Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

MOBILIDADE Ciclofaixas móveis retomadas nesta sexta


Hoje e no próximo domingo trajeto de 25,5 km estará à disposição da população, das 7h às 16h

Publicado em 29/03/2013, às 09h43

Do JC Online

As ciclofaixas móveis do Recife serão retomadas hoje no feriadão. Quem decidiu passar a Semana Santa na cidade vai ter o equipamento disponível nesta Sexta-Feira da Paixão, e no próximo domingo, das 7h às 16h. Dezenove vias de 11 bairros compõem as duas rotas do sistema.

O percurso totaliza 25,5 quilômetros. As rotas interligam as Zonas Norte e Sul pelo Bairro do Recife. A rota da Zona Norte começa na Avenida Parnamirim, na ciclofaixa de Casa Amarela, e segue pela Avenida Rui Barbosa, Rua Amélia, Avenida Agamenon Magalhães, Rua dos Palmares, Avenida Mário Melo, Ruas da Saudade e Princesa Isabel, Avenida Rio Branco, até o Marco Zero.

A rota da Zona Sul sairá do Parque Dona Lindu, seguindo pelas Avenidas Boa Viagem e Antônio de Góes, Cais José Estelita, Avenida Sul e Marco Zero.

A segurança oferecida para os ciclistas na estreia do projeto, no domingo passado, continua sendo o principal atrativo da iniciativa. Novamente, serão instalados 4 mil cones a cada três metros das ciclofaixas, para que elas fiquem isoladas do tráfego. A velocidade máxima permitida para os veículos, nas vias que recebem os equipamentos móveis, permanece de 40 km/h. Já nas ciclofaixas, o limite continua sendo de 20 km/h.

Duas vans de apoio vão ficar à disposição dos ciclistas que se cansarem no percurso. Cerca de 48 agentes de trânsito da CTTU estarão fazendo a fiscalização das vias. E mais 102 monitores também vão ajudar na operação.

Diversos pontos de compartilhamento de bikes estarão à disposição das pessoas que não têm bicicleta, mas que querem pedalar. Os equipamentos podem ser encontrados tanto no Centro quanto nas Zonas Norte e Sul. Quase 200 bicicletas estarão disponíveis para aluguel. Mais informações nos endereços eletrônicos www.portoleve.com.br e www.ciclofaixarecife.com.br.

A estreia das ciclofaixas do Recife, no último domingo, foi um sucesso. Cidadãos de todas as idades tiraram a bicicleta de casa para passear pelas ruas e avenidas da cidade. A ação de mobilidade está garantida no calendário oficial da prefeitura até julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário