Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de abril de 2015

CLIMA Massa de ar seco dificulta ocorrência de chuva no Grande Recife

Apesar de já ter começado o período chuvoso, temperaturas continuam altas

Publicado em 22/04/2015, às 07h10

Do JC Online

Temperatura média em abril é de 32 graus. Recifense aproveita para ir à praia / Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Temperatura média em abril é de 32 graus. Recifense aproveita para ir à praia

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

As temperaturas continuam altas na Região Metropolitana do Recife (RMR), apesar de já ter começado o período chuvoso. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a temperatura média em abril aumentou um grau em comparação a março, chegando aos 32 graus. O aumento é pequeno, mas muita gente já sentiu a diferença por causa do calor e a diminuição da precipitação. A causa é uma massa de ar seco que paira sobre o Estado desde o início deste mês.

Por causa do fenômeno, os dias de sol são mais frequentes, e as chuvas, mais raras. Quando fica mais quente, o nível de umidade diminui e o céu fica mais limpo, sem nuvens, então, a radiação escapa para a atmosfera com mais facilidade, pois não existe um bloqueio. As nuvens ajudam no efeito estufa natural e refletem a energia de volta para a superfície, gerando climas mais amenos.

“O período chuvoso na região metropolitana vai do mês de março a julho. A massa de ar seco está atrapalhando a ocorrência de precipitação, porque não há umidade. De vez em quando, a temporada de chuvas se estende a agosto ou setembro, mas só vamos saber se isso ocorrerá após reuniões climáticas em maio e junho, quando será feita a previsão para os próximos três meses”, afirma o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo.

A estimativa é de que a massa de ar seco permaneça sobre o Estado por mais três dias. Porém, pode sofrer influência de outros fenômenos naturais que trazem a umidade, a exemplo do efeito de brisas, comum na região de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. As brisas são ventos do oceano que tornam o ar mais úmido e causam chuvas na Zona da Mata e no Grande Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário