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terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Salvador tem aeroporto mais mal avaliado em pesquisa; Curitiba é o melhor

Governo divulga nesta terça (24) pesquisa trimestral de satisfação de passageiros. Opiniões foram ouvidas nos 15 maiores aeroportos do país.

O  aeroporto de Salvador, um dos quatro que o governo vai levar a leilão em março, foi o mais mal avaliado por passageiros ouvidos na mais nova pesquisa de satisfação a ser divulgada nesta terça-feira (24) pelo Ministério dos Transportes. O de Curitiba foi apontado pelos passageiros como o melhor aeroporto do país pela terceira vez consecutiva.
Na pesquisa, que levou em consideração opiniões coletadas durante o quarto trimestre de 2016, o aeroporto de Salvador ficou com nota 3,77, em uma escala que vai de 1 a 5. No terceiro trimestre, Salvador havia conseguido nota 3,86.
O aeroporto da capital baiana e o de Cuiabá, que ocupava a última posição na pesquisa anterior, são os únicos com nota inferior a 4. A pesquisa ouviu a opinião de passageiros dos 15 principais aeroportos brasileiros.
Já o aeroporto de Curitiba, que ficou com a primeira posição, teve nota 4,72 no quarto trimestre de 2016. Na pesquisa anterior, referente ao terceiro trimestre, a nota foi 4,68%.
Na lista de 15 aeroportos, apenas cinco tiveram queda de nota no quarto trimestre de 2016, em relação ao trimestre anterior: Guarulhos, Fortaleza, Campinas, Santos Dumont e Salvador.
A pesquisa ouviu 14.085 passageiros no total, sendo 9.037 de voos domésticos e 5.048 de voos internacionais. Esses passageiros atribuem notas que variam de 1 a 5 para serviços e a estrutura oferecidos nesses 15 aeroportos, desde a limpeza dos banheiros até o tempo para restituição das bagagens, num total de 37 itens. Além disso, dão uma nota geral para o aeroporto.
Satisfação dos passageiros com aeroportos (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)Satisfação dos passageiros com aeroportos (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)
Satisfação dos passageiros com aeroportos (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)

Itens avaliados

Entre os itens avaliados pelos passageiros, o custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes continua sendo aquele com a pior avaliação, com nota 2,85. O segundo mais mal avaliado foi o custo-beneficio de produtos comerciais, que recebeu nota 2,94, e o terceiro foi o custo do estacionamento, com nota 3,20.
O ponto mais bem avaliado foi o tempo de fila no check-in de autoatendimento, que recebeu nota 4,60. O segundo item com maior nota foi o tempo de fila na emigração, com nota 4,57.
De acordo com a pesquisa, a satisfação geral dos passageiros com os aeroportos bateu novo recorde: 90% dos entrevistados afirmaram que o aeroporto era bom ou muito bom e a média geral chegou a 4,28 pontos. No primeiro trimestre de 2016 a média era de 4,19.
Ainda quando comparado ao resultado do primeiro trimestre de 2016, o aeroporto do Galeão, no Rio, foi o que apresentou a maior alta na nota, passando de 3,92 para 4,35. Já a nota do aeroporto de Campinas, que naquela pesquisa foi o mais bem avaliado, caiu de 4,64 para 4,21 agora, a maior queda.

Aéreas

Durante as medições feitas pelo Ministério dos Transportes, a Azul foi a companhia com o menor tempo médio de espera na fila do check-in: seis minutos e 13 segundos. O tempo médio da Gol foi de 10 minutos e 18 segundos, da Latam de 10 minutos e 23 segundos e, da Avianca, 12 minutos e 30 segundos.
Com relação ao tempo de restituição de bagagem, tempo de chegada da primeira mala a partir do calço da aeronave, a Gol tem o menor tempo: 9 minutos e seis segundos. Ela vem seguida pela Latam, com 10 minutos e sete segundos, pela Azul, com 11 minutos e dois segundos, e pela Avianca, com tempo de 12 minutos e 33 segundos.
Evolução da avaliação dos passageiros (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)Evolução da avaliação dos passageiros (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)
Evolução da avaliação dos passageiros (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)

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