Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Luto » Morre em Salvador o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé

Considerado um dos magos da arquitetura contemporânea, ele será sepultado em Brasília

Publicação: 21/05/2014 16:11



João Filgueiras projetou Brasília, ao lado de Oscar Niemeyer. Foto: IAB/Acervo
João Filgueiras projetou Brasília, ao lado de Oscar Niemeyer. Foto: IAB/Acervo

Ele era considerado um mestre na arte de construir sem agredir a natureza. Um dos magos da arquitetura contemporânea, João da Gama Filgueiras Lima, o "Lelé", morreu nesta quarta-feira, aos 82 anos em Salvador. Ele morava na capital baiana, onde estava internado no Hospital Sarah Kubitschek, cujo conjunto arquitetônico existente no Brasil ele mesmo ajudou a projetar. João Filgueiras Lima tinha câncer de próstata e faleceu após o agravamento de seu estado de saúde.

Lelé começou a carreira ao lado de outro ícone da arquitetura nacional, Oscar Niemeyer, auxiliando na construção de Brasília. Entre suas preocupações, a integração arquitetônica à paisagem, além do contexto cultural. Também foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB), ao lado de Niemeyer e Darcy Ribeiro.

Em Salvador, entre seus projetos mais famosos, Lelé - que era natural do Rio de Janeiro - assinou o prédio da prefeitura de Salvador, chamado de Palácio Tomé de Souza, e o Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde fica a Governadoria. Em Salvador, ele ainda é responsável pelos desenhos das passarelas, do Tribunal de Contas da União, do Mercado Municipal de Paripe, do Convento de Brotas, da Igreja dos Alagados, da Estação da Lapa e dos antigos pontos de ônibus.

O corpo será velado às 7h desta quinta-feira (22) na Igreja Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo da Bahia e projetada pelo próprio João Filgueiras. Já o enterro será em Brasília, na mesma ala reservada aos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança. Ele deixa três filhas e três netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário