Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

POLÊMICA Prefeitura do Recife volta atrás e revoga portaria que regulamentava uso de parques

Normas da Emlurb restringia a venda de bolas e a prática de esportes nos espaços públicos,


entre outros pontos

Publicado em 20/11/2015, às 22h14

Do JC Online

Portaria também restringia a realização de piqueniques em parques do Recife / Foto: Edmar Melo/ JC Imagem


Portaria também restringia a realização de



piqueniques em parques do Recife



Foto: Edmar Melo/ JC Imagem


Após normatizar e restringir várias atividades nos parques da cidade e gerar muita polêmica, sobretudo nas redes sociais, a Prefeitura do Recife revogou nesta sexta-feira (20) a portaria 015/2015, publicada na última terça-feira (17) pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Alguns dos pontos que geraram mais críticas entre parte dos recifenses foram a proibição da venda de bolas e da prática de atividades esportivas na grama e nas áreas de terra batida, além da limitação da realização de piqueniques.

Apesar da revogação, a prefeitura afirmou que regras para utilização destes espaços públicos devem ser estabelecidas, sempre “pautadas pelo bom senso e pelo princípio da coletividade, para a melhor utilização das áreas internas dos parques da cidade”, segundo comunicado oficial divulgado nesta noite. O texto diz ainda que a definição destas normas precisa ser mais debatida e aprofundada e que isso ficou evidente depois das reações negativas que a portaria da Emlurb recebeu.

Revoltado com as determinações, um grupo de pessoas marcou, pela internet, um piquenique gigante para protestar contra a medida. O encontro seria realizado no próximo sábado, no Parque da Jaqueira, Zona Norte da capital. Mais de 2 mil pessoas já haviam confirmado participação na manifestação.

A prefeitura informou que as críticas da população decorriam de “interpretações equivocadas”, o que demonstraria a necessidade de aumentar o diálogo sobre o tema.

De acordo com o informativo, para tentar mudar esse quadro, o prefeito Geraldo Julio “determinou que seja implantada uma série de medidas educativas de preservação dos espaços, com revisão da sinalização e criação de uma Brigada de Orientadores de Educação e Cidadania, nos mesmos moldes dos Orientadores de Trânsito, nos parques recifenses”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário