Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CULTURA POPULAR Casa da Rabeca do Brasil comemora dez anos


Festa celebra também os 67 anos do Mestre Salú, que morreu em 2008. Haverá shows de artistas locias e apresentação de cavalo-marinho

Publicado  Do JC Online


A Casa da Rabeca do Brasil parecia uma loucura diante dos olhos da própria família do Mestre Salustiano (que faria 67 anos no próximo dia 12), mas é hoje, dez anos depois, o teto que abriga não só os herdeiros do mestre falecido em 2008, como também um dos pontos mais importantes de preservação da cultura popular pernambucana. Dez anos que serão comemorados amanhã e domingo, com festa gratuita na Cidade Tabajara, em Olinda.

A programação da festa dos dez anos da Casa da Rabeca foi anunciada em uma coletiva de imprensa na última quarta-feira, na Cidade Tabajara. A festa vai reunir nomes do forró pernambucano, de novas e antigas gerações, em duas noites.

Amanhã, a partir das 20h, tocam Petrúcio Amorim, Dinda Salu e os Cabras Desmantelados, Gilmar Leite e Banda, Roberto Cruz e Ed Carlos. No domingo, às 16h, se apresentam Rogério Rangel, André Macambira, Andrezza Formiga, Ari de Arimateia, Forró Serrado e o Cavalo Marinho Boi Matuto - o folguedo sempre indispensável nos aniversários do patriarca.

Em uma década, já passaram pela casa mais de 60 mil espectadores e mais de 30 artistas. Hoje, a tenda coberta por palhas de coqueiro, cercada de casas dos Salustiano (incluindo a do mestre, a de número 341), na Cidade Tabajara, uma comunidade periférica de Olinda, é também um local de formação.

Além do festival de Cavalo Marinho, a Festa de Reis, o Carnaval Mesclado e o Forró do São João, o lugar cedia oficinas de rabeca e cavalo marinho.
Leia a matéria completa no Caderno C desta sexta (30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário