Obra foi escrita pela repórter especial do JC Fabiana Moraes a partir do GT de
Racismo do ministério público
Publicado em 09/12/2013, às 05h28
Do JC Online

Fabiana Moraes foi convidada a escrever sobre o racismo institucional pelo grupo de trabalho do MPPE
Arquivo JC Imagem
Um das facetas mais cruéis do racismo é quando ele, sem mostrar explicitamente, se torna uma operação constante e cotidiana de uma instituição – seja ela privada ou pública. O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) realiza segunda (9/12), das 14h às 20h, na Blue Angels, a Semana do MPPE, com participação do governador Eduardo Campos e da pesquisadora Susan Andrew. Uma das atrações do evento é o livro No País do racismo institucional (176 páginas), escrito pela repórter especial deste JCFabiana Moraes e fruto do trabalho do Grupo de Trabalho de Racismo do MPPE.
“O convite do GT Racismo surgiu pelo trabalho em matérias sobre o tema, como o especial Nabucos em pretos e brancos”, conta Fabiana Moraes. O projeto foi uma boa oportunidade para tratar de um tema pouco discutido no Brasil, o racismo institucional, presente no cotidiano de um País que ainda gostar de ostentar a frágil ilusão de que é uma democracia racial.
A obra é a primeira exclusivamente sobre o tema no Brasil. “Quase não há nada escrito só sobre o tema, precisei pesquisar em vários artigos e e dados recentes para compor o livro”, comenta Fabiana. Além de traçar um panorama da naturalização do racismo, No País do racismo institucional mostra como o racismo se dá em diversas áreas: dentro do Estado, na educação, na saúde, nos territórios quilombolas.
Que maravilha!! Axé.
ResponderExcluir