus de Joana Bezerra e desapropriação de casas. O encontro, realizado na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, contou com a participação de dez pessoas da comunidade e dos secretários Tadeu Alencar (Casa Civil), Danilo Cabral (Cidades), Aluísio Lessa (Articulação Social) e do procurador-geral do Estado, Thiago Norões.
De acordo com o representante do Movimento Coque Resiste, Chico Ludermir, os moradores conseguiram a suspensão dos processos de indenizações até que o projeto fosse analisado pela população. “Não tivemos acesso ao projeto, queríamos conhecer o planejamento do governo para poder apresentar uma contraproposta”, disse.
“Entendemos que o projeto fere o direito à moradia dos cidadãos. Além disso, o Coque é uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis), onde a moradia deve ser priorizada”, acrescentou. Ainda segundo Ludermir, o Estado tem negociado o valor das casas bem abaixo do mercado, oferecendo entre R$ 20 mil e R$ 35 mil. Pelo projeto do governo, 58 moradias serão total ou parcialmente demolidas.
Os moradores têm 15 dias para apresentar uma contraproposta ao projeto. Duas arquitetas participaram do encontro de ontem para dar o aval técnico aos moradores. “Contamos com a ajuda da sociedade civil, que pode nos ajudar nisso. O tempo é muito curto, vamos apresentar apenas uma proposta, não um projeto completo”, disse Ludermir. Um novo encontro entre os moradores e o governo está marcado para o dia 16 de setembro.
“Seria bom, também, que os órgãos e entidades que estão previstas para se instalarem no polo jurídico do bairro de Joana Bezerra se posicionassem quanto à construção dos prédios. As áreas podem ser usadas, por exemplo, para a construção de habitacionais para a comunidade. Falta muito diálogo entre o governo e a comunidade. O Estado veio atrás dos moradores apenas para informar a desapropriação. O projeto só nos foi apresentado após insistência da comunidade”, relatou Ludermir.
A reportagem do JC entrou em contato com os representantes do governo que participaram da reunião, porém sem sucesso.
HORTELÃ!! A hortelã é rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio, Contém vitaminas A, B e C, possui ação estimulante, melhora as funções do aparelho digestivo, é antisséptica, anestésica, calmante, vermífugo, perturbações do figado, vesícula biliar, náuseas, vômitos, infecções respiratória, gripe, tosse, bronquite etc. A hortelã, possui acão anestesica, anti-septica, analgésica é expectorante, descongestionante das vias respiratórias e também é muito usada na culinária.
Em pronunciamento, realizado nesta quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB/SP) falou sobre a posição da mídia conservadora a em relação aos médicos cubanos. Para a parlamentar, tal postura reafirma a face cruel do racismo em nosso país.
Leci Brandão destacou ainda que toda essa polêmica revelou algo que a população negra já sabe há muito tempo: em nosso país, as profissões têm cor e classe social.
Leia o pronunciamento na íntegra:
As médicas cubanas e as empregadas domésticas
Hoje, 28 de agosto, faz 50 anos que Martin Luther King, ícone da luta por igualdade racial nos Estados Unidos fez um discurso que se tornou emblemático e entrou para a história. Eu tenho um sonho, ele disse, “de que meus quatro filhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele e sim pelo conteúdo do seu caráter”.
Por uma infeliz coincidência, também hoje a grande imprensa e as redes sociais repercutem dois fatos que reafirmam a face cruel do racismo em nosso país e nos fazem continuar firmes em nossa luta de combate à discriminação. A primeira é a imagem de um médico cubano negro, que ao chegar em Fortaleza (CE) foi vaiado e hostilizado por dezenas de médicos que o esperavam no aeroporto.
A outra imagem é a da jornalista potiguar Micheline Borges, que postou nas redes sociais a seguinte observação: “Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma cara de empregada doméstica. Serão que são médicas mesmo?... Médico geralmente tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...”
Não vou comentar o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. Por ora vou me limitar a dizer que considero o programa uma grande contribuição para o grave problema na área saúde que existe em centenas de municípios brasileiros.
Mas toda a polêmica que esse programa está trazendo tem revelado algo que a população negra já sabe há muito tempo: em nosso país, as profissões têm cor e classe social. Aos brancos estão reservadas as profissões com os mais altos salários, entre elas a de médico. Aos negros restam as profissões com os mais baixos salários, entre as quais a de empregada doméstica.
Não tenho dúvida ao afirmar que esses dois fatos expõem claramente o racismo.
Acabamos de realizar a Conferência Estadual de Igualdade Racial cujo tema é “Desenvolvimento e Democracia”. Não podemos mais admitir reações racistas como estas.
Assim como Martin Luther King, nós continuamos sonhando com o dia em que não seremos julgados pela cor. Mas para que nosso sonho se torne realidade, precisamos agir. Que os dois fatos não caiam no esquecimento.
*Leci Brandão é deputada estadual pelo PCdoB – SP.
As investigações que duraram oito meses, foram realizadas pela Delegacia de Petrolândia, que solicitou a Justiça os mandados
Publicado em 29/08/2013, às 14h52
Do JC Online
Em mais um trabalho para coibir o tráfico de drogas no sertão, a Secretaria de Defesa Social, numa ação conjunta das Polícias Civil e Militar, deflagraram na manhã desta quinta-feira (29), a “Operação Faxina 1”, com objetivo de identificar e prender uma associação criminosa com pessoas envolvidas nas práticas de crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com atuação nas cidades de Petrolândia, Tacaratu e Arcoverde, no sertão do Estado, região abrangida pela Usina Hidrelétrica de Itaparica.
As investigações que duraram oito meses, foram realizadas pela Delegacia de Petrolândia, que solicitou a Justiça os mandados. No total serão cumpridos dezoito Mandados de Prisão Preventiva, dois Mandados de Prisão Temporária e vinte Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, expedidos pelo Juízo de Direito da Comarca de Petrolândia.
A ação coordenada pela Diretoria Integrada do Interior-2, da Polícia Civil de Pernambuco, Gerência de Controle Operacional do Interior-2 e 22ª Delegacia Seccional de Floresta, contou com a participação de 170 policiais.
Publicado por Maurício Júnior, em 29.08.2013 às 13:18
Do portal FolhaPE
O elevador de número três do prédio da Prefeitura do Recife (PCR), localizada no Cais do Apolo, despencou do 15º andar e deixou, pelo menos, duas pessoas feridas, por volta do meio-dia desta quinta-feira (29). Uma mulher que teve a perna quebrada e um homem que sofreu escoriações pelo corpo foram socorridos para o Hospital da Restauração, na área Central do Recife. Outras pessoas também foram socorridas, mas não apresentaram fraturas.
O técnico administrativo da PCR, José Florêncio, acredita que o motivo da queda tenha sido o excesso de passageiro, já que o elevador não apresentava problemas e recebe manutenção periodicamente. Ainda de acordo com José Florêncio, a capacidade máxima é de 22 pessoas. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Samu foram acionadas para prestar socorro às vítimas.
No momento da queda, funcionários de todos os setores fizeram uma mobilização para realizar os procedimentos de primeiros socorros. O secretário de Saúde, Jailson Correia, também participou do socorro. Segundo informações de testemunhas, grande parte das pessoas que estavam no elevador são funcionários da Secretaria de Saúde e iriam almoçar.
Polícia fechou trecho da Rua do Veiga, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife
Publicado em 29/08/2013, às 15h39
Do JC Online
Foto: Igo Bione/JC Imagem
A Secretaria de Defesa Social montou um grande aparato para evitar que manifestantes ligados à Frente de Luta pelo Transporte Público realizem um ato na frente da sede do órgão, na Rua do Veiga, em Santo Amaro, na área central do Recife.
Barricadas com policiais foram montadas na entrada da rua, nos cruzamentos com a Avenida Mário Melo e Rua do Lima. Policiais do Batalhão de Choque participam da ação.
O movimento marcou para a tarde desta quinta-feira (29) uma manifestação chamada I Baile de Máscara Damázio, ironizando a decisão do secretário Wilson Damázio de proibir a presença de pessoas com o rosto coberto em manifestações do Recife.
A decisão foi tomada após quebra-quebra durante protesto na semana passada, quando foram danificadas vidraças de prédios públicos, uma estação de bicicletas de aluguel, destruída, vários ônibus foram depredados e lixeiros foram queimados na rua.
Em reunião realizada com líderes da Frente de Luta, esta semana, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio do procurador-geral do Estado, Aguinaldo Fenelon, disse que a decisão de Damázio não tinha amparo político para ser realizada.
O grupo conta com certa de mil pessoas. Ainda não foi decidido se grupo vai realmente para frente da SDS
Publicado em 29/08/2013, às 16h11
Do JC Online
Máscaras com o rosto do governador Eduardo Campos são usadas por manifestantes no Parque Treze de Maio
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Os manifestantes que marcaram o ato para esta quinta-feira (29) em protesto contra a proibição do uso de máscaras durante protestos no Recife se concentraram no Parque 13 de Maio, em Santo Amaro, área central do Recife. Alguns deles tiveram as mochilas revistadas por policiais da Rádio Patrulha, que afirmaram terem recebido denúncia de que algumas pessoas portavam artefatos.
Para a revista, os policiais solicitaram que fossem tiradas as máscaras. Os manifestantes aceitaram sem resistência e, logo após a revista, recolocaram suas máscaras. Policiais da cavalaria da PM também acompanham o grupo.
Os representantes da manifestação comentaram que já imaginavam que o acesso à sede da Secretaria de Defesa Social (SDS) estaria bloqueado e afirmaram que o ato é pacífico e o grupo não quer confronto. O protesto faz referência ao secretário Wilson Damázio, idealizador da proibição de rostos cobertos durante os atos no Recife. A ordem para a polícia veio após quebra-quebra promovido por mascarados na semana passada nas ruas centrais da cidade.
O intuito, segundo o grupo, é promover um abraço simbólico na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), na Rua do Veiga, em Santo Amaro, na manifestação intitulada I Baile de Máscaras Damázio.
Grupo realizou ato contra o veto ao uso de máscaras durante protestos no Recife
Publicado em 29/08/2013, às 17h38
Do JC Online
Após seguirem pela Avenida Cruz Cabugá, manifestantes se dirigiram ao Parque Treze de Maio
Foto: João Carvalho/JC
Após se depararem com grande aparato de polícia e o bloqueio da Rua do Veiga, onde está localizada a sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), em Santo Amaro, na área central do Recife, manifestantes seguiram pela Avendia Cruz Cabugá em direção ao Centro da capital e encerraram o protesto em frente à Câmara de Vereadores do Recife, na Rua do Príncipe, por volta das 17h30. A via ainda será liberada.
Mais cedo, eles se concentraram no Parque Treze de Maio. O grupo de cerca de 100 estudantes marcou ato contra o veto ao uso de máscaras durante protestos no Recife.
Uma privada carregada por um dos manifestantes foi apreendida por policiais na Rua do Lima. O objeto, em que estava escrito "trono de Damázio", poderia ser usado como arma, de acordo com a polícia. A apreensão foi vaiada.
Segundo a Polícia, o acusado estaria defendendo uma pessoa de uma tentativa de assalto
Publicado em 29/08/2013, às 17h06
Do JC Online
Um homem morreu após ser acertado por uma barra de ferro, na praia de Casa Caiada, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. O homicídio ocorreu por volta das 14h desta quinta-feira (29). Segundo a Polícia Militar, o acusado declarou que acertou a vítima para defender uma senhora de uma tentativa de assalto.
O suspeito, que segundo informações da Polícia é um idoso, foi levado para a Delegacia de Casa Caiada, onde presta depoimento.
Dezoito pessoas estavam dentro do elevador no momento da queda
Publicado em 29/08/2013, às 12h46
Do JC Online
Atualizado às 16h00
Um elevador do prédio da Prefeitura do Recife, na região central da cidade, caiu do décimo quinto andar do edifício no início da tarde desta quinta-feira (29). Dezoito pessoas estavam dentro do elevador no momento da queda, incluindo o ascensorista. Ao cair, devido a uma pane, foi acionado o sensor de freio e por isso a queda foi suavizada. O Corpo de Bombeiros (CB) informou que o total de feridos atendidos é de oito pessoas.
Ariane Carla Lima Dias, 23 anos, Nadilson Borges de Melo, 58, e Erivelton Gustavo, 18, foram encaminhados ao Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. Segundo o Posto Policial do hospital, a situação deles é estável. Ariane usa um colar cervical. Quatro pessoas foram levadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Das outras quatro pessoas com ferimentos mais sérios, uma foi levada para a UPA da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Gilmara Braga, de 40 anos, teve uma fratura na perna e está passando por atendimento médico.
A Prefeitura afirmou que ninguém ficou em estado grave. O CB deslocou três viaturas até o local do acidente. O acidente foi confirmado pela administração do prédio. As causas ainda serão apuradas.
Por 233 votos a favor, 131 contra e 41 abstenções, a Câmara manteve o mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). Para ser cassado, seriam necessários 257 votos ou mais a favor da perda do mandato.
Donadon está preso em Brasília desde o dia 28 de junho, condenado em última instância pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição.
Devido à rejeição do parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves tomou a decisão de afastar o parlamentar devido à impossibilidade de ele exercer suas atribuições de deputado federal.
“Me cabe nessa hora, no dever de presidente dessa Casa, com a experiência de parlamentar de 12 mandatos, assumir a responsabilidade de fazer esse comunicado à Casa e ao País”, afirmou Alves.
“Entretanto, devido ao fato de o parlamentar cumprir pena de privação de liberdade, considero-o afastado do exercício de seu mandato devido à impossibilidade de exercer suas atribuições e convoco o suplente para exercer o mandato em caráter de substituição durante o tempo em que permanecer a privação de liberdade de Natan Donadon”, disse o presidente. O suplente de Natan Donadon é Amir Lando (PMDB-RO).
Alves afirmou que não colocará em votação mais nenhum processo por perda de mandato enquanto o voto continuar secreto.
Relator pediu cassação do mandato de Natan Donadon
O deputado Sergio Zveiter (PSB-RJ) defendeu a perda do mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). “A conduta pela qual ele foi condenado é de natureza gravíssima e absolutamente incompatível com o mandato parlamentar”, disse.
Zveiter foi relator do processo de cassação de Donadon, que foi preso no final de junho por ter sido condenado em última instância por peculato e formação de quadrilha.
O relator disse que o Congresso não pode ampliar a sensação de impunidade. “A sociedade tem direito de receber resposta da Câmara dos Deputados para impedir que a sensação de impunidade se alastre”, disse.
“Nunca fiz nada de ilícito, nunca desviei um centavo da Assembleia”, diz Donadon
Antes da decisão do Plenário, Donadon fez a sua defesa e disse que todos os pagamentos feitos por ele na diretoria financeira da Assembleia Legislativa de Rondônia foram atestados pelo controle interno da instituição e feitos de acordo com os parâmetros legais. Donadon afirmou ainda que assumiu a diretoria financeira com contratos já feitos.
“Eu fui convidado a assumir o departamento financeiro com procedimentos feitos e empresas contratadas, as licitações já haviam sido feitas, já havia pagamentos feitos a essa empresa de publicidade e eu dei sequência aos pagamentos não só dessa empresa e de outras”, disse. “Nunca fiz nada de ilícito, nunca desviei um centavo da Assembleia”, emendou.
O deputado disse que o Ministério Público de Rondônia teria invadido a Assembleia Legislativa e tomado posse de toda a documentação que poderia absolvê-lo. “Eu não desviei nenhum centavo, o Ministério Público não mandou as provas que me absolviam. Eles sabem que o serviço foi executado”, disse.
O deputado afirmou ainda que tem um patrimônio pequeno, de apenas uma casa, o que comprova que ele não desviou recursos e que continua com popularidade alta na sua região. “Pesquisa mostrou 82% de aprovação do mandato na minha cidade de mais de 100 mil habitantes. A população sabe a minha conduta”, disse.
Renúncia
Donadon disse que foi condenado em 2010, quando era um cidadão comum. Ele reconheceu que, naquele momento, renunciou ao mandato de deputado com a intenção de levar o processo criminal para a Justiça de Rondônia. Ele disse que estava confiante no precedente judicial de que os processos de ex-parlamentares voltam para a justiça estadual. “Confiei no Supremo, achei que fossem me tratar com igualdade, mas não o fizeram. Se voltasse para Rondônia, seria solto”, declarou.
Ele afirmou ainda que a sua pena foi desproporcional aos demais réus no processo. “Eles pegaram seis anos e eu, como cooptado, como pego 13 anos?”, questionou.