Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

Salvador 464 anos - Nem a violência consegue diminuir a beleza da Barra

por Sergio Toniello Filho

Atentos a um dos mais graves problemas de Salvador, a deterioração de seus monumentos históricos, muitos deles em situação deplorável e necessitando de restauro imediato, os órgãos públicos começam a trabalhar na recuperação de importantes pontos turísticos da capital baiana, entre eles o famoso bairro da Barra. A atenção está voltada para monumentos como o Porto da Barra, Cristo, Museu Hidrográfico, Farol da Barra e vários fortes como o de Santa Maria, São Diogo e o Forte Santo Antônio.
A reportagem da Tribuna foi às ruas e verificou que a população está insatisfeita com a atual situação em que se encontram os principais monumentos da cidade. “A Barra é o primeiro dos sete pontos mágicos de Salvador. É um lugar lindo, só que precisa de mais cuidados. A prioridade é limpar as ruas e educar as pessoas, porque aqui no Porto da Barra ainda sentimos odor de urina.”, relata o administrador Lucas Alves, morador da Barra.
Por sua vez, o comerciante Jonas Santos, que trabalha diariamente próximo ao Farol da Barra, pede mais segurança. “Outro dia teve um tiroteio perto do Porto da Barra em plena luz do dia. Tem muito ladrão circulando solto por aí. Acredito que o efetivo da polícia tinha que ser maior, mas não é o que acontece. A nossa cidade está precisando ser priorizada na segurança.”, reclama.
Para a vendedora Luisa Sales, o Farol e o Porto da Barra deveriam ter uma atenção maior das autoridades. “Não lembro a última vez que esses pontos turísticos foram restaurados. São monumentos históricos que embelezam ainda mais nossa cidade e não estão tendo a devida atenção.”, diz.
A primeira iniciativa da prefeitura começou no início da semana com a restauração do o Marco de Fundação de Salvador. Inaugurado no dia 29 de março de 1952 como parte das comemorações pelo aniversário de 403 anos de Salvador, localizado no Porto da Barra, passa por completo trabalho de recuperação e será entregue no domingo, dia 31, novinho em folha. A ação, segundo o prefeito ACM Neto é um presente do município para a população no 464º aniversário da cidade e tem importante valor simbólico.
Pensando em iniciar o processo de recuperação de monumentos existentes na capital baiana, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, disse que buscará recursos privados para requalificar os monumentos. “Os monumentos de nossa cidade estão esquecidos e abandonados e nós temos o compromisso de mudar isso, porque, de tão sujos, cheios de mato e malcuidados, eles estão sendo esquecidos pelas pessoas. Vamos parceirizar esse trabalho, convidando as empresas a adotar marcos da nossa história e da nossa cultura, recuperá-los e ajudar a prefeitura a mantê-los”, conta Guerreiro.
A reforma marca o início de um plano de ação da Fundação Gregório de Matos para recuperação de cerca de 30 monumentos da cidade. “Tudo será feito à vista da população, para que haja maior participação no trabalho de recuperação e até mesmo para desenvolver um espírito de preservação da memória de Salvador, combatendo atos de vandalismo”, declara o gerente de sítios históricos da FGM, Marco Antonio da Rocha.
Histórico do marco - O Marco de Fundação de Salvador foi instalado no Porto da Barra por ter sido este o local onde se iniciou a cidade de Salvador. Sua azulejaria e a estrutura que reproduz a cruz, um dos símbolos da Coroa Portuguesa foram idealizados e produzidos pelo mestre-escultor português João Fragoso, um dos mais proeminentes artistas do século XX. O processo de restauro que será concluído até o final de semana incluiu completa limpeza, modernização do sistema de iluminação e pintura do monumento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário