Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2015

Pescadores celebram Dia de São Pedro com cortejo de barcos em Brasília Teimosa

Procissão marítima acontecerá nesta segunda, saindo da Zona Sul até o Marco Zero


28/06/2015 11:44 - Da Folha de Pernambuco

Com a programação profana se despedindo neste domingo (28) do ciclo junino, a parte religiosa a festa será encerrada nesta segunda (29). O Dia de São Pedro é celebrado em colônias de pesadores em todo o litoral pernambucano. Já tradicional, a festividade no Recife é realizada na comunidade de Brasília Teimosa, Zona Sul da Capital. Às 14h, em frente à colônia de pescadores, acontece o ritual religioso. Depois, os fiéis seguem em procissão até a rua da associação, de onde realizam passeio de barco ao Marco Zero que, além da fé, revela um espetáculo de cores.
“Em São José da Coroa Grande, as atividades começam às 6h, com a salva de fogos na frente da colônia. Às 8h, tem a missa campal. Já às 10h, a procissão passa pelas principais ruas da cidade. Lá também acontece a procissão marítima. Depois disso, começa o forró pé de serra, até as 18h”, disse o educador social da pastoral dos pescadores, Severino Santos. Em Tamandaré, a missa é realizada na sede da colônia, seguida da procissão de rua durante a manhã.
Já Rio Formoso, na Mata Sul, acorda com a tradicional procissão fluvial, seguida da missa na colônia. O município de Barra de Serinhaém tem a procissão de rua, às 14h, seguida da fluvial. No Cabo de Santo Agostinho, a missa será realizada pela manhã, com a procissão de Gaibu até Suape, realizada durante a tarde.
“Itamaracá tem a buscada de São Pedro. A igreja leva a imagem do santo para o Forte Orange, enquanto que os pescadores saem da praia do Pilar para buscá-la. Eles fazem uma volta por toda a ilha”, explicou o educador. No município de Goiana, a celebração também tem um requinte especial. De acordo com Severino, São Pedro é co-padroeiro da cidade. Lá, a imagem é enfeitada no distrito de Carne de Vaca, seguindo em cortejo fluvial pelo rio Goiana. “A festa mais nova que acontece no Estado é em Rio Formoso, que já é realizada há dez anos. As de mais celebridades tem entre 70 e 100 anos”, explicou Severino, o que revela a importância cultural, histórica e tradicional do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário