Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Geraldo Julio toma posse no Recife


Primeira cerimônia, na Câmara Municipal, teve duas horas de atraso.
Socialista disse que não é preciso ser herói, mas ter 'disposição para trabalho'.

Do G1 PE

Reafirmando a promessa de campanha de muito trabalho, o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) foi empossado, em cerimônia realizada na Câmara dos Vereadores da capital, na tarde desta terça-feira (1º). Em um discurso de meia hora, depois de duas horas de atraso, Geraldo agradeceu aos aliados, à familia e ao povo que o elegeu, ressaltando que 'o Recife não precisa de um herói', mas sim de 'quem tenha disposição para o trabalho'. O vice-prefeito eleito, Luciano Siqueira (PCdoB) também foi empossado. O governador Eduardo Campos (PSB), o vice-governador João Lyra Neto (PDT) e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participaram da cerimônia.
Transmissão de cargo de João da Costa para Geraldo Julio (Foto: Priscila Miranda / G1)Governador Eduardo Campos compareceu à transmissão de cargo de João da Costa para Geraldo Julio (Foto: Priscila Miranda / G1)
Geraldo Julio venceu a eleição no Recife no primeiro turno, com 453.380 votos, 51,5% dos votos válidos. Julio foi o candidato do partido do governador Eduardo Campos, que fazia parte da Frente Popular de Pernambuco mas saiu com representante próprio após racha no PT local, que ficou dividido nas prévias entre João da Costa, Maurício Rands e Humberto Costa. Ao final, quem disputou a eleição pelo Partido dos Trabalhadores foi Humberto Costa, que terminou o pleito em terceiro lugar, com 17,43% dos votos válidos.
Geraldo Julio, novo prefeito do Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)Geraldo Julio toma posse na Câmara do Recife
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
A cerimônia na Câmara
Durante o discurso, Geraldo exaltou também o trabalho desenvolvido pelo governador Eduardo Campos. "Sei que o governador terá um lugar de destaque no futuro político do Brasil", afirmou o prefeito, destacando ainda que o desenvolvimento econômico vivido pelo estado tende a crescer nos próximos anos, com a retomada do crescimento da capital do estado. "O Recife tem que voltar a ocupar o lugar de destaque que sempre teve", defendeu o novo prefeito.
Geraldo pediu também o apoio da população e dos vereadores para enfrentar os desafios que virão. "Estou muito feliz de ter sido eleito prefeito do Recife e tenho a exata noção do que isso representa. Momentos dificeis serão parte da rotina, mas estou certo de que juntos conseguiremos. Ninguém faz nada sozinho. [...] Temos que ter a responsabilidade de entregar um mundo melhor às próximas gerações, esse sempre foi o meu compromisso", disse.
Os servidores públicos também foram lembrados pelo novo prefeito da cidade. "O Brasil precisa incentivar mais os servidores públicos e os agentes de política do nosso país. [...] Conheço muitos servidores públicos competentes, que poderiam estar na iniciativa privada. E conheço muitos homens de bem na política", afirmou Geraldo.
Propondo mais uma vez mudança, como firmado no programa de governo registrado em cartório, Geraldo ressaltou que o Recife agora está "reencontrando sua história e se ressintonizando com o futuro". O combate ao crack, os investimentos em educação infantil e a expectativa de melhorar os indíces sociais da capital pernambucana também foram citados ao longo do discurso do prefeito.
Para finalizar, Geraldo citou Clarice Lispector. "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade com muito trabalho. A simplicidade das crianças na escola, de uma cidade organizada [...] Para isso, será trabalho, trabalho, trabalho e trabalho", disse Geraldo, repetindo o mote usado na campanha e sendo aplaudido pela Câmara, lotada.
A cerimônia na Prefeitura
Para a cerimônia de transmissão de cargo, o prefeito chegou acompanhado da esposa, Cristina Melo, do governador Eduardo Campos, da primeira-dama do estado, Renata Campos, além do ex-prefeito, João da Costa (PT), e do ex-vice-prefeito, Milton Coelho (PSB), ambos acompanhados pelas esposas.
Transmissão de cargo de João da Costa para Geraldo Julio (Foto: Priscila Miranda / G1)Transmissão de cargo aconteceu na sede da Prefeitura do Recife (Foto: Priscila Miranda / G1)
A cerimônia començou com um pronunciamento de quase 15 minutos de João da Costa. O discurso do ex-prefeito do Recife foi marcado pela emoção, principalmente ao agradecer ao ex-vice-prefeito, Milton Coelho, e à família pelo apoio ao longo desses quatro anos, como no transplante de rim que passou durante o segundo ano de mandato. "Diante de todas as dificuldades, o povo da cidade do Recife, me ensinou a cada dia que é com fé, que é com luta, persistência e esperança que a gente vence os desafios e constrói uma vida melhor", afirmou João da Costa.
O primeiro ato do prefeito Geraldo Julio foi sancionar os três projetos de leis enviadas à Câmara Municipal no final de 2012: a reforma administrativa, a criação do cargo de analista de gestão e a criação das parceria público privadas (PPPs) para o âmbito municipal, votados e aprovados pela Câmara dos Vereadores no dia 28 de dezembro de 2012. "Todos os principais desafios estão contemplados em nosso programa de governo, que fizemos questão de registrar em cartório. A estrutura administrativa foi transformada para transformar esse programa em realidade. Nossa missão agora é construir um novo Recife, foi esse o compromisso que assumimos com cada recifense", declarou Geraldo.
O prefeito falou mais uma vez que a cidade está prestes a passar por uma grande transformação nos próximos quatro anos, afirmando que é o momento de aproveitar o bom momento vivido pelo estado. "Não paramos um minuto, não paramos para descansar durante a transição. O povo tem urgência, fomos ao governo federal, a bancada do nosso estado no governo federal. [...] Conseguimos R$ 10 milhões junto ao Ministério do Trabalho para formar jovens recifenses para trabalhar na Copa do Mundo", afirmou o prefeito.
Geraldo Julio, novo prefeito do Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)Na Câmara, antes da posse, foi eleita a nova mesa
diretora (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Presidente da Câmara
O presidente eleito para o biênio 2013-2014 da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes, também discursou nesta terça-feira. Relembrando suas raízes negras, o vereador afirmou ser esse um momento histórico para o Recife e também para o mundo. "Ninguém pode dormir tranquilo sabendo que tantos sofrem. O prefeito eleito tem um grande desafio, protocolado em cartório. Com dedicação, amor e apoio da Câmara, vamos conseguir vencê-lo", afirmou Vicente.
A reunião solene da posse foi presidida pelos vereadores mais votados, tendo André Ferreira (PMDB) como presidente, Antônio Luiz Neto (PTB) como primeiro secretário e Priscila Krause (DEM) como segunda secretária.
Além de empossar os vereadores, prefeito e vice, a primeira reunião solene da Câmara elegeu a comissão executiva da Casa para o biênio 2013-2014. A 16ª legislatura conta com dois vereadores a mais que a anterior, sendo 24 destes reeleitos e 15 novos representantes da população recifense. São seis vereadoras para essa legislatura: Michelle Collins (PP), Aline Mariano (PSDB), Irmã Aimée (PSB), Isabela de Roldão (PDT), Marília Arraes (PSB) e Priscila Krause (DEM)
O partido com mais vereadores é o PSB, com seis: Amaro Cipriano Maguari, Estefano Menudo, Irmã Aimée, Felipe Francismar, Marília Arraes e Felipe André Gomes. A bancada do PT é formada pelos vereadores Henrique Leite, Jairo Britto, Jurandir Liberal, Luiz Eustáquio e Osmar Ricardo. O PHS tem três vereadores, Davi Muniz, Edmar de Oliveira e Wilton Brito. Antônio Luiz Neto, Carlos Gueiros e Eduardo Marques são os três eleitos pelo PTB. Os três representantes do PTN são Eduardo Chera, Gilberto Alves e Jadeval de Lima. O PTC elegeu Eriberto Rafael, Erivaldo da SIlva e Marco Aurélio de Medeiros.
Os vereadores Isabela de Roldão e Rodrigo Vital representam o PDT, enquanto Augusto Carreras e Eurico Freire, o PV. O PSDB elegeu Aline Mariano e André Régis. Integram ainda a Câmara Municipal do Recife Priscila Krause (DEM), Raul Jungmann (PPS), André Ferreira (PMDB), Aerto Luna (PRP), Marcos di Bria (PT do B), Aderaldo Pinto (PRTB), Rogério de Lucca (PSL), Michelle Collins (PP), Almir Fernando (PC do B) e Alfredo Santana (PRB).



Nenhum comentário:

Postar um comentário