Ato ocorreu neste sábado, em Gravatá (Foto: Roberto Pereira/PSB)
O diretório do PSB de Gravatá, no Agreste, realizou, neste sábado (23), ato de apresentação de mais de 170 novos filiados ao partido, na sede da Banda 15 de Novembro. O evento contou com a participação do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que compareceu ao município para abonar as fichas de filiação dos novos socialistas. No ato, o gestor abonou, em nome dos novos filiados, as fichas dos vereadores Nino da Gaiola (ex-PTB) e João Paulo de Lemos (ex-PDT) – cuja pré-candidatura à prefeitura do município foi lançada em Gravatá.
“Quero fazer parte deste projeto para uma nova Gravatá, junto com outros partidos e com um grupo de homens e mulheres de bem. Pessoas que pensam daqui para frente, numa Gravatá melhor”, disse João Paulo, vereador de segundo mandato.
Apesar de nunca assumir, o nome de Waldemar Borges, líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), vinha sendo trabalhado para a Prefeitura de Gravatá. João Paulo, inclusive, era visto como um possível candidato a vice de Borges.
Em seu discurso, Waldemar Borges disse que o PSB sempre soube respeitar, inclusive as divergências eventuais. “Aqui sabemos o que nos une e o que hoje estamos comemorando. Muito mais do que a chegada de mais de 170 novos filiados no PSB, o que para nós já seria motivo de muita honra e muito orgulho, estamos comemorando a capacidade que a sociedade gravataense está tendo de se unir em torno de um sentimento, de uma ideia que transcende até as questões eventuais, momentâneas. Aqui estamos unidos para dizer que queremos mudar uma página da história de Gravatá”, disse.
Paulo Câmara, por sua vez, ressaltou que João Paulo representava, junto com todos os novos filiados, a renovação. “O PSB é um partido de luta, de posicionamento, que representa a busca, cada vez mais, por justiça e igualdade social. Esse olhar estratégico, essa forma de pensar, o PSB não vai abrir mão nunca. São seus princípios, sua forma de governar que a gente quer levar para todos os campos, mas para isso a gente precisa de gente comprometida e o que eu vejo aqui são pessoas comprometidas com o futuro dessa cidade, desse Estado e do Brasil. João Paulo representa simbolicamente essas pessoas que estão ingressando em nosso partido, sabendo dos nossos compromissos e dos nossos ideais. Vocês vão nos ajudar a fazer com que Pernambuco continue no caminho certo com muita responsabilidade, serenidade e vontade de melhorar e de ajudar a vida daqueles que mais precisam”, afirmou.
Já o secretário da Executiva Estadual do PSB, Adilson Gomes, informou que o PSB está cumprindo o seu calendário e que era hora dos diretórios municipais constituídos nos 184 municípios de Pernambuco apresentar seus pré-candidatos. “Já contamos com a presença de 120 pré-candidatos a prefeitos em Pernambuco”, revelou.
A avaliação é que essa movimentação quebrou o discurso da bipolarização no município. E que, com a candidatura de João Paulo, Gravatá pode respirar uma nova possibilidade, que fuja desse ciclo.
Também participaram do ato a deputada federal Luciana Santos (PCdoB); o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT); além dos secretários estaduais Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos) e Iran Costa (Saúde); o interventor do município, Mário Cavalcanti; o presidente do Diretório Municipal e ex-prefeito de Gravatá, Ozano Brito; além de prefeitos e vice-prefeitos de municípios vizinhos, de secretários municipais, vereadores; representantes de diversos partidos, empresários, agricultores e lideranças comunitárias ainda compareceram ao local.
O sentimento em torno do nome de João Paulo para a Prefeitura do município foi compartilhado pela deputada estadual Laura Gomes (PSB). Pelas redes sociais, ela afirmou: “Vamos trabalhar para que João Paulo venha a ser eleito”. A socialista ainda citou a participação do vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes.