Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Nelson Mandela é hospitalizado por infecção pulmonar

Nelson Mandela em Londres no dia 28 de agosto de 2007. Foto: © AFP/Arquivo Leon Neal
Nelson Mandela em Londres no dia 28 de agosto de 2007. Foto: © AFP/Arquivo Leon Neal
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, foi hospitalizado na noite de quarta-feira por uma recaída de sua infecção pulmonar, e o presidente sul-africano, Jacob Zuma, pediu à nação e ao mundo que rezem por ele.

"O ex-presidente Nelson Mandela foi hospitalizado pouco antes da meia-noite por uma recaída de sua infecção pulmonar", indicou o comunicado divulgado na manhã desta quinta-feira. "Os médicos se ocupam dele, e garantam que receba o melhor tratamento médico possível e todas as comodidades", indicou o texto.

Mandela estava consciente quando chegou ao hospital, disse à AFP o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, informando que não tem mais informações sobre sua saúde desde que foi hospitalizado, pouco antes da meia-noite.

"Não recebi nenhum relatório novo dos médicos, e sei que os médicos nos fornecerão um novo boletim médico assim que for possível", acrescentou.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, pediu uma recuperação rápida de Mandela.

"Pedimos ao povo sul-africano e ao mundo inteiro que rezem por nosso querido Madiba (o nome do clã de Mandela) e por sua família (...) Temos total confiança na equipe médica e sabemos que farão todo o possível para que recupere a saúde", disse o chefe de Estado, citado em um comunicado.

A presidência sul-africana, que não indicou onde o ex-presidente está hospitalizado, pediu aos meios de comunicação de todo o mundo que "respeitem a intimidade" do prêmio Nobel da Paz "para deixar que os médicos façam seu trabalho".

"Não revelamos o nome do hospital para respeitar sua intimidade e para que a equipe médica possa se concentrar em seu trabalho", disse Maharaj.

O partido governante, o Congresso Nacional Africano (ANC), também pediu à África do Sul e ao mundo inteiro que rezem por Mandela.

Ícone da luta contra o racismo

Herói nacional sul-africano, ícone da luta contra o apartheid e contra o racismo em todo o mundo, Nelson Mandela não aparece em público há quase três anos.

No início de março, o ex-presidente sul-africano foi hospitalizado durante 24 horas e a presidência disse na época que se tratava de uma visita de rotina.

Sua última hospitalização longa, que durou 18 dias, ocorreu em dezembro de 2012, também como consequência de uma infecção pulmonar.

Nelson Mandela, presidente entre 1994 e 1999, passou 27 anos de sua vida na prisão por ter lutado contra o regime do apartheid de segregação racial.

Libertado em 1990, Mandela se converteu quatro anos depois no primeiro presidente negro de seu país, depois de ter conquistado em 1993 o prêmio Nobel da Paz - junto ao último presidente do apartheid, Frederick de Klerk - por ter dirigido com sucesso as negociações que instauraram a democracia.

O ex-presidente vive agora completamente aposentado, dividindo seu tempo entre Johannesburgo e Qunu (sul), o povoado onde passou sua infância.

Há alguns anos, Mandela desapareceu do âmbito público e não faz nenhum comentário sobre a política de seu país.

No entanto, no dia 10 de fevereiro recebeu a visita do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que disse tê-lo visto "em bom estado e relaxado", vendo televisão.

Alguns dias depois, seu amigo George Bizos, um advogado muito conhecido, o visitou e mostrou-se menos entusiasmado. "Infelizmente, às vezes se esquece de que alguém faleceu e seu rosto expressa incompreensão quando você diz a ele que Walter Sisulu (ativista sul-africano contra o apartheid) ou outra pessoa já não formam parte deste mundo", explicou.

Nelson Mandela sofreu vários problemas de saúde, frequentemente relacionados aos seus 27 anos de prisão e de trabalhos forçados na ilha de Robben Island (sudoeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário