Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CATÓLICOS Fiéis reverenciam Nossa Senhora da Conceição em Procissão da Bandeira

Cortejo saiu na noite desta sexta-feira do Sítio da Trindade para o Morro da 

Conceição

Publicado em 29/11/2013, às 22h25

Do JC Online

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Teve início na noite desta sexta-feira, com a tradicional Procissão da Bandeira, a 109ª Festa do Morro da Conceição, que este ano tem o tema "Maria, modelo de fé". Milhares de fiéis seguiram o cortejo, que saiu do Sítio da Trindade e passou pela Estrada do Arraial, ruas Padre Lemos e Pedro Alain, Largo Dom Luiz, chegando ao Morro da Conceição através da Rua Itacoatiara.
No morro, pessoas de todas as idades reverenciavam a santa, considerada padroeira do coração dos recifenses ao lado de Nossa Senhora do Carmo, patrona oficial da cidade. A comerciante Sílvia Gomes Macena foi à procissão com toda a família e disse que não perde a celebração um ano sequer. "Eu sempre venho ao morro no primeiro e no último dia da festa. Sou devota desde criança. Alcanço todas as graças que peço à santa, então não deixo de vir agradecer", comentou.
Após o cortejo, no pátio de eventos, uma missa foi celebrada pelo bispo emérito de Nazaré da Mata, dom Jorge Tobias. Depois da cerimônia, a cantora Joana apresentou para os fiéis pernambucanos um show com músicas religiosas e sucessos de sua carreira. 
Católica, Joana falou da importância de Maria na sua vida. "Meu nome de batismo é Maria de Fátima, portanto eu me considero mariana desde que nasci. Toda a minha família é católica e Nossa Senhora sempre esteve presente na minha vida. Ter a possibilidade de cantar para pessoas de tanta fé é maravilhoso. Uma oportunidade única", pontuou.
A Festa do Morro da Conceição segue até o dia 8 de dezembro. Durante o período, serão realizadas 56 missas, seis por dia. No último dia de celebrações, uma procissão sairá do Forte do Brum, no Bairro do Recife, e seguirá até o morro, onde uma missa solene será celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido. Os homenageados desta edição são a Rádio Olinda e a irmã Maria Apolônia de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário