O verde-amarelo brasileiro coloriu as ruas do centro de Oslo durante a visita do presidente Lula nos dias 13 e 14 de setembro.

A cidade de Oslo nunca esteve mais bonita.
As principais atrações turísticas da cidade vestiram as cores brasileiras que se juntaram ao azul do céu e ao branco das poucas nuvens que pairavam na cidade durante os dois dias do início do outono norueguês.
Lula e o rei Harald
Lula e o rei Harald
A avenida Karl Johan, onde o 17 de maio é celebrado, foi palco de uma grandiosa recepção pelas forças armadas norueguesas para o chefe-de-estado brasileiro. Os noruegueses desavisados poderiam até pensar que era a seleção brasileira de futebol quem iria desfilar pela avenida central de Oslo, já que o verde e amarelo brasileiros são inconfundíveis.
Mas por volta das 17.50, mais de meia-hora atrasado, a limousine transportando o presidente Lula e o príncipe-herdeiro Håkon chegou ao Palácio. Lá o presidente brasileiro foi recebido ao gritos de “Olê olê olê ola, Lula Lula”, pelo Rei Harald, sua rainha Sonja, e a princesa Mette-Marit, que de princesa só tem o título. Segundo fontes do Preto no Branco, a futura rainha da Noruega deveria começar um regime para perder os quilinhos que ganhou depois de se juntar a mordomia da monarquia norueguesa.

A guarda real
A guarda real
Depois da tradicional inspeção da guarda real, que estava alinhada no pátio central do Palácio, foi a hora de cumprimentar os políticos norugueses. Lá Lula deu uma palavrinha entre outros com o xenófobo Carl I. Hagen e a ministra faz-nada da Saúde, Sylvia Brustad. Um dos pontos altos da recepção foi a execução do hino nacional brasileiro. Dezenas de brasileiros cantaram de pulmões cheios e com direito a eco, os versos do nosso hino.
Depois do hino, Lula cumprimentou TODOS os brasileiros que ali estavam. Os mais sortudos apareceram na TV2, outros tiveram que “se contentar” com fotos históricas ao lado do talvez mais popular presidente de nossa jovem república.

Lula e o brasileirinho
Lula e o brasileirinho
Já pensando nos próximos períodos eleitorais Lula deu atenção especial às crianças, que com certeza se perguntavam onde estaria o décimo dedo do “moço”…
Lula deu adeus aos brasileiros e seguiu então para o interior do Palácio, onde retornaria mais tarde para um jantar de gala reservado a poucos. Enviados especiais cariocas do Preto no Branco (também conhecidos como penetras) tentaram infiltrar-se no local, mas segundo os seguranças de plantão, tiveram que se contentar com as sobras do jantar…
Cerca de 200 empresários noruegueses e brasileiros se reuniram no hotel Radisson na sexta-feira, dia 14, para um seminário sobre as relações comerciais braso-norueguesas.
Petrobras e Statoil
Petrobras e Statoil
O presidente Lula abriu o seminário ressaltando o crescimento econômico brasileiro, em concordância com respeito ao meio ambiente, e importantes acordos de colaboração foram assinados entre a Petrobrás e a Statoil e entre a CNI e a NHO.
Segundo o presidente, o Brasil vive o melhor momento econômico de sua história e deve ser portanto alvo de investimentos não só privados como do Estado norueguês. Números do desenvolvimento brasileiro foram apresentados ministro do desenvolvimento brasileiro juntamente com um representante do BNDES.
A atual bandeira brasileira no exterior são os biocombustíveis que foram apresentados pelo presidente da gigante brasileira Petrobrás e pelo presidente da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açucar) como a solução para o problema da emissão do gás carbônico e o aquecimento global. Nada impede que um dos maiores produtores de petróleo do mundo invista em biocombustíveis, já que é possível, como já se faz no Brasil, a mistura do etanol com a gasolina para o abastecimento de veículos motorizados. Isso seria confirmado mais tarde pelo primeiro-ministro Stoltenberg em entrevista coletiva. Ao longo do seminário no hotel Radisson, foram dadas também palestras de empresas norueguesas estabelecidas no Brasil. A empresa de aviação EMBRAER também foi representada no seminário, apresentando números sobre sua representação no mercado mundial e os últimos modelos de suas aeronaves.
Lula e Stoltenberg
Lula e Stoltenberg
Após seu discurso no seminário, o presidente Lula partiu para a sede do governo norueguês para conversas com o primeiro-ministro. Lá foram traçadas linhas para intensificar a cooperação entre os dois países não só na área de energia e meio ambiente como também na área de saúde, tendo como área de atuação geográfica  o Brasil, a Noruega e o resto do mundo. Na coletiva também foi confirmado que o presidente Lula fará parte de um grupo de líderes mundiais que trabalhará ativamente para cumprir os pontos 4 (reduzir a mortalidade infantil) e 5 (melhorar a saúde das gestantes) dos Objetivos do Milênio da ONU.
Na entrevista coletiva ficou claro que os dois governantes encontram o tom e estavam satisfeitos com o resultado das conversas, mesmo com o Brasil saindo sem o apoio da Noruega no tocante às reformas da ONU e das normas da OMC, algo que Preto no Branco já havia prenunciado em matéria de capa do dia 7 de setembro.
Lula deu também um show ao esquivar-se de perguntas em relação ao caso Renan Calheiros e ao caso da B-gjeng em Natal. No final da coletiva Lula reiterou o convite a Stoltenberg para visitar o Brasil no começo do ano que vem.

Após o trabalho Lula retornou ao seu hotel onde recuperou energia para agüentar mais um banquete norueguês, que desta vez seria oferecido na fortaleza de Akershus. Lá Lula iria encontrar-se também com bobos-da-corte como o ex-técnico da seleção norueguesa de futebol Egil “Drillo” Olsen e o escritor Jan Michelet.
Os dois dias da visita de Lula à Noruega serviram para estreitar as relações entre os dois países em diversas áreas. Um sucesso político e comercial para o governo brasileiro e mais um motivo de orgulho para os brasileiros residentes na Noruega.
Akershus
Akershus verde e amarelo
Em sua primeira semana de vida Preto no Branco fez o seu papel e esteve em cima do lance cobrindo a visita do presidente.
Texto e fotos: L. Doria