Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ATENTADO Paquistão: Bomba Encontrada em carro de Jornalista


Para repórter, essa foi uma mensagem dos talibãs para todos os jornalistas do país

Da AFP

Hamid Mir já havia sido criticado no mês passadoFoto: FAROOQ NAEEM / AFP

Um famoso jornalista paquistanês, Hamid Mir, apresentador do programa Capital Talk, um dos mais influentes no país, escapou nesta segunda-feira (26) de uma tentativa de assassinato após a polícia desarmar uma bomba que estava debaixo de seu veículo, de acordo com o chefe da polícia de Islamabad, Bani Amin.
"A bomba estava numa caixa metálica, pesava meio quilo e estava ligada a um detonador", explicou Amin à emissora privada Geo.
Mir, que também escreve no Jang, o jornal mais lido do país, tinha sido criticado mês passado pelo Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP) após a tentativa de assassinato contra a jovem militante dos direitos das meninas à educação Malala Yousafzai.
"Trata-se de uma mensagem a mim, a Geo e à toda comunidade jornalística no Paquistão", declarou Hamid Mir à emissora. "Eles (os talibãs paquistaneses) querem nos impedir de dizer a verdade, mas eu quero dizer que não nos deixaremos intimidar".
O ministro do Interior Rehman Malik ofereceu uma recompensa de 50 milhões de rúpias, cerca de meio milhão de dólares, uma fortuna nesse país pobre, para qualquer pessoa que tiver informações sobre esse atentado.
"Se a bomba tivesse explodido, o carro teria sido despedaçado", declarou Malik, que garantiu também que vai reforçar a segurança do jornalista.
Fontes haviam informado à polícia no mês passado que uma mensagem interceptada dos talibãs falava de planos de ataque contra jornalistas, principalmente da Geo, por causa da cobertura da emissora do caso Malala Yousafzai.
O jornalista não quis especular sobre a identidade das pessoas ou do grupo que botou uma bomba no seu veículo. "Vamos esperar o resultado da investigação", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário