Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

URBANISMO Prefeitura do Recife volta atrás com proibições em parques

Portaria da Emlurb proibia práticas esportivas com bolas, slackline e até mesmo piqueniques nas áreas de lazer da capital


Publicado em: 20/11/2015 23:49


Depois da insatisfação generalizada com a portaria que estabelece regras de convivência em parques, a Prefeitura do Recife voltou atrás da decisão. O documento, que proibia, entre outras coisas, práticas esportivas com bolas, slackline e piqueniques, foi revogado na noite desta sexta-feira. A portaria da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana foi publicada na última segunda.

O comunicado oficial da revogação veio horas após a sociedade civil articular um protesto pacífico no Parque da Jaqueira através das redes sociais. Mais de 4,2 mil pessoas já tinham confirmado participação no evento, marcado para o próximo sábado (28). Através de nota à imprensa, o prefeito Geraldo Julio admitiu que o assunto merece um maior aprofundamento do debate, ressaltou a necessidade das regras para a melhor utilização das áreas de lazer e ainda considerou a reação da população como mote para a anulação da portaria.

Confira a nota na íntegra
"A Prefeitura do Recife reitera a necessidade de que sejam estabelecidas regras, pautadas pelo bom senso e pelo princípio da coletividade, para a melhor utilização das áreas internas dos parques da cidade. Reconhece, no entanto, que esta definição merece um maior aprofundamento do debate sobre o assunto, o que ficou evidente diante das reações às normativas propostas pela Emlurb. Parte das críticas decorre de interpretações equivocadas, o que  apenas reforça a importância de se avançar neste diálogo. Assim, o prefeito Geraldo Julio determinou à Emlurb que revogue a portaria nº 015/2015. 

O prefeito determinou, ainda, que seja implantada, como prioridade, uma série de medidas educativas de preservação dos espaços, com revisão da sinalização e criação de uma Brigada de Orientadores de Educação e Cidadania, nos mesmos moldes dos Orientadores de Trânsito, nos parques recifenses. Tais medidas visam promover a utilização cada vez mais harmônica destes equipamentos públicos, pelo diversos grupos que os frequentam e deles compartilham. Por fim, a prefeitura reafirma seu propósito e prática de valorização, permanente, do encontro e convivência da população com uma cidade mais humana e acolhedora, o que já é uma forte marca desta gestão, que promoveu um grande número de ações e em apenas dois anos multiplicou em muitas vezes a presença dos recifenses em seus parques."

Nenhum comentário:

Postar um comentário