Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2016

JUSTIÇA Colômbia: Estado reconhece responsabilidade por "massacre" à população de Trujillo

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 24/04/2016 18:44 

O ministro da Justiça da Colômbia reconheceu neste sábado a responsabilidade do Estado pela "massacre" no município de Trujillo (Valle del Cauca, oeste) entre 1988 e 1991.

"Não esquecemos os graves acontecimentos ocorridos há 24 anos em Trujillo e, como Estado, hoje pedimos perdão", disse o ministro Yesid Reyes em um "ato público de reconhecimento de responsabilidade" nessa localidade, epicentro da violência paramilitar e onde também atuaram guerrilhas de esquerda e forças públicas, com fortes consequências sobre a população civil. 

Entre 28 de outubro de 1988 e 5 de maio de 1991, os habitantes de Trujillo sofreram ameaças, desaparecimentos forçadas, torturas, detenções arbitrárias e execuções extrajudiciais, segundo o ministro de Justiça. 

"Sabemos que nada pode substituir seus familiares ou reparar a dor que vocês sentiram. No entanto, esperamos que essa declaração os reparem de alguma forma", afirmou Reyes diante de aproximadamente 500 vítimas e familiares comovidos.

Com o pedido de perdão, o governo respondeu às famílias que esperavam uma reação do Estado há mais de 20 anos. O ministro também se comprometeu a cumprir todas as medidas de reparação para a comunidade solicitadas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário