Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MICROCEFALIA Prefeito convoca secretariado para detalhar Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti

Combate ao mosquito é a arma mais poderosa da gestão para tentar evitar novos casos de microcefalia

Publicado em: 26/11/2015 21:54

Três dias após a reunião do prefeito Geraldo Julio com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o gestor convocou uma reunião com o secretariado para apresentar os detalhes do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti. O mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya está associado, também, aos casos de microcefalia. O encontro será nesta sexta-feira, às 14h.

O Plano de Enfrentamento está orçado em R$ 30 milhões. No início deste ano, o Recife enfrentou uma epidemia de doença febril exantemática, atribuída à dengue, também transmitida pelo Aedes aegypti. A situação foi controlada no final do mês de junho. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou o trabalho dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) nas localidades, com plantões nos fins de semanas, e contou com a ajuda do Exército, que disponibilizou soldados para acompanhar os asaces.

Desde agosto, os profissionais de saúde observaram um aumento na ocorrência dos casos de microcefalia entre recém-nascidos. Já foram notificados 739 casos da doença no Brasil. A maior parte deles se concentra em Pernambuco, onde foram registrados 487 casos. No Recife, o número de notificações é de 97. O Ministério da Saúde investiga se a infecção pelo Zika Vírus durante a gestação é responsável pela anomalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário