Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

Conselho reduz juros de financiamentos do BNDES para 7% ao ano

O Conselho Monetário Nacional tomou a decisão em reunião extraordinária nesta quinta

© Reuters / Nacho Doce
ECONOMIA JUROSHÁ 21 HORAS
POR NOTÍCIAS AO MINUTO






As empresas que contraírem empréstimos e financiamentos no Banco Nacional de 
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pagarão juros mais baixos a partir de abril. 
Depois de cinco trimestres sem alterações, o Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu, de 
7,5% para 7% ao ano a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
A cada três meses, o CMN fixa a taxa para o trimestre seguinte. O conselho tomou a decisão em reunião extraordinária nesta quinta (30), uma vez que o encontro mensal do colegiado será só amanhã (31), mas a taxa que irá vigorar de abril a junho precisa ser publicada no Diário Oficial da União até o último dia de março.
O CMN é formado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.
A queda da TJLP foi possível por causa da redução da taxa Selic, juros básicos da economia. Atualmente em 12,25% ao ano, a Selic caiu dois pontos percentuais nos últimos seis meses, abrindo espaço para o corte ao não aumentar as pressões sobre o Tesouro Nacional, que cobre a diferença entre a taxa subsidiada dos financiamentos do BNDES e os juros de mercado.
Criada em 1994, a TJLP é definida como o custo básico dos financiamentos concedidos ao setor produtivo pelo BNDES. Em janeiro de 2013, a taxa tinha sido reduzida para o menor nível da história, em 5% ao ano, como medida de estímulo à economia. A TJLP aumentou para 5,5% ao ano em janeiro de 2015, 6% em abril, 6,5% em julho, 7% em outubro e 7,5% em janeiro de 2016, sendo mantida nesse nível até agora.
De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor da TJLP leva em conta dois fatores: centro da meta de inflação, atualmente em 4,5%, mais o Risco Brasil, indicador que mede a diferença entre os juros dos títulos brasileiros no exterior e os papéis do Tesouro norte-americano, considerados o investimento mais seguro do mundo. Com informações da Agência Brasil.
01\04\2017

Soldado usou um vestido apertado e meias cor de rosa no Funeral de seu melhor amigo, mas ninguém riu dele…

30 de março de 2017


Hoje em dia, não é fácil encontrar os verdadeiros amigos. Mas esta história comovente fala sobre amigos de verdade que estavam prontos a cometer as façanhas mais absurdas um para o outro.
Quando Private Elliot foi morto no Afeganistão, o melhor amigo dele, Barry Delaney, se enfiou em um vestido amarelo justíssimo, colocou um par de meias cor de rosa e foi se despedir dele. Eles haviam feito uma aposta e ele cumpriu o combinado.
Três anos antes da morte de Kevin Elliot, os amigos concordaram que caso Elliot fosse morto em batalha, Delaney iria ao seu funeral usando um vestido. E quanto mais provocante, melhor. Delaney, que tinha 25 anos na época, lembra como o seu amigo estava apavorado antes de partir para a guerra. Elliot, de 24 anos, tinha certeza que ele não voltaria do Afeganistão.
Mas um pouco de humor ajudou o soldado a se animar. Elliot veio com essa ideia, que seu melhor amigo deveria usar um vestido brilhante em seu funeral. Delaney concordou.
O amigo de luto tentou segurar as emoções durante o funeral. No final, ele se ajoelhou ao lado do túmulo de Elliot e perguntou se ele tinha gostado da cor do vestido. Quando o rapaz percebeu que seu amigo jamais responderia, ele rompeu em lágrimas.
Esta história comovente é um lembrete maravilhoso que os amigos de verdade são mais valiosos do que todos os tesouros do mundo.

Desemprego bate novo recorde e já atinge mais de 13 milhões no Brasil

Ao todo, foram 13,5 milhões de pessoas procurando emprego no período.

© Reprodução
ECONOMIA DEMISSÕESHÁ 13 HORAS
POR FOLHAPRESS





O desemprego no trimestre encerrado em fevereiro deste ano bateu novo recorde e chegou a 13,2%, informou o IBGE na manhã desta sexta-feira (31). Pela primeira vez, o número de desempregados ultrapassou os 13 milhões: ao todo, foram 13,5 milhões de pessoas procurando emprego no período.
O número representa uma alta de 1,4 milhão com relação ao trimestre encerrado em novembro, quando a taxa de desemprego foi de 11,9%.
Os dados constam da Pnad Contínua, a pesquisa oficial de emprego do instituto. O indicador abrange trimestres móveis.Nesta divulgação, o indicador refere-se a janeiro deste ano e aos meses de dezembro e novembro do ano passado.
Em função dos trimestres móveis, o IBGE recomenda comparação de períodos em que não há sobreposição de meses. Neste caso, portanto, a comparação com o trimestre imediatamente anterior é feita com o período de setembro, outubro e novembro.
O desemprego aumentou também na comparação anual do indicador. No trimestre encerrado em fevereiro de 2016, a taxa de desemprego esteve em 10,2%. Em um ano, o número de pessoas na fila do emprego aumentou 3,2 milhões.
O rendimento trabalhador ficou estável, tanto na comparação com trimestre anterior quanto com o mesmo trimestre de 2016, em R$ 2.068. 
31\03\2017

Temer sanciona lei de terceirização sem salvaguardas a trabalhadores

Iniciativa é antecipada para evitar novas pressões e eventuais retaliações de senadores peemedebistas, que pediram que a proposta fosse integralmente vetada

© Reuters
ECONOMIA REFORMAHÁ 2 HORAS
POR FOLHAPRESS





O presidente Michel Temer sancionou na noite desta sexta-feira (31) o projeto de lei que regulamenta a terceirização no país. A iniciativa foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" e inclui vetos parciais a três pontos da proposta.
Um deles é a possibilidade de prorrogação do prazo de até 270 dias de contrato temporário de trabalho. Os outros dois parágrafos foram vetados porque repetem direitos já previstos na Constituição Federal.
A ideia inicial era de que o presidente sancionasse a iniciativa aprovada pela Câmara próximo ao prazo de 12 abril, em um evento no Palácio do Planalto com a presença de parlamentares e empresários.
Ele, contudo, foi recomendado a antecipá-la para evitar novas pressões e eventuais retaliações de um grupo de senadores peemedebistas, que pediu em carta ao presidente para vetar integralmente a proposta.
O principal insatisfeito com a iniciativa é o líder do partido, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem feito críticas públicas às propostas econômicas sugeridas pelo Palácio do Planalto.
Segundo um assessor presidencial, a antecipação também teve como objetivo tentar blindar a reforma previdenciária de ameaças de represálias de deputados federais, que também vinham pressionando o presidente a vetar integralmente a proposta da terceirização.
Com a antecipação da medida, o Palácio do Planalto desistiu de fazer uma medida provisória para incluir as salvaguardas para os trabalhadores afetados pela terceirização. A ideia voltou a ser de incluí-las no relatório da reforma trabalhista, cuja expectativa é de que seja votada no mês que vem.
A equipe econômica pretende incluir pontos como a garantia aos terceirizados dos mesmos serviços de alimentação, transporte e atendimento médico dos contratados diretamente e restrições para evitar que as empresas demitam seus funcionários e os recontratem na sequência como terceirizados.
Ela também deve prever a obrigatoriedade de a "empresa-mãe" fiscalizar se a terceirizadora está cumprindo suas obrigações trabalhistas e previdenciárias. Esse ponto é considerado essencial para evitar queda na arrecadação da Previdência Social, uma das maiores preocupações do Palácio do Planalto com a terceirização.
Pela proposta aprovada, por exemplo, a prestadora de serviços não precisa oferecer o benefício a seus funcionários, mesmo que exerçam o mesmo cargo. A salvarguarda que deve ser incluída, no entanto, equipara os benefícios.
A inclusão das mudanças tem como objetivo, além de evitar que o governo seja acusado de promover a precarização do mercado de trabalho, evitar problemas jurídicos pela falta de uma regulamentação mais completa da chamada "pejotização", o que não é feito pelo texto sancionado.
PLANEJAMENTO
Nesta sexta-feira (31), o presidente também efetivou no cargo o ministro Dyogo Oliveira, que atuava desde maio como interino no Planejamento.
Para tomar a iniciativa, Temer consultou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que deixou o posto após a Folha de S.Paulo revelar gravação de conversa com o o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.
No áudio, o peemedebista sugeriu a Machado que uma "mudança" no governo federal resultaria em um pacto para "estancar a sangria" representada pela Operação Lava Jato, que investiga ambos.
Dyogo estava como interino por uma questão política, já que Jucá ainda era considerado ministro licenciado. Com a pressão da equipe econômica, Temer decidiu efetivá-lo. Com informações da Folhapress.
31\03\2017

Avião cai em São Paulo e deixa mortos

Acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira, em Sorocaba, e teria ocorrido por conta de um vazamento de combustível; um casal morreu


BRASIL ACIDENTE AÉREOHÁ 6 HORAS
POR NOTÍCIAS AO MINUTO







Cai avião em São Paulo
Cai avião em São Paulo © ALL RIGHTS RESERVED/YOUTUBE/BREAK CLIPS
1 / 2

Um avião caiu na tarde desta sexta-feira (31) na zona norte de Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, um casal estava a bordo e morreu na queda.







Segundo o G1, o avião chegou a explodir. Combustível teria vazado e provocado o incêndio. O avião caiu próxima a algumas casas, mas nenhuma foi atingida. O voo saiu de Manaus e o destino ainda é desconhecido.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) diz que a aeronave é um modelo JPA - Piper PA-42 Cheyenne III, de matrícula PP-EPB, e que está com a documentação em dia.

14h52 queda de aeronave de pequeno porte sobre vegetação. Rua Terezinha Troy Giraldi, 100 - Novo Horizonte Sorocaba. 05 vtrs 


guarnições do CB no local, 02 vitimas em óbito evidente. local de dificil acesso guarnição em exploração e busca de possíveis+vitimas 

De acordo com a Polícia Militar, a queda aconteceu numa zona de mata no bairro Jardim Novo Horizonte. O helicóptero Águia, da PM, foi acionado.
 

Globo se manifesta sobre caso de José Mayer: 'Medidas sendo tomadas'

A Globo decidiu se pronunciar sobre o assunto, e através de sua assessoria

© Divulgação / TV Globo
FAMA ASSÉDIO SEXUALHÁ 5 HORAS
POR NOTÍCIAS AO MINUTO






Nesta sexta-feira (31), repercutiu em toda a imprensa a denúncia feita pela figurinista da Globo Su Tonania, que disse ter sido assediada pelo ator José Mayer. A própria profissional fez um texto falando do assunto e foi publicado pelo jornal 'Folha de S.Paulo'.
No texto publicado por Tonani, a figurinista revelou que ele chegou a tocar em suas partes íntimas e a chamou de 'vaca'.
Agora, a Globo decidiu se pronunciar sobre o caso, e através de sua assessoria informou que o assunto foi apurado e que as medidas necessárias estão sendo tomadas.
Confira a nota da emissora enviada à imprensa: 
"A Globo repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E zela para que as relações entre funcionários e colaboradores da emissora se deem em um ambiente de harmonia e colaboração, de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade. Desta forma e tendo o respeito como um valor inegociável da empresa, esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas. A Globo não comenta assuntos internos."
31\03\2017

PGR recorre para anular prisão domiciliar de Adriana Ancelmo

A procuradoria pede a revisão da decisão proferida pela ministra Maria Thereza de Assis Moura

© Ricardo Moraes / Reuters
POLÍTICA MULHER DE CABRALHÁ 5 HORAS
POR NOTÍCIAS AO MINUTO






A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu nesta sexta-feira (31) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para anular a decisão que concedeu prisão domiciliar à advogada e ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, presa na Operação Calicute, da Polícia Federal. A procuradoria pede a revisão da decisão proferida pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, que concedeu o benefício com base em uma lei que prevê a concessão da prisão domiciliar de mães com filhos menores de 12 anos
De acordo com a liminar, Adriana não poderá deixar seu apartamento, no bairro do Leblon, a não ser por emergência médica, e todos os meios de comunicação da residência foram retirados, incluindo rede de telefonia, de internet e até mesmo o interfone. Os visitantes deverão deixar os aparelhos celulares na portaria do prédio.
Adriana Ancelmo e Sérgio Cabral são acusados pelo Ministério Público dos crimes de corrupção passiva e ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo apurado nas investigações, os crimes chegam a R$ 220 milhões, valor pago por grandes empreiteiras como propina para garantir obras públicas. Na casa de Cabral, foram apreendidas joias no valor estimado de R$ 2 milhões. O ex-governador foi preso em novembro do ano passado e permanece no Complexo Prisional de Bangu. Com informações da Agência Brasil.
31\03\2017

DEBATE DE DEFESA DAS TESES DAS CHAPAS DE FLORIANÓPOLIS DO PED 2017

mail
Informativo Eletrônico do PT de Floripa,  31 Março 2017

A

Cantor é acusado de asfixiar e agredir ex-namorada com socos

A situação é tão grave que a moça pediu medida protetiva contra Ivo Mozart

© Divulgação 
FAMA VIOLÊNCIAHÁ 1 HORA
POR NOTÍCIAS AO MINUTO






Episódio envolvendo Ivo Mozart e Talita Alves foi registrado na delegacia da mulher de Pirituba, São Paulo.
O cantor Ivo Mozart, dono de sucessos como 'Vagalumes', da trilha sonora da novela global 'Sangue Bom' está sendo acusado de agredir a ex-namorada, Talita Alves. Segundo informações do colunista Leo Dias, o caso é antigo, de abril do ano passado, mas veio à tona recentemente.
O Boletim de Ocorrência foi registrado na 9ª delegacia da mulher de Pirituba, em São Paulo e dava detalhes sobre o casal, que estava junto há um ano. No relato, constam pelo menos duas agressões comprovadas com fotos, conversas, testemunhas e laudo do IML, como: um braço contundido, empurrões, rasgão na região do bumbum e soco na boca. A moça informou que também foi asfixiada por esganadura, causa do fim do namoro entre eles.
A situação é tão grave que a moça pediu medida protetiva contra Ivo, que deve permanecer a 300 metros de distância dela e não fazer qualquer contato. A assessoria do cantor não falou sobre o assunto.
O processo corre no Fórum da Barra Funda.
31\03\2017

Oposição denuncia ditadura na Venezuela e convoca protesto

Crise política se intensificou com duas sentenças do Tribunal Supremo de Justiça contra o Parlamento

© Reuters
MUNDO TENSÃOHÁ 3 HORAS
POR FOLHAPRESS





Um dos principais líderes da oposição, Henrique Capriles, afirmou que uma ditadura está em curso na Venezuela após a sentença do TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) com a qual a corte assumiu as funções do Legislativo nesta quinta (30). As informações são das Agências de Notícias.
"A comunidade internacional precisa de mais provas para terminar de fixar uma posição unânime e firme de que na Venezuela temos um governo à margem da Constituição? Na Venezuela já há uma ditadura", afirmou, em visita a Bogotá (Colômbia), Capriles, ex-candidato presidencial e atual governador do estado de Miranda (norte).
"Este é um momento de gritar socorro para a comunidade internacional", afirmou durante coletiva na capital colombiana para pedir ajuda humanitária pela crise social e econômica na Venezuela.
Capriles destacou também que "um país que desconhece o Parlamento, que é a instituição mais representativa da democracia" está, então, "sepultando a democracia".
Segundo o opositor venezuelano, a decisão de tirar poder da Assembleia Nacional tem como fim "aprovar os endividamentos inconstitucionais, ilegais para que (...) continue a corrupção na Venezuela".
"O governo de Maduro anda procurando dinheiro desesperadamente para continuar financiando todo o tema das importações" necessário para fornecer alimentos e outros bens básicos a este país muito dependente das compras internacionais, sentenciou.
Além da crise política em que se encontra mergulhada, a Venezuela sofre uma complicada situação econômica em que faltam 68% dos produtos básicos e a inflação atingirá 1.660% em 2017, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional).
O presidente da Assembleia Nacional, Julio Borges, denunciou que a sentença representa "um golpe de Estado", e pediu aos venezuelanos que protestem nas ruas no sábado para exigir eleições como solução à crise.
INTERVENÇÃO MILITAR
O deputado Diosdado Cabello, um dos principais líderes do chavismo, pediu nesta quinta-feira a seus seguidores que se preparem para "defender" nas ruas a Venezuela diante de uma eventual intervenção militar estrangeira.
"Vamos nos preparar para defender o país (...), para defender, inclusive, as pessoas da oposição, que está como louca pedindo que um Exército intervenha na Venezuela, que a OEA (Organização dos Estados Americanos) intervenha", disse Cabello em um comício em Monagas.
Na terça-feira (28), ocorreu uma sessão em Washington do Conselho Permanente da OEA para discutir a crise política e econômica do país petroleiro, mas não foi tomada nenhuma decisão.
Entretanto, após a reunião, que o governo de Nicolás Maduro qualificou como "ingerencista", a crise política se intensificou com duas sentenças do Tribunal Supremo de Justiça contra o Parlamento, de maioria opositora.
"Que venham, para que vejam um povo defender sua pátria. Seremos obrigados a fazer isto", afirmou Cabello, que pediu a seus partidários que perguntem aos opositores se concordam com um bombardeio à Venezuela.
"Se eles tentarem algo, nos encontrarão nas ruas. Se eles acham que vamos nos render, estão equivocados", acrescentou. Com informações da Folhapress.
31\03\2017

Estudante desaparece no Rio depois de marcar encontro por rede social

O pai disse que o filho tinha combinado de encontrar a mulher em uma praça do bairro








BRASIL SÃO GONÇALOHÁ 23 MINS
POR NOTÍCIAS AO MINUTO






Um estudante de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, está desaparecido há 13 dias, desde que marcou um encontro com uma mulher pelo Facebook. Agora, parentes de Jhonny Ferreira Muce, de 20 anos, tentam acessar na rede social do jovem para buscar pistas sobre seu paradeiro.

Em entrevista ao jornal 'Extra', o pai do estudante, Anderson Muce, de 42 anos, disse que o filho não tinha o contume de sair sem dar notícias: "No dia 18 (deste mês), ele estava conversando com essa menina, que a gente não sabe quem é, pelo Facebook. Ela o apressou para sair de casa. Ele saiu sem documentos e apenas R$ 10. Ele não estava com telefone celular e disse que retornaria na segunda-feira, porque tinha um compromisso nesse dia", explicou.
Anderson disse que o filho tinha combinado de encontrar a mulher em uma praça do bairro, mas se desesperou quando o jovem não voltou: "Está todo mundo preocupando, procurando por ele. Ninguém sabe quem é essa menina (com que Jhonny conversou antes de desaparecer)", disse.
31\03\2017

Jandira aponta omissões de Meirelles em debate sobre Previdência

30 de março de 2017 - 19h18 


  
Entre outros argumentos, Meirelles disse que as despesas com a Previdência Social são a principal razão do aumento do gasto primário do governo, que passou de quase 11% do Produto Interno Bruto (PIB) em 1991 para mais de 19% em 2015, e que o gasto com Previdência é "desproporcional à população acima de 65 anos existente hoje". O Brasil, segundo ele, gasta quase o mesmo que França e Alemanha, mas tem uma população idosa bem menor.

Quando a audiência foi aberta a perguntas, Jandira foi incisiva com o ministro, ao falar das omissões de seu discurso. "O senhor não mostrou uma lâmina sequer mostrando o percentual dos juros no PIB, que é o principal algoz do déficit nominal deste país. O senhor não mostrou qual o tamanho da desoneração que ao longo dos anos dificultou a Previdência Social. O senhor não falou do percentual de sonegação em relação ao PIB, que deve chegar a 13%. Não falou da dívida ativa, do impacto da terceirização na arrecadação previdenciária, dos contratos temporários e do estímulo que este projeto garante para a 'pejotização', que vai deixar de ter arrecadação tributária para a Previdência Social brasileira", afirmou Jandira.

A parlamentar questionou o fato de o ministro não ter mencionado, por exemplo, o papel da renda na dinamização da economia brasileira. “Segundo o Ipea, os gastos sociais retornam 56% em tributos para municípios, estados e União. Então quando eu dificulto a renda, eu interfiro gravemente na economia e na arrecadação da Previdência social brasileira”, completou.




Na audiência, Meirelles reiterou seu discurso sobre responsabilidade fiscal e escapou de algumas perguntas feitas por deputados integrantes do colegiado. Sobre projeções feitas pelo governo para justificar as mudanças, disse que "economia é previsão" e por isso as estimativas são fundamentais.

"Previsão de economia não é uma ciência exata", afirmou. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) havia questionado a respeito de projeções para 2060, comentando que economistas erram previsões para períodos em um mesmo ano.

O relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA) deverá ser conhecido "em alguns dias", segundo o presidente da comissão especial, Carlos Marun (PMDB-RS). Maia fez um discurso alinhado ao governo, o que a certa altura da sessão levou a Jandira a afirmar que ele teria de se decidir entre ser relator ou porta-voz do governo.

O ministro esquivou-se de uma pergunta do Alessandro Molon (Rede-RJ) sobre contribuição para os trabalhadores rurais. "O senhor acha que hoje as condições de trabalho são boas no campo? A realidade majoritária não é aquela (da propaganda feita pelo setor de agronegócio)." Meirelles disse apenas que o período de contribuição para os rurais será menor.

Sobre os juros e combate a devedores da Previdência, Meirelles disse que uma das razões para o país ter a maior taxa do mundo é a dívida pública crescente. E que a Receita cumpre "de forma consistente" seu papel.


Do Portal Vermelho, com Rede Brasil Atual

Dia Nacional de Mobilização aquece o Recife para Greve Geral em abril

30 de março de 2017 - 16h58 


Divulgação
Centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos participarão do evento Centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos participarão do evento 
Os sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sinpro Pernambuco, Sintepe, Sinproja, Simpere, Simpmol e SINPC), reunidos no comitê de Educação aderiram ao movimento e participarão do evento. Durante o ato, os professores participarão da Plenária Unificada da Educação e discutirão as medidas propostas por Temer, como as reformas da Previdência e Trabalhista e o projeto de terceirização ilimitada, já aprovado pela Câmara dos Deputados e à espera da sanção presidencial.

Pela manhã, o Sintepe promove a Plenária dos/as Administrativos, às 9h, na sede da entidade. Movimentos sociais e estudantis, partidos políticos, como o PCdoB e outras representações do campo progressista também participarão do evento.

A mobilização de amanhã é um aquecimento para a Greve Geral convocada pela CTB, demais centrais sindicais e movimentos sociais para o dia 28 de abril próximo, em todo o país.

Mobilizar, ocupar as ruas e resistir!
Nenhum Direito a Menos
Abaixo o PL da Terceirização Ilimitada
Retirada da Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista.
Todos juntos na Greve Geral!

Audicéa Rodrigues
Do Recife

quinta-feira, 30 de março de 2017

Após condenação, Cunha pode optar por delação

Questão agora é se delação interessa a Moro; possibilidade preocupa Congresso

© Reuters
POLÍTICA CONTA TUDOHÁ 5 HORAS
POR NOTÍCIAS AO MINUTO






A condenação do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pelo juiz Sergio Moro, nesta quinta-feira (30), a 15 anos e quatro meses de prisão, pode ser a gota d'água que faltava para que o ex-presidente da Câmara decida fazer um acordo de delação premiada.
Caso Cunha decida pela delação, a questão seria se ainda interessa a Moro, já que agora os investigadores da Lava Jato trabalham com diversas fontes de informação, conforme lembra a jornalista Cristiana Lobo no G1.
Os últimos acordos de delação concedidos pela Justiça, inclusive, tiveram critérios mais rígidos, como é o caso de Marcelo Odebrecht. O herdeiro da empreiteira pegou dez anos de prisão.
O deputado cassado deixa claro que não quer ser punido sozinho. Uma prova disso foi a indicação do presidente Michel Temer como sua testemunha. Por isso, a condenação causa tensão no Congresso.
Agora, segundo a jornalista, espera-se que decisões como a manutenção do foro privilegiado, bem como o debate sobre abuso de autoridade e a reforma eleitoral se resolvam no sentido de proteger os envolvidos.
30\03\2017

Mulher de senador registra queixa contra ele por agressão

A comunicação ao Senado deve ser feita ainda nesta quinta-feira (30)

© Reprodução
JUSTIÇA VIOLÊNCIA DOMÉSTICAHÁ 8 HORAS
POR NOTÍCIAS AO MINUTO






O senador Lasier Martins (PDS) está sendo acusado pela mulher, a jornalista Janice Santos, de agressão. A vítima prestou queixa na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Brasília. As informações são do Extra.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o caso está sob sigilo e será apurado pela Deam do Distrito Federal. A comunicação ao Senado deve ser feita ainda nesta quinta-feira (30).
30\03\2017