Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Devoção » Centenas de fiéis sobem o Morro da Conceição no início da festa da santa

Publicação:  30/11/2013 00:06

Dona Maria Izabel levou filhas e netos para a festa do morro. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Dona Maria Izabel levou filhas e netos para a festa do morro. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
A funcionária pública Maria Izabel de Souza Silva, 65 anos, subiu, nesta sexta-feira (29), o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, sem sapatos e toda de azul. “Não tenho medo de machucar os pés. O esforço é uma forma de mostrar a gratidão que tenho pela santa”, comentou. Ela e centenas de pessoas acompanharam a Procissão da Bandeira, que deu início à 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Gente como o feirante João Romão da Costa, 65, que saiu a pé de Nazaré da Mata, na Mata Norte do estado, em direção ao morro. “Saí às 13h30 e cheguei às 16h, para mostrar minha devoção. Passei por cinco hospitais do Recife e não consegui internação, porque os médicos achavam que eu ia morrer. Mas estou aqui. Tenho um compromisso com a santa”, relatou João Romão.
Procissão da Bandeira celebra inicio dos festejos da festa do Morro da Conceição. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Procissão da Bandeira celebra inicio dos festejos da festa do Morro da Conceição. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
O cortejo, conduzido pelo pároco do Morro, Padre José Roberto, saiu às 17h do Sítio da Trindade. Após a caminhada, os devotos assistiram à missa de abertura oficial das comemorações, presidida pelo bispo emérito da Diocese de Nazaré da Mata, Dom Jorge Tobias. Além disso, a cantora Joana também se apresentou.

"Costumo dizer que minha relação com Nossa Senhora começou desde que nasci. Acho que a coisa mais importante na vida da gente é a fé", comentou Joana. Ela promoveu um show misto, com canções tradicionais da música popular brasileira e outras em homenagem à santa, como Maria de Nazaré.

Até o dia 8 de dezembro, a igreja do morro terá seis missas diárias celebradas. No dia 8, haverá a Procissão de Encerramento, que sairá às 14h do Forte do Brun, área central do Recife. Às 18h, será realizada a Solene Concelebração de Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição, com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário