Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Academia da Cidade de Cajueiro é entregue pelo Prefeito João da Costa

João da Costa entregou 34º polo da Academia da Cidade. Foto: Carlos Oliveira


Nova unidade beneficiará mais moradores da Zona Norte 
Por Tádzio Estevam

Agora os moradores das comunidades do Alto do Céu, Porto da Madeira, Fundão e Cajueiro, zona Norte do Recife, contam com mais qualidade de vida. É que na noite da última quinta-feira (22), o prefeito João da Costa entregou o 34º polo do programa municipal de promoção à saúde e atividades físicas, Academia da Cidade. A solenidade contou com a presença de parte do secretariado municipal, representantes de lideranças comunitárias e o público que será beneficiado pelo novo equipamento instalado no bairro de Cajueiro.

O polo, batizado por Jovem Cap, é o 12º entregue pela atual administração. Os investimentos foram de pouco mais de R$ 825 mil. O valor foi empregado na construção da área para as atividades corporais (ginástica, danças, jogos e esportes). No local, que conta com 2.724 m², os usuários desfrutarão de uma pista de caminhada e corrida, um campo de futebol, área com brinquedos para o lazer das crianças, quadra poliesportiva, salas para avaliações físicas e área de convivência equipada com mesas e cadeiras. O espaço também ganhou pranchas para abdominais, barras de alongamento, trabalho paisagístico, banheiros com barra de suporte, pisos táteis e rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais. De acordo com o prefeito, o novo espaço é uma conquista da população. Na ocasião, João da Costa reforçou a importância de ações como esta e fez um apelo aos usuários. “Nossa equipe vem trabalhando todos os dias como se fosse o primeiro da nossa administração para honrar com os compromissos firmados com o povo recifense. E um exemplo disso é a entrega desta Academia da Cidade. Aqui vocês terão um espaço de promoção à saúde, lazer. Contudo será preciso cuidar desse patrimônio que é de todos aqui. Ficamos alegres em terminar nosso mandato de cabeça erguida, com a execução de ações que foram muito bem planejadas como este espaço”, disse.

O secretário de Saúde, Humberto Antunes, ressaltou a importância do espaço para a promoção da saúde. “Este é a décima segunda unidade entregue pelo prefeito desde o início da gestão. Não só aqui, mas em todos os 33 polos em funcionamento, as pessoas encontram um local para cuidar da saúde física e mental. Aqui não só cuidamos da hipertensão, diabetes e outros problemas físicos. Também promovemos cidadania”, comentou. 

A intervenção do Programa trabalha com demanda espontânea, onde o público alvo é toda população do Recife em todas as faixas etárias, bem como a demanda referenciada pela rede de saúde. As atividades que serão desenvolvidas vão desde as mais diversas atividades corporais, tais como jogos, lutas, danças, ginástica, esportes, avaliação física e orientação da caminhada e corrida, como também orientação nutricional, palestras, rodas de diálogo, seminários, passeios entre polos, intermunicipais, ciclísticos e ainda estímulo a participação nas plenárias do Orçamento Participativo (OP), em conferências municipais, em competições esportivas, fóruns de discussões, entre outros.

A usuária Alciete Maria de Souza, moradora da comunidade, ficou bastante satisfeita com a inauguração. “Antes dessa transformação eu já vinha caminhar aqui. Com a chegada do programa, além de caminhar vou poder fazer outros exercícios sempre acompanhada pelos professores do programa. Tenho certeza que minha vida irá mudar ainda mais para melhor”, comemorou.

O polo Jovem Cap faz parte das 20 unidades pactuadas entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado dentro do 2º Plano de Obras do OP. Desde o início da gestão, o prefeito João da Costa já entregou à população 12 polos: Praça da Vitória (Ibura); 13 de Maio (Parque Treze de Maio); Praça do Chié (Campo Grande); Praça Pinto Damaso (Várzea); Praça Simão Borba (Estância); Praça Herois da Restauração (Areias; Praça do Burity (Macaxeira); Praça Alfredo Pinto (Areias), Cafesópolis (Imbiribeira); Praça Sesquicentenário (Jordão Baixo); Vasco da Gama; e Roda de Fogo. 

As próximas unidades serão instaladas nas comunidades UR 5, Vila dos milagres, Bom Pastor, Praça do ABC, Parque de Santana, Sitio dos Pintos, Chã de Estrelas e Afrânio Godoy. Todas elas estão inseridas em áreas de vulnerabilidade social e têm cobertura da rede municipal de saúde.

Rua Novinha – Ainda dentro das obras de melhoria nas comunidades, o prefeito também entregou à população da Rua Jacuí – vizinha ao pólo da Academia da Cidade – uma via totalmente nova. Para as obras de pavimentação da rua foram investidos quase R$ 40 mil. No local que tem 100 metros de extensão por 7,5 metros de largura foram aplicados asfalto quente, a criação dos passeios e a delineação do meio-feio e das linhas d’água na via. Uma placa no início da rua foi descerrada pelo prefeito na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário