Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 30 de abril de 2017

Morre adolescente que foi agredido por PMs na Zona Sul de SP

Gabriel Paiva, 16 anos, estava na UTI do Hospital Geral de Pedreira e foi transferido para o Hospital Regional Sul. Policiais foram afastados.

Família de Gabriel Paiva disse que ele está internado na UTI e espera que ele passe por novos exames (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)Família de Gabriel Paiva disse que ele está internado na UTI e espera que ele passe por novos exames (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Família de Gabriel Paiva disse que ele está internado na UTI e espera que ele passe por novos exames (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Família de Gabriel Paiva disse que ele está internado na UTI e espera que ele passe por novos exames (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
O adolescente Gabriel Paiva, 16 anos, morreu na noite desta quinta-feira (20) instantes depois de ser transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Pedreira, na Zona Sul de São Paulo, para o Hospital Regional Sul. Segundo a família, ele foi espancado por policiais militares do 22º Batalhão da Polícia Militar com cabo de enxada na noite de domingo (16), em Cidade Ademar.
De acordo com parentes do garoto, a morte foi provocada por parada cardíaca. A Secretaria Estadual de Saúde não divulgou, até o fechamento desta reportagem, a causa oficial da morte de Gabriel.
A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo instaurou procedimento para apurar o caso. "É uma denúncia gravíssima e precisa ser apurada", disse ao G1 Julio Cesar Neves, ouvidor da polícia, nesta quinta. De acordo com ele, a queixa foi encaminhada para a Corregedoria da Polícia Militar (PM) e também para o Ministério Público (MP). O caso ocorreu na Rua Vila Missionária e teria sido cometido por policiais do 22º Batalhão da Polícia Militar.
"Não dá para acreditar nesse tipo de violência. Ele [policial militar] é um monstro. Não é a primeira vez que ele faz isso. Ele não aborda, ele já chega agredindo os jovens. O Gabriel estava em uma via pública. Ele está com vários coágulos no cérebro", disse Loeni Franco, 33 anos, prima de Gabriel.
O irmão dele, Alex Paiva, disse ao G1 que a família espera por Justiça. "O que a gente quer é paz. Estamos esperando que ele passe por uma nova avaliação em outro hospital de São Paulo". "Que tirem esse monstro de perto de nós, ele está prejudicando a formação das nossas crianças", afirmou a prima Loeni.
O pedido de apuração foi encaminhado à Ouvidoria nesta quarta-feira (19) pelo advogado Ariel de Castro Alves, coordenador da Comissão da Criança e do Adolescente do Condepe (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo). "Os familiares e testemunhas ainda disseram que os policiais, após as agressões, abandonaram o jovem agonizando na rua. Eles só socorreram o rapaz após a intervenção de uma moradora do local", disse Alves.
Gabriel Paiva, 16 anos, está internado na UTI depois de ser espancado por policiais (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)Gabriel Paiva, 16 anos, está internado na UTI depois de ser espancado por policiais (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Gabriel Paiva, 16 anos, está internado na UTI depois de ser espancado por policiais (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Por meio de nota encaminhada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a PM informou que "as circunstâncias do fato estão sendo apuradas por meio de Inquérito Policial Militar instaurado pelo comando do 22º BPM/M."
De acordo com a nota, "os policiais que atenderam à ocorrência estão sendo ouvidos e testemunhas sendo convocadas a prestarem depoimento. Os PMs foram afastados do serviço operacional."
"A Corregedoria da Polícia Militar acompanha as investigações. A Polícia Civil também investiga o caso por inquérito policial instaurado pelo 80º DP [Vila Joaniza]. A vítima será ouvida assim que o estado de saúde permitir. Os familiares também serão chamados para prestar depoimento."
Familiares e amigos pedem Justiça e paz depois que Gabriel Paiva foi espancado por policiais (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)Familiares e amigos pedem Justiça e paz depois que Gabriel Paiva foi espancado por policiais (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Familiares e amigos pedem Justiça e paz depois que Gabriel Paiva foi espancado por policiais (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário