Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

SAÚDE SUPLEMENTAR Pernambuco: reclamações contra planos de saúde cresceram 5,5% em 2013

Para diretor-presidente da ANS, aumento é reflexo da atuação do órgão, que, nos 

últimos dois anos, suspendeu operação de cinco planos

Publicado em 27/03/2014, às 12h07

Do JC Online

O número de reclamações de beneficiários contra planos de saúde registradas nos canais de atendimento da Agência Nacional de Saúde (ANS) cresceu 5,5% em 2013 em comparação ao ano anterior. Foram registradas 8.024 queixas, sendo a maioria (6.112 reclamações) referentes à cobertura. O segundo ponto com mais insatisfação foi no que diz respeito a contratos e regulamentos (1.340) e, em seguida, mensalidades e reajustes (520).

Em entrevista nesta quinta-feira (27) durante o Encontro ANS - Edição Nordeste, realizado no Mar Hotel, Zona Sul do Recife, o diretor-presidente da agência reguladora, André Longo, disse que, proporcionalmente ao número de beneficiados, Pernambuco é o estado de onde partem mais reclamações.

Para ele, isto é reflexo da atuação do órgão, que, nos últimos dois anos, suspendeu a operação de cinco planos (Ideal Saúde, Real Saúde, Recife Meridional, Vip Saúde e Unimed Guararapes), que correspondiam a 15% do mercado do estado. Cerca de 200 mil pessoas que eram atendidas por estas empresas passaram (ou estão passando) por portabilidade especial, sem perder as carências. Em todo o Nordeste, 16 operadoras foram retiradas do mercado por recorrentes infrações.

André Longo também atribuiu às ações fiscalizadoras da ANS a queda na quantidade de beneficiários em Pernambuco (- 0,1%), que corresponde a uma redução de aproximadamente 2 mil pessoas entre 2012 e 2013.

No site da ANS (www.ans.gov.br), os consumidores podem conferir na seção (Espaço da qualidade) as operadoras mais reclamadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário