Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

A retomada silenciosa do PT


Renata Bezerra

Folha Política








Sem barulho, alguns grupos petistas no Estado começaram a trabalhar para repactuar as relações internas na sigla. Presidente municipal do PT, Oscar Barreto - que se empenhou pelo projeto de reeleição de João da Costa -  vem entabulando conversas, por exemplo, com as alas lideradas pela deputada Tereza Leitão e pelo secretário de Transportes, Isaltino Nascimento. Todos, segundo Oscar, concordam, num ponto: é preciso chegar ao PED “em alto nível, tendo superado as dificuldades internas”. Isaltino, no polêmico pleito de 2012, ficou no palanque do senador Humberto Costa, que concorreu a prefeito do Recife contra a vontade do grupo do então gestor municipal. A largada oficial na discussão do PED deve ser dada com a abertura do período de inscrição das chapas, que vai de julho a setembro, começando pela esfera nacional, passando pela estadual e culminando na municipal. Ainda assim, Oscar é da seguinte opinião: “Acho que já começou o processo de sucessão interna do PT”. E após tanta celeuma herdada da eleição municipal, quando a discussão de nomes prevaleceu, desta vez, Oscar já defende como mais importante a construção “dos termos de repactuação”. E jura ter peso, de fato, internamente a tese de que o nome do candidato deve vir como uma consequência.

A conferir - Ao tratar do entendimento que vem sendo selado com a concordância de Tereza e Isaltino, Oscar os define, se incluindo e incluindo o ex-prefeito João da Costa, no pessoal do “deixa disso”. Em outras palavras, a turma disposta a cessar as brigas. E, agora, a despeito da cultura de ácidas disputas internas do PT, ele assegura que estão em busca da paz para valer.

Armaduras a tiracolo
Ainda que a turma do “deixa disso” esteja disposta a recuperar o tempo perdido com brigas e farpas, Oscar Barreto aponta os correligionários João Paulo e Humberto Costa como obstáculos à reconciliação. “Duas opiniões estão reinando na disputa. Uma delas é a de fazer o PED de revanche, de acerto de contas, meio que uma disputa de vida e de morte. E essa é a defendida por Humberto e João Paulo”.

Enquanto o PT briga, o PSB avança
Na opinião de Oscar, Humberto e João Paulo “continuam com a cabeça na eleição de 2012, associando a 2014, querem antecipar 2014, no sentido de dividir o palanque da Frente Popular”. Detalhe: a Frente, na prática, foi dividida no ano passado, quando o PSB lançou candidatura própria. Brigando, o PT “perdeu o Recife”, para o PSB, que só avança.

Pela Educação 
Convicto de que não há mudança estruturadora no país sem passar pela melhoria da Educação, o deputado federal João Paulo passou a integrar a Comissão da lei da Responsabilidade Educacional, que estabelece obrigações e regras para os municípios, Estados e União no setor.

Pela formação
Na próxima semana, o prefeito Geraldo Júlio vai assinar a ordem de serviço para a requalificação do Centro Público de Casa Amarela. O projeto da secretária de Juventude e Qualificação Profissional, Marília Arraes, é transformar o equipamento, localizado na avenida Norte.

Curtas

Ensino 
- Marília Arraes pretende consolidar um polo de formação de mão de obra no Centro Público de Casa Amarela. A proposta inclui a implantação de um restaurante escola, tudo orçado em R$ 1,2 milhão.

Visita... - Depois de encabeçar o embate com a diretoria do Lafepe, uma vez que deputados foram impedidos de entrar no laboratório por não terem realizado agendamento prévio, Daniel Coelho deve perder a visita oficial suprapartidária ao orgão.

...sem Daniel - O agendamento já foi autorizado. A visita será realizada pela Comissão de Saúde. Só que o tucano tem agenda, de 1º a 19 de abril, nos EUA, e, provavelmente, vai estar ausente.
 
"Tem uma opinião da qual comungamos eu, Isaltino (Nascimento) e Tereza (Leitão): temos que repactuar as relações internas para chegar ao PED tendo superado as diferenças internas" - Do presidente municipal do PT, Oscar Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário