Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

UM ANO DEPOIS DE DISCURSO NO SENADO, PREVISÕES DE DILMA SÃO REALIDADE

Jonas Pereira/Agência Senado
Há exatamente um ano, a presidente legítima Dilma Rousseff apresentava sua defesa no Senado, na votação do pedido de impeachment, num discurso que, 365 dias depois soa quase profético; Dilma apontou os caminhos que iriam caracterizar o governo de Michel Temer, com cortes no Bolsa-Família, redução do orçamento das universidades públicas e do crédito estudantil, o fechamento da Farmácia Popular e a redução do salário mínimo; Dilma alertou também que além do seu mandato, estavam em jogo as conquistas de 13 anos de governos progressistas: "os ganhos da população, das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens chegando às universidades e às escolas técnicas, a valorização do salário mínimo, médicos atendendo a população, realização do sonho da casa própria e trabalhadores”
29 DE AGOSTO DE 2017 ÀS 20:36

"Entre os meus defeitos não está a deslealdade e a covardia. Não traio os compromissos que assumo, os princípios que defendo ou os que lutam ao meu lado (...) Aos quase 70 anos de idade, não seria agora, após ser mãe e avó, que abdicaria dos princípios que sempre me guiaram." As palavras são da presidenta eleita em 2014, Dilma Rousseff (PT), em pronunciamento diante do Senado Federal no dia 29 de agosto de 2016, enfrentando um plenário que votaria pela sua queda, dois dias depois.
Há um ano, Dilma defendeu sua permanência por 45 minutos, diante de parlamentares que, nas palavras dela, votariam independente dos argumentos da defesa. "Não há respeito ao devido processo legal quando julgadores afirmam que a condenação não passa de uma questão de tempo", completou. A ex-presidenta já estava afastada do cargo desde 12 de maio daquele ano, quando o Senado aceitara a continuidade do processo, após aprovação no plenário da Câmara no dia 17 de abril.
Depois de sua intervenção, respondeu ainda a mais de 50 questionamentos, ante defensores e acusadores. Os senadores confirmariam o afastamento de Dilma, cassando seu mandato no dia 31 de agosto, por um placar de 61 votos favoráveis ao impeachment a 20 contrários.
No momento de sua defesa pessoal, a ex-presidenta apontou para caminhos que se concretizariam no governo de Michel Temer (PMDB). "O que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos: os ganhos da população, das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens chegando às universidades e às escolas técnicas, a valorização do salário mínimo, médicos atendendo a população, realização do sonho da casa própria."
Em nota, a representação do PT no Senado observa a confirmação das previsões. "De fato, o que se viu nesse último ano foram cortes no Bolsa Família, redução do orçamento das universidades e de programas como o Fies, a transformação do Minha Casa Minha Vida em programa para ricos e o fechamento de farmácias que vendiam remédios a preços populares. Também contrariando as promessas dos golpistas, o salário mínimo teve uma mesquinha redução de R$ 10, enquanto o desemprego atingiu cerca de 14,2 milhões de trabalhadores."
Outro ponto de seu discurso foi a afirmação de sobre riscos à soberania nacional diante de uma possível agenda entreguista do governo posterior. "O que está em jogo é, também, a grande descoberta do Brasil, o pré-sal." Já em outubro, o governo articulou a aprovação de um Projeto de Lei (agora Lei 4567/16) de autoria do senador José Serra (PSDB), na época ministro das Relações Exteriores de Temer, que modificou o regime de exploração do pré-sal, que, de acordo com a oposição, "abriu o caminho para a futura privatização da Petrobras", além de promover "perda de arrecadação da União".
Assista ao discurso de Dilma na íntegra:

O discurso de Dilma repercutiu nos maiores veículos e periódicos do mundo, que destacaram sua atitude firme diante de um tribunal que já havia tomado sua decisão antes mesmo da apresentação das provas. "Dilma fez alusão ao fato de que ela continua a ser rara entre as principais figuras políticas brasileiras: não foi acusada de enriquecer-se ilegalmente, em contraste com uma ampla gama de legisladores que procuram sua expulsão", disse o jornal norte-americano The New York Times, que destacou a frase da ex-presidenta: "Não esperem de mim o silêncio obsequioso dos covardes".
O jornal conservador argentino Clarín apresentou uma cobertura sem julgamentos de méritos, dando destaque às acusações de Dilma de ser vítima de um golpe, e que todo o processo teve início em razão de a petista não ter cedido à chantagens do ex-presidente da Câmara e ex-deputado, cassado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que hoje cumpre pena em regime fechado por crimes de corrupção. "Ele queria que eu dissesse que o meu partido votaria a seu favor na Comissão de Ética e eu neguei", disse Dilma em fala destacada pelo periódico.
"Arquitetaram a minha destituição, independentemente da existência de quaisquer fatos que pudessem justificá-la perante nossa Constituição", disse a ex-presidenta. "Encontraram, na pessoa de Eduardo Cunha o vértice da sua aliança golpista. Articularam e viabilizaram a perda da maioria parlamentar do governo. Situações foram criadas, com apoio escancarado de setores da mídia, param construir o clima político necessário para a desconstituição do resultado eleitoral de 2014. Todos sabem que este processo de impeachment foi aberto por uma chantagem explícita do ex-presidente da Câmara", completou.
Um mês depois, em 29 de setembro, Dilma entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), contestando a legalidade do julgamento político, sem provas de crime, e pedindo a sua anulação. Sorteado para analisar a ação, o ministro Alexandre de Moraes não se declarou suspeito para a tarefa – embora tenha se beneficiado da deposição de Dilma quando seu partido, o PSDB, derrotado nas urnas, passou a fazer parte do governo.
Moares ocupou o Ministério da Justiça antes de ser indicado para substituir Teori Zavascki no STF. Teori, relator dos processos da Lava Jato na Corte, morreu em 19 de janeiro deste ano em acidente aéreo de causas até hoje não explicadas. Alexandre mantém o mandado de Dilma em sua gaveta há 11 meses.

Repórter reclama ao vivo de falta de estrutura de afiliada da Globo

Danilo Ribeiro participava de um debate sobre futebol, quando interrompeu a conversa para mandar um recado

Repórter reclama ao vivo de falta de estrutura de afiliada da Globo
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 3 HORAS POR NOTÍCIAS AO MINUTO

FAMA CLIMÃO



Foi na manhã desta terça-feira (29), durante o 'Redação SporTV', da Globosat, que o repórter Danilo Ribeiro, da TV Bahia, causou um climão ao entregar falta de estrutura do canal.


O repórter participava de um debate sobre futebol comandado pelo apresentador André Rizek, no SporTV, quando interrompeu a conversa, pedindo que os demais continuassem sem ele.
"Eu queria fazer uma pausa porque o pessoal local da Rede Bahia está pedindo a pausa porque estão precisando dos equipamentos para outra entrada, de outro repórter", desabafou o profissional, deixando os colegas surpresos.
Segundo informa o R7, o climão na TV Bahia já está instalado e Danilo deve ser advertido em breve por entregar a falta de estrutura do canal.
A TV Bahia não se pronunciou sobre o assunto.

Barata Filho enviou flores a Gilmar, diz força-tarefa da Lava Jato

Procuradores enviaram ofício que traz novas evidências da proximidade de relação entre o ministro do STF e o empresário

Barata Filho enviou flores a Gilmar, diz força-tarefa da Lava Jato
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 1 HORA POR NOTÍCIAS AO MINUTO
POLÍTICA RIO DE JANEIRO










A força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro e procuradores regionais da República da 2ª Região que atuam no caso em segunda instância encaminharam ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofício que traz novas evidências da proximidade de relação entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o empresário Jacob Barata Filho.

Na análise de e-mails de Barata Filho, autorizada pela 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro no curso da operação Ponto Final, foi localizada mensagem com a confirmação de pedido de entrega de flores ao casal Guiomar e Gilmar no mesmo endereço que consta no aparelho celular do empresário como sendo de Guiomar Mendes, esposa do ministro. O pedido de envio das flores foi realizado em 23 de novembro de 2015.
A pedido dos procuradores, em 21 de agosto o procurador-geral suscitou à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, duas arguições de impedimento, suspeição e incompatibilidade do ministro Gilmar Mendes em habeas corpus impetrados pelos empresários Jacob Barata Filho e Lélis Marcos Teixeira.

FILHA DE JUCÁ É SÓCIA DE EMPRESA BENEFICIADA COM MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA


Na semana passada, o governo Michel Temer decidiu extinguir a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), criada em 1984, provocou protestos de políticos, ambientalistas e especialistas no setor; em artigo no jornal O Globo, o jornalista Arnaldo Bloch afirma que Marina Jucá, filha do senador Romero Jucá, é sócia majoritária da Boa Vista Mineração, que tem 90 mil hectares ali requeridos
27 DE AGOSTO DE 2017 ÀS 20:37


247 - Na semana passada, o governo Michel Temer decidiu extinguir a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), criada em 1984, provocou protestos de políticos, ambientalistas e especialistas no setor. Por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), foi liberada para extração de ouro e outros minerais nobres uma área com cerca de 47 mil quilômetros quadrados localizada entre os estados do Pará e o Amapá.
Em artigo no jornal O Globo, o jornalista Arnaldo Bloch afirma que Marina Jucá, filha do senador Romero Jucá, é sócia majoritária da Boa Vista Mineração, que tem 90 mil hectares ali requeridos.
"Além disso, tramita a PEC 215, determinando a revisão das demarcações em aberto e das homologadas, o que vai contra a Constituição. Mas, no paraíso das PECs, quem se importa? Com Temer no comando e Jucá no leme, e sem uma resistência eloquente, a mineração pode comemorar, pois no Brasil ninguém vai para a rua protestar por causa de floresta. A extinção da atual reserva (que, aliás, tem sete unidades de terras indígenas), na fronteira entre Pará e Amapá (olha o Sarney aí, gente) tem jeito de aperitivo antes de o inferno tomar conta da mata virgem, patrimônio nosso e da Humanidade", diz ele.

Policial queima R$ 30 mil em fogueira e alega: 'Dinheiro ilícito'

Homem de 42 anos aparentava estar em surto psiquiátrico (Foto ilustrativa - Kai Pfaffenbach/Reuters)

Policial queima R$ 30 mil em fogueira e alega: 'Dinheiro ilícito'
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 1 HORA POR NOTÍCIAS AO MINUTO

BRASIL BELO HORIZONTE





Um investigador de polícia de 42 anos foi preso na noite de segunda-feira (28) enquanto queimava dinheiro vivo em uma fogueira acesa em praça do bairro Flomar, na região Norte de Belo Horizonte. Segundo o jornal O Tempo, o oficial aparentava surto psicológico e disse que tomou a atitude porque o dinheiro era fruto de corrupção. "Dinheiro sujo, ilícito", argumentou.

Quando a polícia chegou ao local, o homem já estava há 20 minutos queimando notas de R$ 100 e R$ 50 que, de acordo com a PM, somariam aproximadamente R$ 30 mil.
"Os nossos vigias chegaram para conversar com ele, mas ele disse que não queria ajuda, mas achamos melhor acionar a polícia. Ele só falava que foi Jesus quem mandou ele fazer aquilo", contou a O Tempo o segurança Diego Vinícius, funcionário de uma instituição localizada em frente à praça utilizada para a fogueira.
A Polícia Civil levou o investigador ao hospital psiquiátrico Galba Velloso e afirmou que o caso corre na 3ª Delegacia de Venda Nova - queimar dinheiro constitui crime passível de até três anos de prisão.

sábado, 26 de agosto de 2017

Casa Amarela celebra a diversidade neste domingo (27)


O bairro de Casa Amarela, do lado de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, recebe neste domingo (27), a parada da diversidade do bairro. Com o tema “Além do seu preconceito eu existo, eu resisto, eu sobrevivo”, a 8ª Parada da Diversidade de Casa Amarela tem como principal objetivo conscientizar as pessoas e o poder público sobre a violência cometida contra o segmento LGBT no Recife.
A concentração será no Clube 13 do Vasco, no Vasco da Gama, às 14h. Durante a marcha, haverá shows de Carlinhos Beleza, Largados Djs, Gustavo Rangel, Luly Queiroz, Rita Rivotril, DJ Edu, DJ Japa e Mc Xé.
O evento conta com apoio da Prefeitura do Recife, que irá montar esquema especial de trânsito para acompanhar a programação. Seis agentes de trânsito estarão monitorando o tráfego durante a marcha, que vai seguir o seguinte intinerário: Rua Vasco da Gama, cruza a Avenida Norte, Rua Padre Lemos, Rua Dona Ana Xavier, Rua Paula Batista, Estrada do Arraial e finaliza na Rua Padre Lemos.
Serviço

8ª Parada da Diversidade de Casa Amarela
Domingo (27), 14h   08/2017
Concentração no Clube 13 do Vasco
Grátis

Fã invade palco e derruba Joelma durante show em São Paulo

Mulher pula no palco e agarra as pernas da cantora, que acaba se desequilibrando

Fã invade palco e derruba Joelma durante show em São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 5 HORAS POR NOTÍCIAS AO MINUTO

FAMA VÍDEO





Joelma foi derrubada por uma fã nessa sexta-feira (25) durante um show no Novo Guarapirão Dance, em São Paulo. A mulher pulou no palco e agarrou as pernas da cantora. Os seguranças agiram rapidamente, mas não foi suficiente para evitar que Joelma se desequilibrasse e caísse.

A cena foi registrada em um vídeo publicado pelo fã clube Mundo. Nas imagens, é possível ver a cantora se levantando e abraçando a mulher. No post, o grupo criticou a atitude da fã.
"Fãs sabemos que fazemos loucuras para estarmos perto do nosso Ídolo. Mais precisa disso??? Invadir um palco tão baixo como esse é derrubar a cantora da forma que ela foi derrubada?? O fanatismo é tão grande que alguns fãs não medem as consequências, hoje apenas a derrubaram, amanhã podem causar algum ferimento mais grave na @joelmaareal. Galera quando forem curtir um show, dancem, cantem, gritem, mais não façam esse tipo de coisa uma hora vocês vão machucar a cantora pra valer. Equipe de segurança vamos ficar mais atentos para que esse tipo de acontecimento não volte a acontecer", escreveu na legenda.
Assista ao vídeo:
Clique no vídeo para ativar o som
Vídeo
Fãs sabemos que fazemos loucuras para estarmos perto do nosso Ídolo. Mais precisa disso??? Invadir um palco tão baixo como esse é derrubar a cantora da forma que ela foi derrubada?? O fanatismo é tão grande que alguns fãs não medem as consequências, hoje apenas a derrubaram, amanhã podem causar algum ferimento mais grave na @joelmaareal. Galera quando forem curtir um show, dancem, cantem, gritem, mais não façam esse tipo de coisa uma hora vocês vão machucar a cantora pra valer. Equipe de segurança vamos ficar mais atentos para que esse tipo de acontecimento não volte a acontecer. 👌👍 #Joelma || #FãClubeMundoDaJoelma.

Lula é recebido por multidão em Brasília Teimosa

Ex-presidente esteve acompanhado de políticos locais e também da ex-presidenta Dilma Rousseff; Lula segue caravana para a Paraíba
Publicado em 26/08/2017, às 16:22

Rádio Jornal
Roberto Stuckert Filho/Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido por uma multidão no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Lula esteve ao lado da também ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) e de João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife,  além de outros políticos locais. 

Cerca de 500 pessoas na orla da praia de Brasília Teimosa. Lula caminhou pelas ruas do bairro e conversou com alguns moradores. "Estamos vendo a esperança nele. Ele vai ser o nosso futuro presidente", afirmou uma moradora, que falou com o ex-presidente. Essa é a última parada da caravana do petista em Pernambuco, que seguirá para João Pessoa na Paraíba.

Saiba mais sobre a visita de Lula

Veja a multidão que recebeu Lula em Brasília Teimosa


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

#AOVIVO | Lula direto do Pátio do Carmo em Recife, Pernambuco. #LulaPelo...

Lula no Recife dia 25 08 2017 Na Praça do Carmo

Janot denuncia Renan, Jucá e mais 7 por corrupção na Transpetro

Além deles, Valdir Raupp, Garibaldi Alves e os ex-senadores José Sarney e Sérgio Machado são alvo da PGR

Janot denuncia Renan, Jucá e mais 7 por corrupção na Transpetro
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 5 HORAS POR FOLHAPRESS

POLÍTICA APÓS DELAÇÃO




25/08/2017

O  procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Garibaldi Alves (PMDB-RN), Valdir Raupp (PMDB-RO) e o ex-presidente José Sarney, também do PMDB.

Os delatores Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, e Fernando Reis, da Odebrecht, além de Luiz Fernando Nave Maramaldo e Nelson Cortonesi Maramaldo, da NM Engenharia, também foram denunciados.
Eles são acusados pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O esquema teria desviado recursos em contratos da Transpetro, a subsidiária da Petrobras, entre 2008 e 2012.
De acordo com a denúncia, os parlamentares teriam recebido dinheiro do presidente da Transpetro por meio de doações oficiais aos diretórios municipais e estaduais do PMDB.
O dinheiro foi repassado a alguns diretórios, segundo a PGR: em 2008, receberam recursos os diretórios estaduais de Rio Grande do Norte, Roraima, Maranhão e Amapá, além do diretório municipal de Aracaju; em 2010 foram beneficiados o diretório estadual do Tocantins e o comitê financeiro único do PSDB em Alagoas em 2010; além do diretório nacional do PMDB (para financiar Gabriel Chalita), em 2012.
"Em contrapartida a esses pagamentos, Sérgio Machado praticou atos de ofício para promover, autorizar e direcionar as licitações e contratações da Transpetro em favor da NM Engenharia", informa a PGR.
Parte dos valores foi destinada a aliados de José Sarney por meio de operações fracionadas. Outra parte foi paga em espécie.
ODEBRECHT
De acordo com a PGR, o esquema foi reproduzido na Odebrecht Ambiental, liderada por Fernando Reis. Renan e Raupp pediram propina por meio de doação oficial ao diretório nacional do partido.
A PGR afirma ainda que Raupp procurou Sérgio Machado a pedido do presidente Michel Temer para financiar a campanha de Gabriel Chalita em 2012, mas que o fato não foi investigado porque os fatos aconteceram antes de ele ocupar a Presidência.
"Em 2012, Raupp procurou Sérgio Machado para ajudar financeiramente a campanha da Gabriel Chalita para prefeito de São Paulo, a pedido de Michel Temer. Por se tratar de fatos estranhos ao mandato de presidente da República, existe vedação constitucional para promover investigação relativa aos fatos narrados sobre ele", informa a PGR.
Agora, caberá ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), ouvir as defesas e elaborar um relatório.
Ele então vai marcar uma data para que a denúncia seja analisada pela segunda turma do tribunal, composta também pelos colegas Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Celso de Mello.
Janot deixa o cargo em 17 de setembro. Até lá, ele deve oferecer diversas denúncias nos inquéritos abertos no Supremo a seu pedido. Com informações da Folhapress.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Ney Matogrosso fala em sorte por não ter contraído HIV

O cantor também relembrou o seu namoro com Cazuza

Ney Matogrosso fala em sorte por não ter contraído HIV
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 1 HORA POR FOLHAPRESS

FAMA DESABAFO
  
Aos 76 anos, Ney Matogrosso atribui ao acaso o fato de não ter contraído o vírus HIV nos anos 80, quando a Aids ainda era uma doença desconhecida e sem tratamento.

"Não fico dando mole e prefiro não acreditar que sou uma pessoa imune. Eu dei sorte", disse o cantor em entrevista ao "TV Fama", que exibida nesta quinta (24), às 21h30, na RedeTV!
O cantor também relembrou o seu namoro com Cazuza, que morreu em decorrência de complicações causadas pela Aids em 1990. "Hoje, seríamos amigos como fomos até o fim da vida dele. Namoro já não existia mais, mas o amor permaneceu e permanece até hoje. A morte não apaga essas coisas de dentro da gente."
A problemática do HIV nos anos 80 ganhou destaque em "Os Dias Eram Assim", da Rede Globo, em que Julia Dalavia vive uma jovem que descobre que está infectada. 
Com informações da Folhapress. 
24/08/2017

Em vídeo, Estado Islâmico ameaça papa Francisco: 'Chegaremos a Roma'

Gravação foi feita nas Filipinas e mostra destruição de igreja

Em vídeo, Estado Islâmico ameaça papa Francisco: 'Chegaremos a Roma'
Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 15 MINS POR ANSA

MUNDO TERRORISMO




grupo Estado Islâmico (EI) divulgou nesta quinta-feira (24) um vídeo no qual ameaça o papa Francisco e afirma que "chegará a Roma", onde fica o Vaticano.

A gravação foi feita em Marawi, cidade muçulmana das Filipinas que abriga uma célula bastante ativa do EI, o Grupo Maute, e vem sendo palco de combates entre as forças de segurança do país e os jihadistas.
No vídeo, que foi divulgado pelo Al Hayat Media Center, um dos órgãos oficiais de propaganda do Estado Islâmico, terroristas aparecem rasgando um pôster de Francisco e destruindo imagens cristãs em uma igreja.
"Lembrem-se disso, infiéis, nós vamos estar em Roma, se Deus quiser", diz, em inglês, um dos milicianos, que se identifica como "Abu Jindal". Em seguida, o grupo coloca fogo no templo religioso. "Depois de todos os esforços, a religião dos cruzados é que será destruída", afirma o narrador da gravação.
O vídeo foi divulgado no mesmo dia em que simpatizantes do EI usaram um canal no aplicativo Telegram para fazer um novo apelo por atentados na Itália, país que está na mira do grupo por pertencer à coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e por abrigar a sede da Igreja Católica.
Em novembro de 2015, pouco depois dos atentados que mataram 130 pessoas em Paris, o Estado Islâmico já havia usado sua revista digital, a "Dabiq", para dizer que hastearia sua bandeira preta no Vaticano.
No mês seguinte, um novo vídeo exibiu tanques avançando sobre o Coliseu, enquanto o narrador afirmava que Roma representava a "batalha final antes do dia do juízo". 
Com informações da Ansa.
24/08/2017

JOVEM QUE ESPANCOU PROFESSORA DENTRO DE ESCOLA É EXECUTADO COM 8 TIROS


Um jovem de 15 anos foi executado na tarde hoje (23) com mais de 8 tiros. O crime aconteceu em Santa Catarina.


De acordo com a polícia, o motivo do crime pode ter sido uma vingança já que o menor (aluno) espancou uma professora violentamente, o caso repercutiu no país inteiro. Os autores do crime ainda não foram identificados. A polícia segue investigando o caso e nas próximas horas teremos mais informações sobre o caso.

Relembre o caso:

Professora agredida violentamente dentro de escola em Santa CatarinaEm Santa Catarina, uma professora foi brutalmente agredida por um aluno em uma escola municipal na segunda (22). Márcia Friggi denunciou a violência nas redes sociais e o caso será investigado pela polícia.



Márcia não consegue abrir o olho e nem conseguiu dormir essa noite. Ela conta que o motivo da briga foi banal - ela pediu apenas para o aluno de 15 anos colocar o livro que estava no colo sobre a carteira. Como ele disse um palavrão, ela pediu para o adolescente sair da classe. Os dois terminaram na diretoria da escola.

"Ele veio para cima de mim com tapas primeiro, tentei me proteger com os braços, aí ele conseguiu me atingir com um soco e me jogou na parede", conta ela.

Depois da agressão, a professora fez um desabafo nas redes sociais. Ela encerrou o texto dizendo que está dilacerada e se recuperando - mas que vai dedicar a vida para que nenhum professor brasileiro passe por isso. "Eu não fui a primeira, gostaria muito de ser a última", disse ela ao Jornal Hoje.


A agressão aconteceu em um centro de educação para jovens e adultos. Márcia trabalha lá há quatro anos, mas esta foi a única vez que ela encontrou este jovem. Era a primeira aula da turma.

Segundo a prefeitura, o adolescente vai ser acompanhado pelo conselho tutelar, mas continua frequentando a escola. O departamento que cuida dos casos de violência contra a mulher da delegacia de Indaial vai ouvir os envolvidos. E em dez dias a investigação deve ser encaminhada à promotoria da infância e juventude.