Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 24 de dezembro de 2016

Berlim: sobrinho do suspeito detido na Tunísia

Três pessoas detidas têm ligações a Anis Amri e são suspeitas de pertencerem a 

uma célula terrorista

Redação / CF
Berlim: camião usado no ataque removido do local
Berlim: camião usado no ataque removido do local. (Foto: EPA/Lusa)
O sobrinho de Anis Amri, suspeito do ataque ao mercado de Berlim e morto em Milão, foi detido na Tunísia, tal como outros dois alegados cúmplices. 
O anúncio foi feito este sábado pelo ministro do Interior tunisino.
Fedi, de 18 anos, sobrinho de Anis Amri, foi detido na cidade natal do suspeito do ataque ao mercado de Berlim, Oueslatia. Os outros dois homens foram presos em Tunis, segundo a Associated Press. Os três são suspeitos de pertencerem a uma célula terrorista. 
O jovem de 18 anos confessou à polícia tunisina que teve contactos com o tio através da aplicação Telegram. Fedi também confirmou que o tio era um apoiante do Estado Islâmico. Na sexta-feira, a agência de propaganda do Estado Islâmico - Amaq - divulgou um vídeo onde é possível ver Anis Amri, o suspeito do ataque ao mercado de natal de Berlim, a jurar lealdade ao grupo radical.
As autoridades tunisinas não avançam, no entanto, se foram estes homens que ajudaram Anis Amri a fugir da Alemanha, após o ataque ao mercado de Natal de Berlim e que provocou a morte a 12 pessoas e dezenas de feridos, na segunda-feira.

Anis Amri foi morto em Itália. Ficam as perguntas

A morte do principal suspeito do atropelamento múltiplo na capital da Alemanha, não termina a operação policial. O ministro do Interior espanhol afirmou à rádio Cope que as autoridades espanholas estão a investigar a eventual ligação de Anis Amri a Espanha. 
Anis Amri foi intercetado em Milão na madrugada de sexta-feira pela polícia, junto a uma estação de comboios. O homem terá recusado apresentar a identificação e disparou contra os polícias, ferindo um no ombro. Na troca de tiros, o tunisino terá sido ferido mortalmente, mas as autoridades ainda o tentaram reanimar.
O ministro do interior italiano elogiou o trabalho das forças de segurança italianas no combate ao terrorismo e elogiou também a cooperação entre as polícias de vários países europeus. 
De acordo com informações confirmadas pelo ministro do interior Marco Minniti, o homem foi morto num tiroteio desencadeado durante um controlo policial de controlo, desencadeada depois de informações de que Anis Amri poderia estar em Itália. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário