em Recife Antigo | Centro | 18 de agosto de 2017
Quando, em 1970, seu Horácio Amorim chegou ao número 240 da Rua Imperatriz Tereza Cristina, no miolo da Boa Vista, ali já funcionava uma padaria. “Era uma padaria bem velhinha, toda de madeira”, relembra o português. Ele fez uma grande reforma – já foram três desde então – e deu a cara que a Padaria Imperatriz, inaugurada lá em
1897, tem hoje.
1897, tem hoje.
Naquela mesma década, ele não sabe precisar bem o ano, trouxe de São Paulo o carro-chefe do estabelecimento: a deliciosa e simples pizza de queijo, feita com massa grossa e molho de tomate. E nada mais.
À primeira vista, não se entende a fama da pizza: é nada atraente com suas bolhas de ar e queijo espalhado a esmo. Na primeira mordida, já fica claro porque é uma espécie de patrimônio afetivo-gastronômico do Centro do Recife e foi tema até de artigo acadêmico .
Custa honestos R$ 5 o retalho. A receita, seu Horácio não revela. “Não sei como é feita, mas não tem segredo”, despista. Durante mais de quatro décadas e até novembro passado, a pizza de queijo reinou absoluta. Desde então, divide as atenções com a novata pizza de calabresa.
Diversificação para alavancar o cardápio em tempos de crise. “O comércio da Rua da Imperatriz foi muito afetado. O povo sem dinheiro não compra. Tenho fé que o comércio aqui vai voltar a ser o que era”, lamenta. Outra resistência que a crise quebrou foi que, há seis meses, a padaria finalmente passou a aceitar cartões de
débito e crédito. “Era isso ou fechava”, diz seu Horácio.
débito e crédito. “Era isso ou fechava”, diz seu Horácio.
Todos os produtos da Imperatriz são feitos lá mesmo. E olhe que são centenas de itens, como sanduíches, doces, tortas, salgados e pães. Depois da pizza, é o pão que é mais vendido. “Ele é feito no jeito antigo. Não estraga: aguenta oito dias”, garante seu Horácio.
Funcionando das 6h da manhã até às 19h30 de segunda a sexta-feira (nos sábados, fecha meia hora mais cedo), a padaria Imperatriz conta hoje com 38 funcionários, alguns com 40 anos de casa. Os mais novos têm em torno de 15 anos de trabalho.
“Não gosto de trocar muito”, diz seu Horácio, ele mesmo ainda batendo ponto de segunda a sábado, assim que a padaria abre.
Serviço
Rua Imperatriz Tereza Cristina, 240, Boa Vista.
Telefone: 3231-3793.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30
No sábado, abre às 6h e fecha às 19h
Rua Imperatriz Tereza Cristina, 240, Boa Vista.
Telefone: 3231-3793.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30
No sábado, abre às 6h e fecha às 19h