Setor aposta no 13º como reforço para as compras. Mas brasileiros pretendem usar
benefício para pagar as dívidas
Sun Nov 15 08:43:00 BRT 2015 - Da Folha de Pernambuco
De hoje até o dia 31 de dezembro, os consumidores encontrarão o comércio do centro da capital pernambucana aberto das 9h às 17h todos os dias, inclusive nos feriados, com exceção do dia 25 de dezembro. A medida é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife), Prefeitura do Recife e Sindicato dos Lojistas. O objetivo é permanecer aberto por mais tempo para alavancar as vendas de fim de ano.
Todos os anos, nesse período, a economia do País conta com a liberação do 13º salário para aquecer o comércio, mas segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), três de cada quatro brasileiros devem usar o décimo para pagar dívidas e apenas 8% dos entrevistados pretendem utilizar parte do salário para comprar presentes. Para o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, a maioria dos lojistas espera uma queda em relação a 2014, mas é preciso adotar algumas estratégias para fugir dos números negativos. Segundo a CNC, o volume de vendas deste Natal será 4,1% menor do que em 2014, e em todo o País serão 2,9% de empregos temporários a menos.
O presidente do CDL Recife, Eduardo Catão, explica que, “normalmente, a chegada de novos funcionários começa em outubro, mas os lojistas estão esperando o movimento do comércio se firmar para ter uma melhor noção da quantidade da mão de obra necessária para o período”. Por esse motivo, a CDL estima que, na capital, a contratação de temporários deve ser 40% menor em comparação com o ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário