Humberto: esses equipamentos são fundamentais para garantir as condições
adequadas de funcionamento dos conselhos para que o trabalho deles seja o
mais eficiente e eficaz possível. Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado.
Defensor das políticas públicas destinadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes brasileiros, o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), conseguiu a liberação de R$ 3 milhões, junto à Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, para a construção de três conselhos tutelares e para a distribuição de 20 kits a municípios pernambucanos.
As cidades de São José do Egito, Poção e Serra Talhada, no sertão pernambucano, serão contempladas com a verba solicitada pelo senador para a instalação dos três conselhos tutelares, um em cada município. O projeto de execução da obra é padrão, estabelecido pela SDH, e só requer alguns ajustes a depender da localidade para o seu início – depois da realização do processo licitatório. Cada unidade protetiva deverá custar cerca de R$ 600 mil.
“Os conselhos têm a importante tarefa de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros. Eles são criados para atuar no enfrentamento à negligência, à violência física, à violência psicológica, à exploração sexual e a outras formas de violações que infelizmente vitimam nossas meninas e meninos”, afirma.
Já os kits, que serão disponibilizados com a verba conquistada pelo parlamentar e incluem automóvel, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro, serão destinados aos seguintes municípios: Ribeirão, Primavera, Serrita, Cupira, Quixaba, Granito, Bodocó, Pedra, Iguaraci, São Vicente Ferrer, Tamandaré, Salgueiro, Gameleira, Chã Grande, Toritama, Jurema, Cachoeirinha, Custódia, Itambé e Alagoinha.
De acordo com o senador, esses equipamentos são fundamentais para garantir as condições adequadas de funcionamento dos conselhos para que o trabalho deles seja o mais eficiente e eficaz possível.
A atuação parlamentar de Humberto, que inclui ainda a elaboração de emendas ao Orçamento Geral da União e em favor dos conselhos, tem como objetivo dar uma resposta aos dados preocupantes levantados pela própria SDH, em 2012, no âmbito do Primeiro Cadastro Nacional dos Conselhos Tutelares.
De acordo com a pesquisa, 41% dos conselhos não têm sedes exclusivas; 44% não possuem veículo motorizado próprio; 25% não têm telefone e 37% não têm celular de plantão. “Temos que mudar essa realidade. O governo da presidenta Dilma já fez muito por nossos jovens e trabalha incansavelmente para reverter essa situação”, ressalta.
Municípios pernambucanos que serão contemplados com a construção de conselhos tutelares:
Municípios pernambucanos que serão contemplados com a construção de conselhos tutelares:
São José do Egito
Poção
Serra Talhada
Poção
Serra Talhada
Municípios pernambucanos que serão contemplados com kits:
Ribeirão
Primavera
Serrita
Cupira
Quixaba
Granito
Bodocó
Pedra
Iguaracy
São Vicente Ferrer
Tamandaré
Salgueiro
Gameleira
Chã Grande
Toritama
Jurema
Cachoeirinha
Custódia
Itambé
Alagoinha
Primavera
Serrita
Cupira
Quixaba
Granito
Bodocó
Pedra
Iguaracy
São Vicente Ferrer
Tamandaré
Salgueiro
Gameleira
Chã Grande
Toritama
Jurema
Cachoeirinha
Custódia
Itambé
Alagoinha


Nenhum comentário:
Postar um comentário