Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Estadão repudia candidatura de Lula a presidente: é um "escárnio", diz editorial

QUI, 29/12/2016 - 10:24
ATUALIZADO EM 29/12/2016 - 10:40
Jornal GGN - A notícia de que o PT deve lançar Lula candidato a presidente já em 2017 fez o Estadão publicar um editorial nesta quinta (29) repudiando a iniciativa. "(...) soa como escárnio a desfaçatez com que o Partido dos Trabalhadores vem a público para confirmar a intenção de lançar a pré-candidatura de Lula à Presidência da República 'com um programa de reconstrução da economia nacional'", disparou o periódico.
Após criticar o discurso do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, de que com a candidatura anunciada, ficará clara a perseguição da Lava Jato com Lula, Estadão mirou contra a capacidade do partido de criar um programa econômica para sair da crise, após ter eleito Dilma Rousseff.
"Qual a credibilidade do PT para propor qualquer coisa na área econômica depois de ter praticamente destruído o mercado brasileiro com sua obstinação pela concentração de poderes nas mãos de um governo que prometia “distribuir” a riqueza mas acabou dizimando o que compartilhar?"
Para o jornal, "o lançamento da pré-candidatura presidencial de Lula, na verdade, é o derradeiro recurso do PT para garantir a sobrevivência política de ambos: o partido e seu líder maior."
Curiosamente, ao mesmo tempo em que demonstra preocupação com Lula, o jornal aposta que em 2018, o partido sairá das urnas tão pequeno quanto saiu em 2016 - quando perdeu 60% das prefeituras conquistadas em 2012.
"Do ponto de vista eleitoral, até onde a vista alcança deverá prevalecer o veredicto selado nas urnas municipais de outubro, que transformou o PT exatamente naquilo que sempre usou para desqualificar as legendas concorrentes: um partido sem votos. A pré-candidatura presidencial de Lula – cuja imagem, como sempre, sobrepaira à de seu partido – serviria, pelo menos, para lembrar à militância que o PT ainda existe."
Além disso, Estadão também acredita que Lula será pego pela Lava Jato. "Ocorre que é no mínimo improvável que Lula consiga sobreviver ileso à Lava Jato. Foi-se o tempo em que os figurões da República estavam fora do alcance da Justiça. Hoje as cadeias estão abarrotadas de vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores, juízes, executivos, donos de grandes corporações privadas e criminosos do colarinho branco das mais variadas extrações, a maior parte lá colocados a partir do advento da Operação Lava Jato."
A jornalista Mônica Bergamo informou na Folha de hoje que Lula também deve assumir a presidência do PT em 2017. "Ele comunicou a integrantes do partido que deve aceitar voltar ao cargo" e "já estaria até fazendo planos de renovar a direção partidária, convidados quadros relativamente jovens para integrá-la".

Nenhum comentário:

Postar um comentário