Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Tem início o Censo Agropecuário 2017 em Triunfo, PE

Por: Robério Sá

sábado | 07/10/2017 às 19:05

Âncora do Sertão
Colunista João Paulo.
Por João Paulo Ferraz: Eng. Agrônomo e Assessor de Projetos. Colunista agrícola do Portal Âncora do Sertão.
As atividades dos recenseadores na Zona Rural de Triunfo/PE tiveram início na quinta, dia 05/10, e devem se prolongar pelos próximos 05 (cinco) meses. O “Censo Agropecuário 2017” não se restringe apenas ao estado de Pernambuco; abrange todo o Brasil, pelo menos 5,5 mil (5 500) municípios do país. Cerca de 26 000 (vinte e seis mil) profissionais contratados temporariamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), via concurso, foram devidamente treinados para fazer este levantamento agrícola que resultará em um diagnóstico atualizado e preciso dos empreendimentos rurais do Estado Brasileiro.

O método é quase o mesmo das outras 09 (nove) edições da pesquisa, facilitado agora pelo uso de aparelho próprio para a entrevista e alocação de unidades registradas pelo IBGE, o que agiliza o trabalho do (a) técnico (a) de campo e reduz bastante o tempo da pesquisa.

Por medida de segurança, é importantíssimo alertar que os profissionais do “Censo 2017” andam obrigatoriamente identificados e portam equipamentos com o logotipo do IBGE. As perguntas feitas durante a entrevista são exclusivamente voltadas à produção (vegetal e animal) e manutenção dos empreendimentos agrícolas, dando ênfase à área de produção, renda e quantidade produzida. Outro ponto em destaque nessa pesquisa é a avaliação da qualidade de vida do pessoal envolvido nos trabalhos rurais.
A última vez que o Censo Agropecuário havia sido realizado foi em 2006. Na pesquisa deste ano, que sofreu um corte de cerca de 50% no investimento, há previsão de que 5,3 milhões de unidades agrícolas serão  visitadas e seus respectivos agentes de produção, entrevistados. O objetivo geral do Censo é evidenciar os fenômenos agrícolas do País e observar o comportamento do agronegócio, face às mudanças políticas e econômicas que  vem enfrentando. O resultado deste 10º Censo Agropecuário do IBGE está previsto para ser publicado em meados de 2018.

É de suma importância a veracidade das respostas dadas na entrevista para a elaboração de um mapa agrícola, o mais genuíno possível. A partir de tais informações as transformações podem acontecer. As melhorias observadas  são divulgadas e assim aproveitadas e os pontos negativos identificados e orientados para possíveis ajustes ou correções.   Desse modo o Censo Agropecuário pode apontar os principais problemas evidentes no campo e assim, nortear possíveis formas de contorno, bem como estimular a elaboração de políticas públicas que prezem pela sustentabilidade agrícola do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário