Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 1 de dezembro de 2013

MARANHÃO Presidente nacional do PT nega acordo para apoiar candidato de Sarney

Rui Falcão não gostou da tentativa do PMDB de criar uma ''política de fato consumado''

Publicado em 01/12/2013, às 20h58

Agência Estado

O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), não gostou da tentativa do PMDB de criar uma "política de fato consumado" e negou que tenha fechado acordo para apoiar o candidato do grupo do senador José Sarney ao governo do Maranhão. Uma reunião da Executiva Nacional do PT, marcada para quarta-feira, 4, em Brasília, será decisiva para indicar se o partido fará mais uma vez aliança com a família Sarney no Maranhão, como quer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou se avaliza a candidatura de Flávio Dino (PC do B).

"Ainda não há nada resolvido", afirmou Falcão. "Claro que se o diretório estadual do PT quiser, (o acordo) tem grande chance, mas isso ainda está em discussão." Após participar, no sábado, de reunião com a presidente Dilma Rousseff, Lula e Falcão, na Granja do Torto, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO) disse que o Maranhão era "um problema a menos" na lista dos palanques. Na tarde deste domingo, 1, Raupp afirmou que todos entenderam, naquele encontro, que haveria acordo lá, pois o grupo pró-aliança com a família Sarney venceu a eleição para o comando do diretório estadual petista.

"Acontece que houve recurso à Executiva Nacional e vamos decidir na quarta-feira, se vai ou não ser convocada nova eleição no PT do Maranhão", contou o secretário de Mobilização do PT, Jorge Coelho. "Raupp não conhece os trâmites do PT e quer criar a política do fato consumado."

Sarney põe o Maranhão como prioridade na lista de negociações com o PT e Lula pressiona o partido para fechar o acordo, apoiando o candidato do PMDB à sucessão da governadora Roseana Sarney. O recado será transmitido novamente hoje por Lula, em reunião com Falcão e com os presidentes eleitos do PT nos Estados, com o objetivo de traçar uma estratégia para conquistar aliados na campanha de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário