Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

URBANISMO Pressão por shopping popular

Em audiência pública na Câmara, ambulantes sugeriram espaços populares na Conde da Boa Vista e 

Rua do Hospício

Publicado em 10/12/2013, às 05h38

Do JC Online

Camelôs do Recife cobraram da prefeitura a construção de shoppings populares descentralizados, para ordenar o comércio informal da cidade. Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na manhã de ontem, os ambulantes sugeriram áreas na Rua do Hospício (terreno vazio no trecho do Teatro do Parque) e na Avenida Conde da Boa Vista (antigo Colégio Marista), no Centro.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci), Severino Souto Alves, propôs, ainda, fazer uma conexão interna entre os dois shoppings. Os imóveis se comunicam, pelo quintal. Mas, a prefeitura adianta que há projeto para um empreendimento comercial no terreno do antigo Colégio Marista, que vai gerar 3 mil empregos.

Representante da Prefeitura do Recife na audiência, o diretor de Comércio Informal da Coordenadoria de Serviços Urbanos (Csurb), Paulo da Mata, disse que é intenção da município fazer shoppings populares no Centro e nos bairros com vocação para o comércio. Ele citou, como exemplo, desapropriações de terrenos no Centro, em Água Fria e em Afogados.

De acordo com ele, um imóvel do Centro, na Rua Sete de Setembro, foi desapropriado. "Estamos mapeando o percurso e elaborando uma pesquisa para identificar a origem e o destino das pessoas que circula na via." Para tranquilizar os camelôs, Da Mata acrescenta que a futura estação do transporte rápido por ônibus (BRT) na Rua do Riachuelo é um atrativo de clientes e ficará próxima do shopping.

O terreno de Afogados, na Zona Oeste, fica próximo do Mercado Público. Não foi desapropriado porque o município ainda não recebeu, da Justiça, o título de posse definitivo. "A obra está licitada, só falta o título para começar o serviço", informa. O local escolhido em Água Fria, na Zona Norte, receberá feirantes e ambulantes. O projeto executivo está pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário